Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 03 de Julho de 2019 às 21:46

Contrastes do Centro


MAURO MORAES/DIVULGAÇÃO/JC
O edifício Palácio do Comércio, da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), foi inaugurado em 1940 pelo presidente Getúlio Vargas. O da Aplub é bem mais novinho e, além disso, sofreu um face lifting de bom tamanho. A beleza está justamente nesse contraste.
O edifício Palácio do Comércio, da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), foi inaugurado em 1940 pelo presidente Getúlio Vargas. O da Aplub é bem mais novinho e, além disso, sofreu um face lifting de bom tamanho. A beleza está justamente nesse contraste.
 

O apóstolo do cooperativismo

É notável a forma como o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop-RS, Vergílio Perius, se inflama quando defende o cooperativismo. É um apóstolo da causa. Foi o que aconteceu ontem, durante sua palestra na reunião-almoço do Tá na Mesa na Federasul, com casa lotada até o gargomilho, o popular pomo de Adão. O cooperativismo segue em alta mesmo na crise (matéria nesta edição).

A seleção de Leite

A vitória do governador Eduardo Leite (PSDB) na votação da autorização para a venda das estatais gaúchas mostrou como é importante um meio de campo como o secretário Otomar Vivian (PP) e um centroavante como o líder do governo na Assembleia, deputado Frederico Antunes (PP). A batalha recém começou, mas foi vital para o futuro dos gaúchos. O Estado começou a sair da UTI, quase em estado comatoso.

Por falar em batalha...

...pela primeira vez desde que deixou o governo, José Ivo Sartori (MDB) veio a público. Pelo Twitter, Sartori lembrou que foi ele quem plantou a semente para encaminhar a privatização das estatais. É verdade, foi o Gringo, sim. O próprio governador Eduardo Leite reconheceu esse fato.

O relatório do João

Como diz a nota da Fiergs, a aprovação das privatizações pela Casa do Povo foi algo inédito nos últimos 30 anos. A referência é o famoso Relatório Sayad, de autoria do então ministro João Sayad, que pregava a modernização do Estado com sugestões objetivas.

Diálogo = recursos

O trabalho de negociação do prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato (PTB), pela PPP do Saneamento deu resultado. A aprovação do projeto na Câmara Municipal garantiu investimento de R$ 435 milhões e 7,3 mil empregos para Canoas. Além da verba para triplicar o tratamento de esgoto, o município receberá R$ 65 milhões como contrapartida, recursos que servirão para aplacar o sofrimento da comunidade do Mato Grande, que, historicamente, sofre com alagamentos.

Referência em saúde

Porto Alegre está entre as oito cidades referência para o Ministério da Saúde quando se trata do programa Melhor em Casa. Neste mês, a capital gaúcha recebe coordenadores de 25 cidades brasileiras para participar de uma capacitação técnica com as equipes do município. O primeiro encontro foi ontem. De fato, essa é uma área em que Nelson Marchezan Júnior (PSDB) acertou.

A culpa é do camelo

Desde ontem, as redes sociais estão enfrentando forte turbulência em vários países. Teria como causa um problema dos sistemas operacionais, mas nunca se sabe. De repente, um camelo pisa num note de um beduíno no deserto do Saara e bagunça a internet em todo o mundo.

Compartilhamento de pepinos

Estados e municípios fora da reforma da Previdência certamente são malandragem de deputados federais que não querem se indispor com o funcionalismo público. Inclusive de olho na eleição de 2020. Com isso, toda a imensa horta de pepinos anabolizados que flutuarão e eventualmente quebrarão os estados será pepino compartilhado com a União.

Fala a prefeitura

A propósito da escadaria do viaduto da Borges que virou depósito de lixo, mostrada ontem, a Secretaria de Desenvolvimento informa que já está orçando os serviços de reparação e reforço das grades que impedem o acesso às escadarias, ao mesmo tempo em que o DMLU realizará a limpeza desse trecho do viaduto.

Miúdas

  • CARTEIRA recomendada da Banrisul Corretora acumula ganho de mais de 30% em 2019.
  • MESMO com a reforma da Previdência aprovada, ninguém vai investir aqui sem ter segurança jurídica.
  • MAIOR entrave para investidores é a insegurança jurídica. Padecemos da prisão de ventre jurídica.
  • CERTO, vamos mal, mas nem todos. A economia de Caxias do Sul cresceu 4,8% em maio.
  • PEDÁGIOS da EGR passam a aceitar todas as operadoras de cobrança automática.
  • CALADO do porto de Paranaguá (PR) aumentou para 12,5 metros; o de Rio Grande aumentou para 16 metros.