Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sábado, 25 de julho de 2020.
Dia do Escritor. Dia do Motorista .

Jornal do Comércio

Porto Alegre,
sábado, 25 de julho de 2020.
Notícia da edição impressa de 29/10/2019.
Alterada em 28/10 às 21h18min

Feliz aniversário

LAGHETTO/DIVULGAÇÃO/JC
Um evento para mais de 650 pessoas, entre jornalistas, influenciadores, amigos, colaboradores, investidores e autoridades. Assim foi a festa de 30 anos da Rede Laghetto Hotéis, que aconteceu neste fim de semana no Parque Olivas, em Gramado, no local em que a cidade nasceu, a Linha Nova, a 15 quilômetros da cidade. Fundada em 1989, a rede é fruto das economias de dois corretores de imóveis e um professor universitário. Plínio Ghisleni, José Paulo Ghisleni e Ronald Spieker ergueram o primeiro hotel no lago Joaquina Rita Bier.
Um evento para mais de 650 pessoas, entre jornalistas, influenciadores, amigos, colaboradores, investidores e autoridades. Assim foi a festa de 30 anos da Rede Laghetto Hotéis, que aconteceu neste fim de semana no Parque Olivas, em Gramado, no local em que a cidade nasceu, a Linha Nova, a 15 quilômetros da cidade. Fundada em 1989, a rede é fruto das economias de dois corretores de imóveis e um professor universitário. Plínio Ghisleni, José Paulo Ghisleni e Ronald Spieker ergueram o primeiro hotel no lago Joaquina Rita Bier.
 

Justa homenagem

pg3 Deputados Jerônimo Goergene Frederico Antunes, Simone Leite - cristiano guerra

CRISTIANO GUERRA/DIVULGAÇÃO/JC
A Federasul acaba de comemorar 92 gloriosos anos de existência. Durante o Congresso da entidade, realizado no fim de semana, a presidente Simone Leite homenageou o deputado federal Jerônimo Goergen e o estadual Frederico Antunes, ambos do PP. Esse último, pelo trabalho que vem realizando como líder do governo Eduardo Leite na Assembleia, e Goergen, por sua atuação no Congresso para a aprovação da nova Lei de Liberdade Econômica.
 

Princípio do insucesso

Como é que se calcula a viabilidade de um empreendimento cuja margem é historicamente baixa foi o tema de uma conversa entre empresários no fim de semana. Eles nunca falam em impostos, e sim em "governo", todos os três níveis. Pois, para começar qualquer conversa, tem que levar em conta que o governo leva 40%, aproximadamente. A pergunta seguinte é: como posso empreender se já se sai com esse quadro na largada?

Como a maionese desandou

Entre todas as razões para o Estado ter chegado onde chegou, merece destaque a incorporação das gratificações (FG) ao longo de décadas. Mesmo depois de ser considerado ilegal, a perversidade para com o contribuinte continua. Vencimentos de funcionários públicos comuns - especialmente nas cedências - passaram de um ganho apenas razoável para um monumento do ganhar bem.

Por falar em gratificações...

...uma das razões invocadas para a permanência dessas gratificações é um parecer, ou pareceres. Devemos ser o único lugar do mundo onde um parecer tem mais força que uma emenda constitucional.

Como é que é?

Pesquisa Ipsos feita a pedido do Nubank mostra que os brasileiros ainda enfrentam agências bancárias com suas filas e portas-giratórias para realizar tarefas que facilmente poderiam ser solucionadas sem burocracia pela internet ou pelo telefone. Pode ser, mas, por favor, tirem o "facilmente". Na maioria das vezes, os telefones não atendem, o site não é amigável e a burocracia, sufocante.

Dever de casa

O Rio Grande do Sul está em segundo lugar no ranking nacional de casos de sífilis, alerta a Secretaria de Saúde, e a tendência é de crescimento. Em 2017, a taxa no Estado era de 113,8 por 100 mil habitantes, muito acima da nacional, que está em 58 por 100 mil habitantes. Tal como a Aids e outras doenças, será que temos mesmo mais casos ou são os outros estados em que as notificações são falhas? Nos anos 1970, já se admitia que a resposta certa é a segunda.

Uma Carta confusa

A Constituição brasileira é a única que, ao se fazer um longo curso para decifrá-la, se sai com mais dúvidas do que se entrou. Existe um provérbio antigo que diz "em cada cabeça uma sentença". Pois é bem o caso da nossa. Somos imbatíveis em criar leis imperfeitas.

Miúdas

  • CRISTINA Kirchner será a presidente de fato da Argentina. O casal Kirchner afundou o nobre país, e, agora, o populismo está de volta. 
  • PELO que a imprensa dizia, a viúva de Néstor ganharia de goleada. Negativo. Apertados 47% a 45%. Falhou? 
  • UMA semana sem sol e nada da prefeitura tapar os buracos da cidade. Agora, teremos um período chuvoso. Resultado: buraco ao cubo. 
  • DESCULPA é samba de uma nota só, culpa das administrações anteriores. Se é assim, culpem também os quase quatro anos da atual. 
  • SOBRE nota a respeito de queixas contra ciclistas, leitor comenta que pedestres caminham e correm nas ciclovias. 
  • É UM grande erro pensar que se pode fabricar virtude através de leis. (Lord Bolingbroke, filósofo político inglês).

Finais

  • BANRISUL disponibiliza maquininhas da Vero para expositores da Feira do Livro com Wi-Fi gratuito.
  • TALKSHOW Mitos e Verdades - Outubro Rosa, organizado pela Oncclínicas, será dia 31/19h/Tobias da Silva, 120.
  • ALUNOS das instituições de ensino de Nova Petrópolis conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
  • IMUNOCLIN inaugura amanhã, às 17h, nova unidade na Nilo Peçanha, 3.361.
Comentários CORRIGIR TEXTO
Fernando Albrecht
Fernando Albrecht
Informações exclusivas em notas curtas, objetivas e bem-humoradas. Bastidores da política, observações econômicas, causos do cotidiano e um olhar diferenciado sobre a vida urbana estão na coluna Começo de Conversa.