Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 03 de Junho de 2019 às 21:50

Amargo regresso


JOHAN ORDONEZ/AFP/JC
Parentes e amigos visitam a aldeia destruída de San Miguel Los Lotes, a cerca de 35 quilômetros da Guatemala, um ano depois da poderosa erupção do vulcão Fuego, que fica a 3.763 metros de altura. Foram 202 mortes e 229 desaparecidos. No longo prazo, regiões no entorno dos vulcões se tornam muito férteis por causa das cinzas. Até lá, aguenta coração.
Parentes e amigos visitam a aldeia destruída de San Miguel Los Lotes, a cerca de 35 quilômetros da Guatemala, um ano depois da poderosa erupção do vulcão Fuego, que fica a 3.763 metros de altura. Foram 202 mortes e 229 desaparecidos. No longo prazo, regiões no entorno dos vulcões se tornam muito férteis por causa das cinzas. Até lá, aguenta coração.
 

Daqui não saio...

...daqui ninguém me tira. Como 80% da divisão de aviões comerciais da Embraer foi vendida à Boeing e na Boeing Brasil Commercial, o futuro da Embraer pode estar em três áreas: desenvolvimento de novas tecnologias para o setor aéreo, o projeto do cargueiro militar KC-390 e a aviação executiva, deduz o site Defesa net.

A boa e a má

Nos últimos 12 anos houve uma redução de 40% no número de fumantes no Brasil. Mas não dá para elogiar: São Paulo e Porto Alegre são as capitais com mais fumantes. Embora não seja uma certeza estatística, a ideia que se tem é que o hábito de fumar está cada vez mais presente em jovens, mulheres em especial.

Direito ao meio

Durante o seminário do MDB "O Brasil que saiu das urnas", em Lajeado, o filósofo Eduardo Wolf disse que "o grande desafio do MDB nesta tarefa será a construção de consensos que o coloque na posição de centro que ele se propõe a ser". Centro não é Centrão, por suposto. Ou é?

Abram o olho

Alguns clientes da NET estão recebendo por e-mail faturas do mês com todos os dados corretos do usuário do serviço, inclusive o valor da conta com os devidos centavos. Quando o cliente faz o pagamento com o código de barras descobre que caiu em golpe. A NET ainda não divulgou aos seus assinantes uma forma de reconhecer o boleto verdadeiro.

Locação reversível

A incorporadora Melnick Even fará negócios na modalidade locação reversível, em que o cliente pode transformar os valores pagos no aluguel de salas comerciais - num período de até 30 meses -em investimento, como entrada na compra do imóvel.

Reforço no policiamento...

O deputado estadual Frederico Antunes (PP) foi recebido ontem pelo coronel Mário Ikeda, comandante-geral da Brigada Militar. Durante a audiência, Antunes e Ikeda trataram, entre outros assuntos, sobre alternativas de reforço no efetivo de policiais militares nas cidades gaúchas. Entre eles, o Programa Militares Temporários.

...com militares temporários

O programa prevê a contratação de policiais militares egressos das Forças Armadas, até cinco anos anteriores, e sem punição por falta grave. De acordo com lei estadual já aprovada na Assembleia Legislativa, eles seriam designados para serviços administrativos e guarda externa de presídios, liberando os brigadianos para atuarem no policiamento ostensivo.

Périplo brasiliense

O presidente do IEE - Instituto de Estudos Empresariais, Pedro De Cesaro, e a vice-presidente, Júlia Evangelista Tavares, estarão hoje em Brasília. A agenda inclui visitas a deputados federais, senadores, ao ministro Luís Roberto Barroso, no Supremo Tribunal Federal (STF), e ao secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel.

Teoria do Buraco Bom I

Ninguém vota em buraco passado. Essa é uma das pedras de toque para a candidatura à reeleição do prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB). Forçando um pouco, quanto mais buracos melhor para ele. É a velha Teoria do Bode narrada no Talmude, um dos livros básicos da religião judaica. Uma vez tapados, o sentimento é de alívio. E como isso se daria?

Teoria do Buraco Bom II

Pelos recursos derivados do aumento do IPTU de Porto Alegre, que vigora já no próximo exercício. Não precisa nem esperar que esse dinheiro entre, pode até fazer um empréstimo vinculado a essa arrecadação extra. Só que a buraqueira é um dos ingredientes do sopão da campanha eleitoral do ano que vem, não é garantia de reeleição.

Gigantismo cucurbitáceo

Já a prefeitura de Gramado não pode se queixar da vida. Em um ano, a Fazenda do município teve uma arrecadação de R$ 244,2 milhões, um superávit de R$ 17 milhões, e comprometeu apenas 46,2% com o pagamento de pessoal. O "apenas" é em comparação com outros municípios que tem folha-engole arrecadação. Estas são peritas em cultivar cucurbitáceas. No popular, planta que dá pepinos.

Miúdas

  • BIOMETRIA já alcança 67% (98,7 milhões) dos eleitores brasileiros, informa o TSE.
  • NO Brasil, 12% das crianças entre cinco e nove anos são obesas, entre 12 e 17 anos o percentual é de 7%. Visível a olho nu.
  • PELO menos na Capital a impressão que se tem é que os percentuais sejam maiores.
  • GRAÇAS aos smartphones, consultórios não precisam comprar mais revistas para distrair pacientes que esperam.
  • PORTO Alegre é uma cidade imprópria para apressados (Leitor Cláudio Vogt).

Finais

  • É BOM: a Anvisa aprovou a primeira insulina inalável do Brasil. Há restrições para jovens.
  • É RUIM: ameaças contra jornalistas crescem em todo mundo.
  • É BOM: no Conselho Benemérito da ACPA foram empossados Leonardo Ely Schreiner, Norton Luiz Lenhart e Zelio Wilton Hocsman.
  • NEM TUDO É BOM, mas é o que a casa oferece no momento.