Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 08 de Dezembro de 2019 às 22:31

Seu Jorge


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Sempre trajando terno e gravata com direito a um medalhão no peito, camisa branca impecável, o gráfico Jorge Oliveira, 66 anos, já faz parte do cenário do Centro Histórico. Começou trabalhando em uma agência de propaganda, a SGB, que tinha como diretor regional o saudoso Ernani Behs. De lá para cá, Jorge enveredou por atividades paralelas, e sempre nos trinques. Poderia se candidatar a vereador. Teria chance. 
Sempre trajando terno e gravata com direito a um medalhão no peito, camisa branca impecável, o gráfico Jorge Oliveira, 66 anos, já faz parte do cenário do Centro Histórico. Começou trabalhando em uma agência de propaganda, a SGB, que tinha como diretor regional o saudoso Ernani Behs. De lá para cá, Jorge enveredou por atividades paralelas, e sempre nos trinques. Poderia se candidatar a vereador. Teria chance. 

Made in São Paulo

Modismo trazido para o Rio Grande do Sul da Itália e depois de São Paulo, o panetone tem tanto a ver com o Natal gaúcho quanto um esquimó com o deserto do Saara. Poderíamos substituir pela nossa cuca, mas cuca não é fashion. Gostamos de perfumarias importadas.

Atração pelo digital

Portabilidade por portabilidade, a CNH impressa dá de goleada na digital. A impressa pesa uma ou duas gramas, sua espessura é de poucos milímetros, enquanto o celular no qual a digital está tem 1 cm de largura ou mais e pesa mais de 100 gramas.

Muleta de viaduto


LINEU ZAGO/DIVULGAÇÃO/JC
O viaduto que liga a Júlio de Castilhos à Castelo Branco tem essa estranha muleta horizontal. E é muleta mesmo. Há problemas estruturais na obra, detectadas no tempo do prefeito José Fortunati. Uma obra emergencial na parte de baixo do viaduto para reforçar a estrutura foi realizada para não dar chance ao azar e está lá até hoje.
 

Faltou carvão no....

A Câmara dos Deputados queria, mas não levou a volta da propaganda eleitoral partidária obrigatória, porque o Senado manteve o veto do presidente Jair Bolsonaro. O uso do fundo partidário para pagamento das multas eleitorais também foi barrado.

... trenzinho da alegria

A volta da propaganda política custaria R$ 400 milhões ao contribuinte em 2020. Suas excelências são especialistas em barretada com chapéu alheio. O detalhe é que a propaganda política na TV é cobrada pelo preço de tabela, assim como antigamente as passagens de avião dos parlamentares eram custeadas pelo valor da tarifa cheia.

Festival dos Jardins

É o tema do Festival da Cultura Japonesa, que será realizado dia 14 de dezembro, sábado, das 10h às 17h, na Rua Coberta de Nova Petrópolis. Artes marciais, gastronomia, dobradura em papel, caligrafia, pintura, arte de dar forma com bambu, massagem, arranjos florais, cultivo de miniplantas em vasos e muitas outras formas de expressão cultural nipônica serão compartilhadas durante o festival. E com comida japonesa.
 

Retrato de um país selvagem I

Como se fosse previamente combinado, de repente, todas as operações gastronômicas, especialmente nas lancherias e cafeterias, resolveram subir o preço dos produtos. Desde o expresso passando pelo humilde farroupilha, pelo xis e pela torrada. E não é um aumentozinho, não. É na faixa dos 20% a 30%. Pelo menos metade dos percentuais é ganância. Nos serviços, a alta é até maior, porque você não tem referência, nem sabe se a peça do refrigerador ou da máquina de lavar roupa foi mesmo trocada por uma nova, e não apenas improvisada. 

Retrato de um país selvagem II

E como desgraça pouca é bobagem, em janeiro teremos a cacetada do novo IPTU (em Porto Alegre) e o aumento das passagens de ônibus. Puxada pelo preço da carne, a inflação de novembro cravou 0,51%. Então, vem o calvário dos que não têm poder de barganha para, ao menos, conseguir reajuste salarial corrigido pela inflação. Como a renda é muito baixa, vai ser achatada ainda mais. Sem renda, sem compras, porque, no popular, está todo mundo mais pelado que frango escaldado. Aí, o comércio se queixa que as vendas não reagem. Muito triste tudo isso.

Velocidade máxima

Apesar de estar com negociações adiantadas com Canela, o empresário Luciano Hang diz que abrirá uma Havan em Gramado nos próximos meses, como informa o jornalista Miron Neto. "Ganho o alvará e, em três meses, inauguro", falou Hang. 

Tempo de tragédias

É tempo de Natal, é tempo das mortes múltiplas nas ruas e nas rodovias. Quase sempre os acidentes acontecem à noite e de madrugada, após o fim de uma festa. Bebida e direção são coisa braba.

Miúdas

TODOS os anos, as entidades empresariais se conversam para não marcar almoços de confraternização e balanço nos mesmos dias.
POIS pararam de conversar. Só nesta semana há, pelo menos, duas na mesma data e hora. Precisa ter o dom da ubiquidade.
JORNALISTA Guilherme Baumhardt, ex-Band, foi contratado pela Rádio Guaíba.
TABELIONATOS de Protesto estão autorizados a procederem os apontamentos de títulos sem que haja necessidade de antecipação dos emolumentos.
QUANDO terminará a obra da prefeitura na Plínio Brasil Milano, proximidades do Carrefour? Ou é obra da Copa?
DNIT tem um serviço louvável. Cada vez que faz uma obra nas rodovias federais que afeta os motoristas, envia um e-mail para a imprensa.
NA política, quem se volta muito para o passado não tem projeto para o futuro.