Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 01 de Abril de 2019 às 22:29

Maravilhas escondidas


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Porto Alegre tem belezas que são desconhecidas pela maior parte dos moradores. Servindo comida orgânica, o Bistrô do Solar é uma delas. Fica na Praça da Matriz, 148. O nome remete ao solar da família Palmeiro da Fontoura. É bonito por fora, por dentro, e também na panela.
Porto Alegre tem belezas que são desconhecidas pela maior parte dos moradores. Servindo comida orgânica, o Bistrô do Solar é uma delas. Fica na Praça da Matriz, 148. O nome remete ao solar da família Palmeiro da Fontoura. É bonito por fora, por dentro, e também na panela.

Semana da Língua Alemã I

A Semana da Língua Alemã terá uma vasta sucessão de palestras, colóquios, visitas guiadas e atividades acadêmicas. A abertura do evento será hoje, às 14h, no Auditório do Ilea, no Campus do Vale da Ufrgs, com o colóquio "As Línguas Alemãs no Brasil", a cargo de vários especialistas e pesquisadores, seguido de um vídeo instigante: "Viver no Brasil falando Hunsrückisch".

Semana da Língua Alemã II

Não existe apenas uma "língua alemã" no Brasil. São várias, sem contar com dialetos que, ao longo dos tempos, foram somando palavras em português com adaptações, tornando-os quase irreconhecíveis para alemães da gema. E é preciso entender que, na época dos primeiros imigrantes alemães, não existia uma Alemanha, que só foi unificada a partir de 1862, cujo cérebro foi o chanceler Otto von Bismarck.

Eleição no TJ

Até o fim de semana, apenas dois nomes se credenciaram para disputar a presidência do Tribunal de Justiça (TJ) do Rio Grande do Sul. A desembargadora Denise de Oliveira Cezar e o desembargador Voltaire de Lima Moraes. Ela, ex-presidente da Ajuris. Ele, ex-procurador-geral do Estado por dois mandatos.

Do limão, limonada

O primeiro projeto de lei (PL) protocolado pelo deputado estadual Paparico Bacchi (PR) - PL 162/2019 - estabelece plano de permissão para realização de obras em rodovias estaduais. Se aprovado, a iniciativa privada, o sistema cooperativo e as prefeituras poderão executar - mediante prévia autorização do Estado - obras de pavimentação, restauração e manutenção de rodovias, rotatórias, acessos, pontes e até pórticos.

China Total

O Shopping Total será palco da Virada Sustentável - evento mundial de conscientização ambiental - no próximo domingo. Na programação, está o espetáculo Dançando e Cantando em Defesa da Natureza TodaVida Total, que traz a Dança do Leão, realizada pelo Centro Cultural Chinês, entre outras atrações.

Imóveis no exterior

O investimento em imóveis no exterior feito por brasileiros saltou 240% entre 2007 e 2017, crescendo para US$ 6,3 bilhões. Os dados são do Banco Central. Cerca de 33% foram investidos nos Estados Unidos, em especial na cidade de Orlando. Para os próximos três anos, a expansão desses investimentos é estimada em 35%. Daí que as imobiliárias norte-americanas estão caçando investidores brasileiros.

Balanço do BRDE I

Talvez o melhor resumo para a situação do BRDE depois da publicação do balanço de 2017 seja uma frase do vice-presidente Luiz Corrêa Noronha. "O banco está preparado para as idiossincrasias do mercado." De fato, a instituição enfrentou os anos de crise e chegou ao final do ano passado com indicadores positivos (matéria na página 11).

Balanço do BRDE II

Na abertura da coletiva à imprensa, Noronha fez questão de chamar a atenção para a diversificação na obtenção dos recursos, com sensível diminuição do valor de repasses do Bndes, hoje na faixa dos 72% do total. Em 2015, chegou a 99%. Noronha qualifica essa mudança de patamar como divisor de águas na história do banco de fomento dos estados do Sul.

O Conto do General

O velho golpe do amor por correspondência eletrônica agora usa estrelas. Estrelas de "general" americano. Em cidade da Região Noroeste, duas vítimas registraram queixa. Depois do peixe fisgado, o "general" promete se mudar para cá, avisa que mandou mala com roupas e objetos pessoais, que ficou retida em São Paulo. Adivinhem o que vem a seguir? Pois é, dinheiro para desembaraçar a mala.

Miúdas

  • SANDUÍCHE Farroupilha custa em torno de R$ 6,00 e, na maioria das vezes, tem fatia de presunto tão fina que dá para ver através dela.
  • PORTO Alegre tem o melhor serviço de entrega de pizzas frias e com pouco queijo. Somos imbatíveis.
  • UBER deve estar com problemas no seu aplicativo. Parece que ele está atordoado.
  • FICA girando, não dá para ver o valor da corrida. Coincidência ou não, o problema começou com o Uber Juntos.
  • LAMENTÁVEL a falta de educação de jovens prendadas que botam o pé, ou os dois pés, em cima das cadeiras de cafeterias.
  • MAIS um sintoma do individualismo feroz do gaúcho. Quero é o meu, o outro que se estrepe.

Finais

  • DMCard assumiu o cartão de loja das redes Supper Rissul e Macromix, do grupo UnidaSul, a 3ª maior rede de supermercados do Estado.
  • HOSPITAL Moinhos de Vento estará presente no Global Summit Telemedicine & Digital Health, que debaterá a Telemedicina. De 3 a 6, em São Paulo.