Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 11 de Julho de 2019 às 00:06

Expansão de um império


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
É fato consumado a presença de camelôs não só no Centro Histórico de Porto Alegre, mas também nos demais bairros. Até no Moinhos de Vento eles vendem seus produtos que concorrem com lojas do comércio formal. E autorizados pela prefeitura, pode?
É fato consumado a presença de camelôs não só no Centro Histórico de Porto Alegre, mas também nos demais bairros. Até no Moinhos de Vento eles vendem seus produtos que concorrem com lojas do comércio formal. E autorizados pela prefeitura, pode?

Crateras

Mas o que é a sucessão de crateras na rua Ramiro Barcelos, entre o Colégio Bom Conselho e a avenida Farrapos? Pois é na descida, quando o centro de gravidade se desloca para a frente e aumenta o peso do veículo. Caboclos da aldeia e forasteiros que entram em um dos buracos lembram muita da mãe. Mas não a da deles. 

Controle familiar

Com o avanço e a exposição de empresas do País no mercado global, viu-se que na sucessão do controle acionário os grandes conglomerados empresariais não priorizam a profissionalização. Palavra de Marcelo Geyer Ehlers, sócio-diretor da INEO no Tá na Mesa de ontem, na Federasul, aduzindo que "de 85% a 95% das grandes empresas brasileiros são controladas diretamente pela família que iniciou os negócios". 

Como é verde meu Cabo

A Cabo Verde Airlines solicitou à Anac a conexão de seu hub na Ilha do Sal com Porto Alegre, segundo o site ponteaerea.net. A empresa já atua no Brasil com voos operados a partir de Fortaleza, Recife e Salvador e quer transformar o aeroporto da Ilha do Sal em um ponto de conexão entre as Américas, a Europa e a África. A empresa foi privatizada e hoje pertence à Icelandair, da Islândia.
 

No Carnaval eleitoral...

Em ano pré-eleitoral, o comportamento dos partidos na base de apoio do governante que pretende se candidatar à reeleição é semelhante ao desfile das escolas de samba na Marquês do Sapucaí. Antes de chegar ao miolo do desfile, elas sambam a 50% da capacidade. Quando chegam aos holofotes, parece que estão com o bicho carpinteiro. É da briga do PP com o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB). 

...aquecimento na avenida

O alcaide porto-alegrense vai ter que se virar nos 30 se quiser ter uma chance por remota que seja. Menos pelos buracos, que devem ser tapados antes das eleições de 2020 - a página já comentou que ninguém vota em buraco - e mais pelo IPTU salgado que se pagará mês a mês. É a radiação de fundo do tucano, semelhante à do Big Bang. Ainda é detectável, mesmo após 13,7 bilhões de anos. 

Na boca do funil

Quem usa diariamente o Túnel da Conceição para depois entrar na avenida Castelo Branco está achando ruim a mudança que dá as duas faixas da esquerda exclusivamente para os ônibus, e uma só para carros. É enorme a fila dos veículos que querem entrar na Castelo e cruzando a frente dos coletivos - que entram todos para a esquerda. O trânsito na região é demoníaco.  

Padre frio, golpe quente

Vestidos de padres, vigaristas estão aplicando um golpe em paróquias e colégios de Porto Alegre. Eles se dizem representantes de dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano, e de dom Leomar Brustolin, bispo auxiliar para pedir doações entre R$ 1 mil e R$ 5 mil. Ligam para um comparsa, que imita a voz do arcebispo para confirmar o pedido. A Arquidiocese de Porto Alegre emitiu um alerta, que não faz esse tipo de solicitação. Confira a história completa

Por falar em Universo...

...os cálculos da idade do Cosmo lembram as pesquisas eleitorais. Os cientistas estimaram sua idade com margem de erro de 0,2 bilhão para mais ou para menos.

A paz dos cemitérios I

É ruim para os negócios, disseram os capos mafiosos da Chicago dos anos 1930, quando as facções se matavam violenta e mutuamente. Então, a máfia passou a evitar esse comportamento. É ruim para os negócios, devem ter dito as facções criminosas da Porto Alegre de 2019, quando os esquartejamentos aconteciam mutuamente.
 

A paz dos cemitérios II

Essa é a uma das explicações para a grande queda de homicídios no Estado, uma vez que em torno de 85% dos homicídios estão ligados às drogas, mas não é só isso. O trabalho intenso da Brigada Militar e da Polícia Civil está dando resultado, um trunfo para o governador Eduardo Leite (PSDB), embora a luta tenha começado no governo Sartori. 

Finais

ESCRITÓRIO Martinelli Advogados inaugura hoje sede em Passo Fundo para atender o agronegócio da região. LUZ, MAIS LUZ: a Frente Parlamentar da Desestatização, presidida pelo vereador Ricado Gomes (PP), discute hoje às 10h a PPP da rede de iluminação pública de Porto Alegre. E OLHA ESSA: O Sonae Sierra Brasil abre seu shopping digital.