Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 09 de Maio de 2019 às 21:59

De volta ao passado


ACERVO MARIO ALBUQUERQUE/DIVULGAÇÃO/JC
Nos idos de 1937, quando a Varig já voava com aviões terrestres, a grande figura era o Messerschmitt, com 10 lugares e toalete a bordo. Viajava-se de gravata, então. O "Pepe Vaca", apelido do asa alta prefixo PP-VAK oferecia aos passageiros uma visão panorâmica do cenário que desfilava abaixo do avião. O "Aceguá" voou com grande sucesso até 1944, conta Mario de Albuquerque - autor de "Berta - os anos dourados da Varig".
Nos idos de 1937, quando a Varig já voava com aviões terrestres, a grande figura era o Messerschmitt, com 10 lugares e toalete a bordo. Viajava-se de gravata, então. O "Pepe Vaca", apelido do asa alta prefixo PP-VAK oferecia aos passageiros uma visão panorâmica do cenário que desfilava abaixo do avião. O "Aceguá" voou com grande sucesso até 1944, conta Mario de Albuquerque - autor de "Berta - os anos dourados da Varig".
 

Conflito é bom


LEONARDO LENSKIJ/DIVULGAÇÃO/JC
Seja inquisitivo e tente descobrir o resto dos fatos, saiba que o conflito nem sempre é ruim e aprenda a duvidar dos seus sentimentos. Essas três lições, entre outras, foram compartilhadas por Wilma Berends (D), enfermeira da Johns Hopkins Medicine, no 5º Simpósio Internacional de Enfermagem. O evento teve a liderança de Vania Röhsig (E), superintendente Assistencial do Hospital Moinhos de Vento.
 

Contra a violência

Se há um tema prioritário que é unanimidade no Rio Grande do Sul é a segurança pública. Por isso, é importante a adesão dos veículos de comunicação à campanha "1 segundo contra a violência - você decide se ela avança". Uma ação que deve ser apoiada por todos.

Nada a estranhar

A população estranha que exista diferença no valor do combustível entre os postos. Deveria estranhar é se todos cobrassem o mesmo preço. Cada posto tem seu custo fixo mensal, aluguel, número de funcionários, IPTU etc. O Brasil é feito de equívocos.

Desproporção

Assaltos de alta tecnologia como o de quinta-feira em uma agência bancária na rua Padre Chagas sempre têm algum tipo de inside information. Não tem como conhecer o layout do prédio sem uma visão interna, digamos assim. E contra geringonças eletrônicas o que os bancos têm? Um vigia com um revolvinho.

Historinha de sexta

Certa feita o médico Fernando Lucchese - que sabe tudo de coração - pessoa física atendeu o livreiro Maurício Rosenblatt, criador da Feira do Livro e notável ser humano. O cardiologista, que também é homem de letras, tanto que ganhou o Prêmio Açorianos de Literatura, pegou literalmente o coração de Rosenblat nas mãos e fê-lo entrar nos eixos. O detalhe é que o paciente já tinha 80 anos.
Depois de cirurgia bem-sucedida, Rosenblatt passou a frequentar o consultório de Lucchese. Como uma mão lava a outra, o esculápio pediu a ele uma lista dos 100 livros que ele, Lucchese, não poderia morrer sem ter lido. O homem da Feira do Livro quedou pensativo por alguns instantes.
Vamos fazer assim: a cada consulta eu trago de três a quatro livros. Mantenha-me vivo mais tempo possível que saberá quais são todos eles.

Vai que dá...

Com um prêmio estimado em pelo menos R$ 275 milhões, a Mega-Sena que corre neste sábado já causa filas nas lotéricas desde quinta-feira. Por este valor, até investidores pesos-pesados apostam altas somas fazendo o máximo de combinações possíveis. Estamos falando de R$ 100 mil para cima. É possível quem dado o volume de apostas, sejam vários os acertadores. Uma aposta tem 0,000002% de ganhar.

Miúdas

  • ESSES apartamentos liliputianos de entrar de lado tem uma sigla: APVT (Abriu a Porta e Viu Tudo).
  • PARA a "suíte" do casal a sigla é TEMS: Tem que Entrar com Muito Sono.
  • QUANDO é que vão criar uma legislação especial para pessoas com vulnerabilidade financeira?
  • TRENSURB está na lista das privatizações, então é agora ou nunca incluir no pacote a extensão da linha para a Zona Norte.
  • UM dos países que compram nossos frangos é o Coveite no jargão oficial. Em Portugal, Kuwait é Cuveite.
  • VAI faltar cor para tanto mês dedicado à alguma prevenção de doença.

Finais

  • ILUMINADOS: a Fundação CEEE promove rodadas chamadas Encontro Família Fundação no Interior/14 a 17.
  • A QUE ILUMINA, a RGE, recebeu o Prêmio de Expressão de Ecologia.
  • JÁ O ILUMINADO arquiteto Jaime Lerner recebe dia 28/19h o Troféu Câmara Municipal das mãos do vereador Valter Nagelstein (MDB).
  • MAJESTADE não é só a rainha da Inglaterra, é também a Cooperativa Majestade de Sananduva, homenageada ontem na Assembleia Legislativa pelo deputado Paparico Bacchi.
  • É GANG, mas não do mal, a marca de roupa jovem que chega à cidade de Santiago.
  • ILUMINADO seja o fim de semana para todos nós, mas parece que vai ser chuvoso.