Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 03 de Outubro de 2019 às 21:18

Festa para o Bará


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Entre tantas promoções pelos 150 anos do Mercado Público de Porto Alegre, não podia faltar a lembrança do Bará, que estaria sepultado bem no centro do prédio. As religiões de matriz africana creditam a este orixá o fato de o Mercado não ter sido destruído nos sucessivos incêndios ao longo da sua história. Uma visita ao local em outros dias é um dos três pontos do chamado Cumprimento de Obrigação - Igreja do Rosário, Mercado e Guaíba.
Entre tantas promoções pelos 150 anos do Mercado Público de Porto Alegre, não podia faltar a lembrança do Bará, que estaria sepultado bem no centro do prédio. As religiões de matriz africana creditam a este orixá o fato de o Mercado não ter sido destruído nos sucessivos incêndios ao longo da sua história. Uma visita ao local em outros dias é um dos três pontos do chamado Cumprimento de Obrigação - Igreja do Rosário, Mercado e Guaíba.

Sanduíche de pão

A reforma da Previdência é como o sanduíche aberto que muitas casas ditas do ramo oferecem aos clientes. Primeiro tiraram a cenoura em conserva do topo; depois, o ovo de codorna; em seguida, sumiram com o pepino e o queijo; e, por último, chegará a vez do presunto ou do salamito. Então só sobrará o pão.

Planta e conserva

Uma área de 97 hectares localizada no município de Pantano Grande tem um significado importante para a CMPC. Representa o primeiro cultivo feito sob responsabilidade da empresa, que coincide com a celebração de 10 anos de sua chegada no Brasil. Detalhe importante: a empresa mantém 42% das florestas conservadas, "preservando 136 mil hectares de vegetação nativa", afirma Mauricio Harger, diretor-geral da CMPC no Brasil.

Superação

O deputado federal gaúcho Márcio Biolchi (MDB), 42 anos, ficou em sétimo lugar na prova de Ironman do México. Foram quase cinco horas e 21 quilômetros correndo, 90 quilômetros pedalando e 1,9 mil metros nadando. E mais: sensação térmica de 39°C. Ele chegou, literalmente, a seu limite: foi parar no hospital para reidratação.

E a gataria?

A propósito da castração de cachorros, leitor diz que esquecemos dos gatos. "Em alguns condomínios residenciais, já viraram praga de difícil controle. Muitos já selvagens, que caçam pássaros e espalham fezes em praças. Diferentemente de cachorros, não há como prendê-los." Na realidade, temos pragas paralelas, como animais exóticos abandonados pelos donos que, não raro, abalam o ecossistema.

Por falar em pets...

...é tanto o fascínio e o desejo de ter um animal de estimação em casa que a população de cães e gatos já deve ultrapassar o número de brasileiros. São 140 milhões no Brasil, mercado que movimentou R$ 800 bilhões em 2018. É até divertido imaginar que, como nascem cada vez menos filhos por casal, em caso de um novo dilúvio, a Arca de Noé vai ter humanos, e não animais como passageiros.

Historinha de sexta

Nos anos 1970, ficou famoso um prefeito da Metade Sul do Estado que não tinha lá muita intimidade com a Última Flor do Lácio. Para começar, botava "S" com muita economia. Além disso, pronunciava nomes de autoridades de forma muito pessoal. O então presidente Emílio Garrastazu Médici, por exemplo, era por ele chamado de Garrastazuil Médici. Quando o assunto era o Congresso Nacional, sempre fazia um nariz de cera começando com a expressão "culminâncias do Congresso". E definiu assim sua filosofia política.
Não tive padrinho político, portanto não terei afilhado político!
Certa vez, num comício, o distinto subiu no palanque, pegou o microfone e começou relatando um encontro com o governador.
Onte...
Postada na primeira fila, sua mulher agitou freneticamente o dedo desenhando um xis no ar. Marido dedicado e obediente à perpétua até para evitar retaliações em casa, ele captou o recado e corrigiu a fala antes de engatar a segunda.
Ontonte...
A oposição achou que era caso de impitchiman.

Miúdas

  • É DE se esperar que a Lei da Liberdade Econômica dê uma boa turbinada em novos negócios. O PIB está cansado da sua fraqueza.
  • PORTAL Terra Investimentos: ambiente político tende a sustentar alguma cautela. Alguma? Com o Congresso e o STF deveria ser muita cautela.
  • NÃO adianta reclamar do Congresso Nacional. O Congresso somos nós. Vamos nos xingar na frente do espelho.
  • DEPOIS do Peru, agora é o Equador que está tumultuado. Causa: fim do subsídio para a gasolina.
  • POR algum motivo, todos querem combustível de graça. No máximo, um preço simbólico. Não existe motor grátis.
  • DEPOIS de cada Black Friday sempre vem o Serasa Monday.

Finais

  • NOVA diretoria do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil (Sinpol-RS) tomou posse. Mario Flanir Martins é o novo presidente.
  • INSTITUTO de Estudos Tributários do RS promove, dias 27 e 28 de novembro, a 23ª edição do Simpósio de Direito Tributário, que também contará com o 4º Simpósio Internacional do Instituto. Info: site iet.org.br/.
  • EXECUTIVOS da indústria da aviação estarão reunidos no Alta Airline Leaders Forum, dias 27 e 29, em Brasília. A organização do evento tem o gaúcho Luis Felipe de Oliveira no comando.