Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 06 de Novembro de 2019 às 21:49

A fenda


ALEXANDRE GARCIA MARTINS/DIVULGAÇÃO/JC
A população já se acostumou com os contêineres - lembram quando tocavam fogo neles? -, mas os contêineres não se acostumaram com a população. Esse exemplar, colocado na rua Barros Cassal, 190, é um atentado ao bom senso e à mobilidade. Para começar, como é que um cadeirante passaria pelo espaço mais estreito que sanga no verão? Voando?
A população já se acostumou com os contêineres - lembram quando tocavam fogo neles? -, mas os contêineres não se acostumaram com a população. Esse exemplar, colocado na rua Barros Cassal, 190, é um atentado ao bom senso e à mobilidade. Para começar, como é que um cadeirante passaria pelo espaço mais estreito que sanga no verão? Voando?
 

Trinca de damas I

O Tá na Mesa de ontem, da Federasul, reuniu três mulheres bem-sucedidas em suas áreas. Maria de Lourdes Anselmi (à esquerda, na foto abaixo), da malharia de mesmo nome, de Farroupilha, contou que saiu da colônia e estudou já adulta. "Tudo que tenho é porque sou curiosa" e "vamos deixar de ser moscas para ser abelhas". Liana Bazanela (ao centro), presidente da Associação Riograndense de Propaganda, focou a nova cultura na relação agência-cliente. Em vez de meios de comunicação de massa, ela prefere "massa dos meios de comunicação".

Trinca de damas II


ROSI BONINSEGNA/DIVULGAÇÃO/JC
Já a presidente da Carris, Helen Machado (à direita), é um caso à parte. Tirar uma empresa pública da ineficiência e passar do vermelho para um balanço azul é uma senhora façanha. Helen é uma executiva do mercado, não indicação política, que, aliás, explica os sucessivos prejuízos anteriores com gestores "nada a ver". Ela contou que sentiu o tamanho da bronca com funcionários cujo único objetivo na vida era se aposentar. Enfim, ela é A CARA. E seja quem for o novo prefeito, entrará errando se a tirar do cargo e errará em dobro se colocar um político.
 

Alto risco

O pouco caso que petroleiras internacionais demonstraram no leilão do pré-sal pode ter causa mais profundas. Há vários fatores envolvidos, como o alto custo de exploração, o risco de não achar nada ou pouco, o veloz avanço das energias alternativas, a diminuição do uso de motores de combustão interna. Petróleo é um negócio a longo prazo, e o mundo está mudando a curto prazo.

Por falar em mudanças...

...vem ao caso o que falou o presidente da Opep quando do primeiro choque do petróleo, em 1973. O xeique Yamani desdenhou os protestos do mundo automotivo dizendo que o mundo ainda aplaudiria a Opep, porque o alto preço dos combustíveis forçaria pesquisas por energias alternativas. "Mas não se enganem. A última gota do petróleo não será usada no automóvel, será usado na petroquímica."

Banquete de mendigos

Desde que começou a onda de emancipação dos municípios, sabia-se que muita bananeira não daria cacho, como não só não deu como derrubou a bananeira. Economistas como o gaúcho Roque Klering diziam que a multiplicação de pequenos municípios evitaria o êxodo para a cidade grande. Se assim foi, por outro lado, a maioria dos emancipados não tinha as mínimas condições de sobrevivência. Voltar ao município-mãe pode ser apenas um banquete de mendigos.

O fim da boca livre

Nestes tempos bicudos em que até jacaré nada de costas para não ser comida de piranha, os políticos fazem das tripas coração para vender seu peixe. O deputado Sebastião Melo promove, neste sábado, um churrasco e bate-papo sobre seu mandato, mostrando e ouvindo. Só que cada um leva sua carne para compartilhar, sistema chamado "encosta-carne". Isso, sim, que é assado comunitário.

Titulo Os imperdoáveis nota capitulada

Por melhor que seja um conjunto de medidas para melhorar a economia, tudo esbarra no Congresso. No choque, ficam mais cacos que coisas inteiras. É o que vai acontecer com o pacote do Guedes. Suas excelências são peritas em destruir o que é bom e multiplicar o que não presta.

Miúdas

  • ALGUNS postos de combustíveis estão oferecendo serviço de tele-entrega de gasolina em pequenos recipientes. Prático, mas perigoso.
  • UMA das mais conhecidas Leis de Murphy diz que nada está tão ruim que não possa piorar. O Inter é o exemplo perfeito.
  • NUNCA, na história do clube, um presidente como Marcelo Medeiros herdou tamanha soma de pepinos.
  • BANCO Central prepara pacote para baixar os juros do cheque especial. Bom, agora, sim, estão falando nossa língua.
  • NOS tempos do carburador, era o motor e sua regulagem que mostravam defeito já na saída da fábrica.
  • HOJE, motor praticamente não dá galho. Em compensação, a parte elétrica/eletrônica é um festival de erros. Muita luzinha.
  • REFLEXÕES de um ET: Não entendo os terráqueos: gastam um monte de dinheiro para comprar calças rasgadas.