Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 25 de Novembro de 2019 às 21:13

Tardes fagueiras


Fotos FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Enquanto as torcidas se esguelavam com os três jogos importantes para a dupla Grenal, um dos melhores recantos bucólicos da Capital servia de palco para conversas sossegadas com direito a cafés especiais e normais, sorvetes e doces nas inúmeras cafeterias do bairro Moinhos de Vento. Entre eles, o Chocólatras, na simpática Dinarte Ribeiro, a rua que a Padre Chagas já foi.
Enquanto as torcidas se esguelavam com os três jogos importantes para a dupla Grenal, um dos melhores recantos bucólicos da Capital servia de palco para conversas sossegadas com direito a cafés especiais e normais, sorvetes e doces nas inúmeras cafeterias do bairro Moinhos de Vento. Entre eles, o Chocólatras, na simpática Dinarte Ribeiro, a rua que a Padre Chagas já foi.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/11/25/206x137/1_pg3_cafeteria_piccolino___fernando_albrecht-8911554.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5ddc4c9b684d2', 'cd_midia':8911554, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/11/25/pg3_cafeteria_piccolino___fernando_albrecht-8911554.jpg', 'ds_midia': 'pg3 Cafeteria Piccolino - fernando albrecht', 'ds_midia_credi': 'FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': 'pg3 Cafeteria Piccolino - fernando albrecht', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '450', 'align': 'Left'}
Não longe dali, na Félix da Cunha, imediações do Shopping Moinhos, está outra cafeteria que é point, principalmente nos fins de semana. É o Piccolino, que também tem bons comestíveis e líquidos quentes, frios e gelados interessantes. O detalhe é que sempre o vento passeia entre as mesas, o que torna o espaço especial nos dias quentes.

Doria na pedra

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que pretende alçar voo mais alto para aterrissar no Palácio do Planalto em 2022, conhece bem os destinos turísticos do Brasil, posto que foi presidente da Embratur. Nas suas perambuladas na Serra, ganhou até uma placa em Gramado, isso em 1988.

Foguetes ao alto

Depois de longo e tenebroso inferno - ops, inverno! -, foi liberado parcialmente o trânsito na rua Riachuelo esquina Marechal Floriano, que estava trancado por causa das reformas na Casa Azul. Segundo o proprietário do imóvel, a casa nunca foi azul. A Casa Azul fica ou ficava na Alberto Bins com a Coronel Vicente. Seja como for, aleluia. Parecia até obra da Copa, de tão demorada.

Na mesma arena...

Não é novidade que o presidente Jair Bolsonaro foi e é simpático ao regime militar de 1964, então não deve ser coincidência o fato de o nome do partido que criou ser Aliança. O partido que dava sustentação ao regime militar chamava-se Aliança Renovadora Nacional, Arena, criado em 1965 após a extinção das siglas históricas.

...e a mesma estatal

A oposição ao regime em todo o leque centro-esquerda uniu-se e então foi criado o MDB (Movimento Democrático Brasileiro). A parte engraçada da história é que chegou a se pensar na sigla modebras, mas, como lembrava as estatais criadas a rodo, a Justiça Eleitoral vetou a ideia. A ironia é que o MDB foi e ainda é "estatal".

Embates passados...

A eleição de 2018 para a presidência da República ainda não terminou, continua latente e vai influir significativamente na eleição para prefeitos em 2020. É a opinião de Domício Torres, ex-Ibope, que agora toca o IRP (Instituto Reality de Pesquisas). "O estilo político-partidário brasileiro normalmente é repetitivo: pelas suas proximidades, uma eleição tem reflexos diretos na próxima, independentemente dos cargos a serem preenchidos", afirma.

...presentes e futuros

Mas o momento atual, afirma Torres, "é inédito, peculiar, criando uma atmosfera que transcende aos partidos, haja vista que os embates hoje envolvem, com intensidades jamais vistas, fobias, racismos, intolerâncias, religiões, além das várias reformas que inevitavelmente atingirão universos distintos, com reflexos locais. E, importante, seguem, com intensidade cada vez maior, os embates esquerda-direita".

O poema das mãos

No Brasil, há mais de 1 milhão de salões de beleza, nos quais os atendimentos de manicure só perdem para os de cabeleireiro. Pesquisa do Euromonitor mostra também que, em novembro e dezembro, faltam profissionais para atender à demanda. O Brasil é o segundo maior mercado de esmaltes do mundo.

Miúdas

  • SÓ Deus e o Copom sabem, mas os maiores bancos acreditam que a taxa Selic não vai cair para menos que 4,5% até 2020.
  • PARECE que a adesão à Black Friday é geral, então as assessorias poderiam informar quem não aderiu ao evento.
  • QUANDO é que alguma entidade empresarial vai lançar palestras sobre cases de fracasso? Seria bom saber por que deram errado.
  • MAIS um neologismo advindo da internet: feiques. Já está sendo utilizado por aí.
  • EPTC precisa criar uma segunda faixa além dos ônibus. Lotações vão e voltam sem o mínimo pudor, costurando as faixas.
  • GREMISTAS radicais quase sempre são vegetarianos. Detestam carne vermelha.

Finais

EMBALAGENS da linha de chás "Momentos", do Lifar, da Sanitas, desenvolvidas pela UP Design, foram premiadas no Brasil Design Award. IMÓVEIS Crédito Real e Claro lançam parceria que disponibiliza serviços e atendimento personalizado para locatários. FILÓSOFO e escritor Sérgio Canarim lança, dia 11/19h/Garibaldi, 1.187, Esquizo Iluminado: manual poético de meditação.