Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 05 de Setembro de 2019 às 21:17

O novo dono do Comendador...


MARCO QUINTANA/JC
O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RS) comprou um dos prédios que foi da antiga Mesbla Veículos. No edifício da rua Comendador Manoel Pereira funciona uma agência do banco Itaú. O CIEE usará o local, no Centro Histórico de Porto Alegre, para a formação de jovens em projetos sociais como o Reintegrar. Ainda não há data para a abertura do local, embora as obras já tenham se iniciado. Confira na matéria do repórter Mauro Belo Schneider.
O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RS) comprou um dos prédios que foi da antiga Mesbla Veículos. No edifício da rua Comendador Manoel Pereira funciona uma agência do banco Itaú. O CIEE usará o local, no Centro Histórico de Porto Alegre, para a formação de jovens em projetos sociais como o Reintegrar. Ainda não há data para a abertura do local, embora as obras já tenham se iniciado. Confira na matéria do repórter Mauro Belo Schneider.

...e a volta ao passado

A Mesbla (junção dos proprietários franceses Mestre et Blatgé) vendia automóveis Ford, lanchas e também representava a fábrica de aviões Cessna. No Centro Histórico, o prédio - que hoje é da Riachuelo - sediava a loja de departamentos Mesbla, tempo em que a área central de Porto Alegre fervilhava de gente e emoções, principalmente para quem vinha do Interior, mariposas capturadas pelas luzes da cidade grande.

A fruta que todos gostam

Bom Princípio celebra a 18ª Festa Nacional do Moranguinho desta sexta-feira até o dia 22. O município do Vale do Caí tornou-se conhecido exatamente pela fruta e por doces em que ela marca presença com acidez e doçura. Assim como outros municípios da região, o foco em frutas (e flores) se mostrou atividade lucrativa com tecnologia de estufas. Efeito colateral importante: contribui para manter as novas gerações no campo.

O problema é o populismo

Durante o Papo Amigo da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) afirmou que o populismo foi o grande mal que afetou a estrutura brasileira. "Não me refiro à esquerda, mas ao populismo de todas as áreas. O populismo faz muito mal à gestão pública", diz.

Por falar em populismo...

...não só o Brasil sofreu suas consequências. A América Latina foi uma lavoura de políticos que prometiam a felicidade e, depois, se transformavam em guizos falsos da alegria, até chegar à dolorosa fatura.

Corretor de áudio

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) deveria ter um. Com frequência, ele ajuda a oposição como biruta ao vento. Nesta quinta-feira, ele se declarou a favor do teto de gastos públicos, sendo que, no dia anterior, se disse contra.

Eleições dos hermanos

A Argentina elege presidente a cada quatro anos. O Uruguai escolhe o chefe da nação a cada cinco anos. Ou seja, a cada 20 anos, as eleições ocorrem na mesma época nos dois países vizinhos. E, por uma incrível coincidência, o primeiro turno será no domingo, 27 de outubro, tanto no Uruguai quanto na Argentina. Se tiver 2º turno, de novo, as duas nações votam no mesmo dia: 24 de novembro.

Historinha de sexta

Nos tempos em que a televisão ainda não tinha a mobilidade de hoje, o rádio marcava presença constante no que se passava nas ruas da cidade. E também fazia promoções para envolver a comunidade de preferência com patrocínios de empresas com foco na casa e na cozinha. Um deles era o "Feijão Alfredinho vai à sua casa", da Rádio Farroupilha - a marca existe até hoje.
O âncora era o radialista Rubens Pinto, que fazia as visitas que o nome do programa já esclarece, usando o vozeirão em altos decibéis como era costume. A emissora pertencia ao poderoso grupo Diários e Emissoras Associadas, e ostentava orgulhosa o prefixo PRH 2.
Numa dessas incursões a residências sorteadas, de manhã, a viatura da Farroupilha passou pela esquina da avendia Venâncio Aires com a Lima e Silva. Um grave acidente terminou com um pedestre morto, caído na rua. Pinto, então, narrou o acontecido com riqueza de dados e testemunhais. De tarde, Pinto passou pelo mesmo local e o falecido ainda estava caído de bruços na rua. Então, Rubens Pinto empostou a voz revestida de gravidade que a sofisticação exigia e contou o causo como o causo foi. E finalizou:
- E lá está o cadáver, imóvel.

Miúdas

  • ENQUETE do Sescon-SP revelou que 85% dos contribuintes apoiam a reforma tributária.
  • POR QUE será que os demais 15% não querem mexer na estrutura tributária atual?
  • AUMENTA o número de operações que fecham nos shoppings, uns mais que outros.
  • UMA mentira dá meia volta ao mundo antes que a verdade tenha tempo de vestir as calças. (Winston Churchill)

Finais

  • ADVOGADO e escritor Sérgio Augusto Pereira de Borja lança o livro Guerra das moedas e a partidocracia (Editora Muruci).
  • GLORINHA sedia o Glorinha in Fest de 8 a 10 de novembro. GNC Cinemas lança posicionamento Todas as Sensações do Cinema, assinado pela agência Global.