Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 27 de setembro de 2019.
Dia Mundial do Turismo.

Jornal do Comércio

Notícia da edição impressa de 27/09/2019.
Alterada em 26/09 às 21h35min
COMENTAR | CORRIGIR

De volta ao passado

ACERVO GSV/DIVULGAÇÃO/JC
O da esquerda é o arquiteto e urbanista Jorge Guilherme Francisconi; o da direita, o ex-prefeito de Porto Alegre Guilherme Socias Villela, que o descreveu como "uma fábrica de ideias". Como esquecemos nossa história de cinco em cinco anos, recorde-se que Francisconi foi guru de Villela quando da criação dos corredores de ônibus, a preservação do Mercado Público - a Borges de Medeiros cortaria parte dele, por isso a "curva" na altura da Lebes. Ambos são amigos até hoje e têm uma qualidade que está virando fumaça: a lealdade.
O da esquerda é o arquiteto e urbanista Jorge Guilherme Francisconi; o da direita, o ex-prefeito de Porto Alegre Guilherme Socias Villela, que o descreveu como "uma fábrica de ideias". Como esquecemos nossa história de cinco em cinco anos, recorde-se que Francisconi foi guru de Villela quando da criação dos corredores de ônibus, a preservação do Mercado Público - a Borges de Medeiros cortaria parte dele, por isso a "curva" na altura da Lebes. Ambos são amigos até hoje e têm uma qualidade que está virando fumaça: a lealdade.
 

Historinha de sexta

O depósito de uma multinacional alemã de alimentos estava sendo devastado pelos ratos. Nenhuma armadilha, nenhum veneno, nenhum gato de elite dava cabo da praga. O presidente da filial brasileira contratou gatos de uma milícia da favela, mas não adiantou. Exigiam e recebiam propina. Cobrado pela matriz, o executivo encomendou um gato alemão da mais fina estirpe. Veio na primeira classe de um 747 da Lufthansa.

Seguinte, herr Katze. Você tem uma noite e a madrugada para matar esse ratão-chefe. Se, ao raiar do sol, ele não estiver morto, você vira pandeiro na Rocinha.

O gato assentiu gravemente. Segundos depois, estava no enorme depósito. Levou um baile da gatalhada, orientado pelo esperto chefe da colônia. O caçador sabia que, uma vez morto o líder, liquidava a fatura. Assim, conseguiu isolar o chefão num canto, que se homiziou entrando naqueles buraquinhos de desenho animado. Dali, não saiu. E o gato alemão miava, enfurecido. Dez horas, meia-noite, cinco da madrugada, sol quase apontando, e o impasse continuava.

Mas ninguém chega a gato alemão sendo burro. Pensou: cachorro não gosta de gato que não gosta de cachorro. Então parou de miar e começou a latir. Certo que a inesperada entrada de um cão havia espantado o alemão. Saiu da toca e foi imediatamente devorado.

Moral da história: se você trabalha em multinacional e não fala duas línguas, está ferrado.

Êta nóis!

O Brasil é um dos únicos países que tem quatro poderes institucionais: o Executivo, o Judiciário, o Legislativo e o Supremo Tribunal Federal. O criador da separação entre poderes, o Barão de Montesquieu, deve estar dando voltas no túmulo ao saber que o Legislativo brasileiro está de cócoras pedindo penico para o STF.

Visita guiada em alemão

Um passeio de bicicleta guiado, neste sábado, do Centro Histórico até a Fundação Iberê Camargo, e uma caminhada revelando as belezas da arquitetura de Porto Alegre na manhã de domingo. Até aí, dois programas normais. O diferente é que os guias vão explicar tudo em alemão. As atividades gratuitas integram a Semana das Línguas Europeias. É necessário se inscrever antes, pelo e-mail cursos-portoalegre@goethe.de.

Prata da casa

Uma das maiores autoridades sobre câncer de mama, a gaúcha Maira Caleffi, chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento e presidente da Femama, apresentou sua experiência em Porto Alegre em um painel da 74ª Conferência Geral da ONU, em Nova Iorque. Ao lado de outros líderes mundiais da saúde, ela falou sobre como governos devem priorizar o diagnóstico e o tratamento da doença.

China em debate

A 4all promove, na próxima terça-feira, o The Fourth, que tem como tema "Por que, em termos de tecnologia e inovação, a China está cinco anos à frente do resto do planeta?". O evento ocorre às 19h no auditório Hewlett Packard da Tecnopuc.

Sete anos de sucesso

O Hospital Independência de Porto Alegre, 100% SUS, que integra a rede de saúde Divina Providência, completa hoje sete anos sob a gestão das Irmãs da Divina Providência, com gestão compartilhada com a prefeitura.

Miúdas

  • CRIAÇÃO de mais de 121 mil vagas em agosto foi qualificada de "surpreendente". Surpreendente é uma sequência lógica não detectada a tempo.
  • O QUE vai chegar primeiro: o impeachment do presidente Donald Trump ou sua reeleição?
  • O QUE mais se vê nas ruas é ciclista e motoboy do iFood fazendo tudo que não se deve no trânsito de Porto Alegre.
  • DE FATO, é duro viver em um país onde só se sabe falar em linguagem direita e esquerda.

Finais

  • CÍRCULO Psicanalítico do RS traz nesta sexta-feira, a partir das 10h/Plaza São Rafael, o psicanalista Luís Claudio Figueiredo para a Jornada de Estudos Angústia e Agonia.
  • MAL de Parkinson será tema de evento internacional de 24 a 26 de outubro/Teatro da Amrigs. Informações: www.ccmew.com/parkinson2019/.
  • ENCONTRO da Família Oltramari seria dia 12 de outubro na Igreja N. S. da Pompéia, em Porto Alegre. Informações pelo Whats: (51) 99992-7595.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia