Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 24 de Julho de 2019 às 21:17

Saúde e paz


TAQUIGRAFIA CMPA/DIVULGAÇÃO/JC
Isso sim que é prestígio. No aniversário de 90 anos, o ex-vereador e ex-prefeito da Capital João Dib (PP) foi surpreendido com uma festinha organizada pelas taquígrafas no espaço "Saúde e paz" da Câmara de Vereadores. Era e ainda é o bordão de Dib quando se despede de alguém.
Isso sim que é prestígio. No aniversário de 90 anos, o ex-vereador e ex-prefeito da Capital João Dib (PP) foi surpreendido com uma festinha organizada pelas taquígrafas no espaço "Saúde e paz" da Câmara de Vereadores. Era e ainda é o bordão de Dib quando se despede de alguém.

Criadores de comida I


ELSON SEMPE PEDROSO/CMPA/JC
O De Volta ao Passado sai hoje excepcionalmente, em comemoração ao Dia do Colono (e motorista). Neste dia, em 1824, desembarcaram aqui os primeiros alemães. As novas gerações não têm ideia de quanto estes criadores de comida comeram o pão que o diabo amassou. Não só pela duríssima lida na roça, mas também pelo preconceito que sofreram ao longo do século XX. Isso incluiu todas as etnias, mas os que mais sofreram foram os das colônias alemãs. Por isso que esse dia foi criado em 1965. Melhorou, mas a cicatriz ainda dói.

Criadores de comida II

O sotaque alemão (ou gringo) pesava mais que uma canga de chumbo. E a expressão "colono" grudava mais que graxa patente. Tinha dom de, imediatamente, baixar a autoestima dessa brava gente como se casta inferior fosse. Quando se fala em preconceito contra minorias, os colonos são sempre esquecidos. Apesar das dificuldades e das perseguições durante mais de dois séculos, eles foram à luta e deram enorme impulso econômico e cultural ao Rio Grande do Sul. Nossos respeitos aos vivos e aos mortos.

Eletrolixo

Mais uma edição da Coleta Itinerante de Resíduos Eletrônicos do DMLU será realizada neste sábado, no estacionamento do Lindóia Shopping, das 9h às 15h. Esse é um problemão ambiental e para os usuários, que nem sempre sabem como descartar CPUs, cabos, celulares, estabilizadores e todo esse lixo, tóxico em boa parte.

Por falar em eletrônica...

...quando os computadores começaram a reinar sobre o mundo, nós o chamávamos de cérebro eletrônico. O termo caiu em desuso, mas é mais atual do que nunca? Pois não estamos na era da Inteligência Artificial?

De 1945 para cá

O panorama após o Estado Novo, a formação do regionalismo gaúcho, as marcas identitárias da cultura, o getulismo e o brizolismo na história regional. Estes são alguns dos temas que fazem parte do curso História do Rio Grande do Sul em Movimento: de 1945 ao tempo presente, realização do Centro Histórico-Cultural Santa Casa. Info no www.centrohistoricosantacasa.com.br.

Sucesso além-mar

A nota e a foto da cidade de Santander, norte da Espanha, teve grande repercussão naquela cidade. A porto-alegrense Marina Tazón Volpi, que enviou a foto para a página, acredita que o assunto deverá chegar ao governador da Cantabria.

O prato perfeito

A polêmica sobre fome-famintos faz lembrar um trabalho feito pelo IBGE em 1974 sobre a comida mais saudável. Surpreendentemente, as populações nas vilas em torno de Porto Alegre comiam muito bem com o PF (prato feito). Nutricionistas explicaram que o PF tinha o mix perfeito: feijão (vitaminas do Complexo B, fibras etc.); arroz, batata ou aipim (carboidratos); salada verde-vermelha; e carne (proteína).

Hacker

Pensávamos que os hackers que bisbilhotaram as mensagens do ministro da Justiça, Sérgio Moro, e outras autoridades continuariam impunes e que o crime eletrônico compensava. Estávamos errados. Com a prisão de vários suspeitos, agora tem que ir fundo para, como depois de uma peça teatral, exclamar “O autor! O autor!”.

Miúdas

  • CINCO em um: Marcos Cintra, secretário da Receita Federal, não gosta da proposta de reforma tributária em discussão no Congresso Nacional...
  • CINTRA diz que unir cinco impostos em um só seria "o maior imposto do mundo", embora defenda há anos o imposto único.
  • JÁ o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não gostou do que Cintra não gostou. Frankenstein à vista.
  • ALÉM do Dia dos Pais, o comércio espera boas vendas no Dia dos Avós, comemorado amanhã.
  • COM o aumento da expectativa de vida, em breve, teremos o Dia dos Bisavôs, dos Tartaravôs...
  • ALUMENOS, como se diz na Fronteira-Oeste, não temos mais falta de chuva.

Finais

FEEVALE foi aceita como um dos 1,3 mil membros do United Nations Academic Impact (Unai), órgão vinculado à ONU. IPTU para paulista ver: o secretário municipal da Fazenda, Leonardo Busatto, apresentará o projeto em encontro com secretários de Finanças e Fazenda hoje, em São Paulo. PERSONAL Chef e sommelier Maria Antonia Russi estará presente na CasaCor 2019.