Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 30 de Junho de 2019 às 21:18

As voltas que o mundo dá I


VILSON WINKLER/DIVULGAÇÃO/JC
O marceneiro aposentado Onorino Rico Brun, de Tuparendi, já foi notícia desta página várias vezes. Uma das suas tantas invenções ligadas à lida do campo e lavoura foi o descascador de amendoim, cuja foto publicamos. Na sexta-feira, recebemos um e-mail da Fazenda Mocoquinha, de Espírito Santo do Pinhal, São Paulo, pedindo o endereço de Brun.
O marceneiro aposentado Onorino Rico Brun, de Tuparendi, já foi notícia desta página várias vezes. Uma das suas tantas invenções ligadas à lida do campo e lavoura foi o descascador de amendoim, cuja foto publicamos. Na sexta-feira, recebemos um e-mail da Fazenda Mocoquinha, de Espírito Santo do Pinhal, São Paulo, pedindo o endereço de Brun.

As voltas que o mundo dá II

Depois de uma rápida troca de mensagens para descobrir o endereço de Brun, os proprietários da fazenda conseguiram localizar o vendedor da máquina. Mas há um detalhe muito interessante neste assunto: a nota e foto do criador e criatura da tal máquina foi publicado pelo Começo de Converso em 12 de abril de 2014. A informação perambulou por aí até que a Fazenda Mocoquinha acessou sem se dar conta que era de cinco anos atrás.

A morte em cada esquina

Passado o impacto do assassinato de dois PMs em vila da Capital, nós civis retomamos nossas atividades rotineiras. Mas não os brigadianos. Teimosamente eles continuarão entrando em vielas, becos e antros eivados de criminosos de todo tipo, esperando sempre a bala fatal que terminará com suas carreiras. É enfrentar a morte com um soldo miserável.

O segundo andar...

Avaliar as medidas adotadas e as que ainda precisam ser feitas no Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) e buscar informações sobre a gestão dos recursos do FunMercado foram os motivos que levaram a promotora de Justiça do MP, Débora Menegat, a realizar uma visita ao Mercado Público. Débora circulou pelo prédio para avaliar o que necessita ser concluído para a reabertura do segundo andar.

...precisa voltarà vida

Além disso, questionou sobre a destinação dos cerca de R$ 3 milhões mensais de recursos do FunMercado, gerido pela administração municipal, e que deve ser repassado ao Mercado Público para o pagamento de serviços como limpeza, segurança, energia elétrica e água. "Nosso objetivo é ver a correta administração do fundo para que ele supra todas as necessidades do prédio", disse a promotora.

Sem almoço grátis

Os caixas do Shopping Siñeriz, em Rivera, alertam os consumidores que a partir de hoje as sacolas plásticas serão cobradas. E também a partir de hoje todas estas embalagens estão proibidas em todo o Uruguai, que quer estimular o uso de sacos retornáveis. Mas não existe poluição zero. A maior poluidora do mundo é a indústria têxtil, cujos produtos quase não degradam, ainda mais se contiverem fios sintéticos.

Os donos da rua

Uma pessoa passou mal na Galeria Chaves, na Rua da Praia, na quinta-feira, 27. A Samu foi chamada, mas a ambulância simplesmente não conseguiu chegar na boca da galeria porque a rua estava entupida de camelôs, para variar. Os paramédicos tiveram que levar equipamentos médicos a pé.

Substituindo a substituição

A retirada do regime de substituição tributária de vários setores da economia catarinense vem simplificando a cobrança de tributos e resultando na melhoria do ambiente de negócios. A constatação é dos deputados que integram a Comissão de Economia da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Tiago Simon (MDB).

Tão alegres que fomos...

O recente recado do Banco Central é bem claro: a aprovação da reforma da Previdência não é garantia de corte imediato da Selic, adverte Sidnei Nehme, da NGO Corretora.

Miúdas

  • NÃO há mal que sempre dure e bem que nunca acabe - o acordo Mercosul-União Europeia é bom pra caramba. Hosanas!
  • COM as crescentes apreensões de drogas pelas polícias, deve ter um bocado de gente com crise de abstinência.
  • VÃ filosofia: antigamente se carregava o fardo da vida. Hoje, carrega-se o celular a vida toda.

Finais

SABE TUDO de cooperativismo Vergílio Perius, presidente da Sistema Ocergs-Sescoop RS, conhecimento que vai distribuir no Tá Mesa desta quarta-feira. TÁ PELADO e quer estudar? A Faculdade Senac Porto Alegre e a Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas passam a contar com uma opção de crédito educacional, o CredIES. FELIZ ANIVERSÁRIO, Galleazi Sul (metais não ferrosos e aços inoxidáveis) pelos 40 aninhos.