Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 06 de Junho de 2019 às 21:48

De volta ao passado


ACERVO GILBERTO WERNER/DIVULGAÇÃO/JC
Assim era a avenida Independência na década de 1950, talvez início da década de 1960, vista a partir da esquina com a rua Santo Antônio sentido Centro-bairro. Milagrosamente não aparece nenhum bonde. Até 1966/1967, o canteiro central abrigava bela arborização. O então prefeito Célio Marques Fernandes terminou com boa parte do canteiro central e obviamente as palmeiras vieram abaixo.
Assim era a avenida Independência na década de 1950, talvez início da década de 1960, vista a partir da esquina com a rua Santo Antônio sentido Centro-bairro. Milagrosamente não aparece nenhum bonde. Até 1966/1967, o canteiro central abrigava bela arborização. O então prefeito Célio Marques Fernandes terminou com boa parte do canteiro central e obviamente as palmeiras vieram abaixo.
 

A hora e a vez do Mercado

Parece que são favas contadas a intenção da prefeitura da Capital em abrir o Mercado Público para um grupo privado, e dos grandes. Não é quem o leitor está pensando. A mosca na sopa dessa ideia é que precisa passar pela colenda porto-alegrense. Desde já, uma certeza: se tirarem o cheiro do Mercado, vão transformá-lo em algo inodoro, insípido e incolor.

Uma folha longa demais

A folha de pagamento da prefeitura de Porto Alegre chega a 52% da receita do município. Não é culpa da atual administração. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, mas cabe a pergunta: quantas empresas privadas com faturamento semelhante suportariam uma folha em que mais da metade é custo de pessoal?

As quatro operações

Em maio, quatro novas operações chegaram para integrar o mix de lojas do Shopping Iguatemi. As marcas gaúchas Monkey Jack (cinammon rolls), Cuca Haus (gastropub); no entretenimento, se instalaram o Cantinho do Slime (febre entre a criançada) e Smart Custom (capas e acessórios para smartphones).

Nervos à flor da pele

O jornalista Mauro Naves foi afastado ao vivo da Rede Globo durante o Jornal Nacional de quarta-feira. Motivo: divulgou o telefone do pai de Neymar para o ex-advogado de Najila Trindade, que acusa o jogador de estupro e agressão. E a nova advogada de Najila abandonou o caso nesta quinta-feira. Nossa, que confusão.

Historinha de sexta

Nos tempos em que os bar-chopes reinavam em Porto Alegre, o Oásis, na subida da Rua da Praia à esquerda, era um dos templos de libação no Centro. O dono era o Zé Português e foi o primeiro bar-restaurante a ter espera para telefone fixo nas mesas. Ligava-se para o número do bar e o garçom levava o telefone para o cliente.
Pois foi depois de uma ligação para um jornalista que estava acompanhado de outro da reserva não remunerada que o Zé chegou à mesa da dupla. Estava com a conta do telefone na mão, queria tirar uma dúvida atroz. O garçom da casa o escoltava, atento.
Digam uma coisa, vocês que sabem tudo. O total da conta do telefone sempre é um valor redondo. E antes dela está escrito "Código 36". O que vem a ser isso, pois, pois?
De fato, parecia intrigante, mas em seguida fiat lux ao se olhar o verno da conta impressa com os números dos procedimentos.
36 significa arredondamento. Se liga Zé.
Claro que o arredondamento era sempre para cima. Os dois beberam mais uns chopes e pediram a conta. Quando o garçom trouxe a dolorosa, viram que a despesa vinha em números redondos. Olharam interrogativamente para o garçom, que abriu os braços.
Código 36...

Miúdas

  • QUEDA no movimento de veículos e pessoas cidade afora e no Centro é palpável. Nem o dia do pagamento animou.
  • CNN Brasil vem com tudo. Contratou William Waack como seu principal âncora e Evaristo Costa, ex-Globo.
  • A TV brasileira precisa se reinventar. Há excesso de baixaria e as novelas são soníferas. E sem receita.

Finais

  • MULTIPLICAÇÃO de filiais: a Panvel inaugurou mais uma em Porto Alegre/rua Vicente da Fontoura 1.676/esquina com Ipiranga.
  • SOB NOVA DIREÇÃO: Junior Achievement elegeu como presidente Rafael Severo (Trend) e Ricardo Schmitt (StoneCapital Investimentos) como vice-presidente do Conselho Diretor da instituição.