Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 06 de Março de 2019 às 23:08

Sem solidão


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Entre tantos outros artistas de rua que se renovam no Centro Histórico de Porto Alegre, na semana passada foi a vez do argentino Jorge Melquíades, que prega um pouco e outro tanto senta em uma cadeira invisível. Melquíades diz que seu nome foi inspirado no cigano de mesmo nome do livro Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez. O conhecimento intelectual ampliado é ponto em comum entre quase todos os latinos que vem para cá ganhar uns trocados.
Entre tantos outros artistas de rua que se renovam no Centro Histórico de Porto Alegre, na semana passada foi a vez do argentino Jorge Melquíades, que prega um pouco e outro tanto senta em uma cadeira invisível. Melquíades diz que seu nome foi inspirado no cigano de mesmo nome do livro Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez. O conhecimento intelectual ampliado é ponto em comum entre quase todos os latinos que vem para cá ganhar uns trocados.

Baderna livre

Não tem cabimento os repetidos confrontos entre população e Brigada Militar (BM) no bairro Cidade Baixa. A desculpa que "a rua é do povo" se choca frontalmente com "mas os prédios são particulares". De qualquer maneira, os baderneiros sabem disso. Se não soubessem, fariam festa na rua onde moram. É o maldito individualismo gaúcho. Os outros que se explodam.

Por falar em baderna...

...não precisa fazer grandes teses sociológicas sobre o que leva as pessoas a brigar quando em grupo. Deixemos a hipocrisia. Bebida - altera a consciência, como resumem os norte-americanos -, drogas, mais o caráter belicoso adquirido. O que obriga a BM a cuidar de brigas de rua em vez de cumprir o seu destino, prender os amigos do alheio. Que povo esse nosso.

Google na sala de aula 1

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato (PTB), fechou uma parceria inédita com o Google. A cidade será a primeira do Estado a implantar o projeto Google for Education em todas as 44 escolas municipais de Ensino Fundamental, com aulas dinâmicas e interativas e revisão de conteúdo a qualquer hora. Em breve, será lançada licitação para formação de educadores.

Google na sala de aula 2

Mais de 27 mil alunos serão beneficiados, destaca o prefeito Busato. Os jovens terão ainda um login vitalício para acesso à plataforma educacional, podendo acessar conteúdo de ensino e tarefas de aprendizado. "Nossos alunos terão uma preparação pedagógica mais interligada ao que o mercado exige atualmente", concluiu o prefeito.

Não deu em pizza

Na segunda-feira, 25 de fevereiro, abriu uma pizzaria no Centro Histórico. Bem boazinha. Perguntado se abriria no feriadão do Carnaval, o responsável disse que não. País estranho esse nosso. Abre numa semana e fecha no final dela.

Não lembraram de mim

Uma ausência notada entre tantas músicas dos Carnavais antigos que são cantadas é a marchinha "Quando eu morrer Suzana/ Na minha cova vai nascer um pé de cana". Ato falho, talvez. Em todo o caso, Suzana rima com marijuana, talvez plantada na cova.

Procura-se

O que exatamente o presidente Jair Bolsonaro (PSL) tateou e encontrou nas universidades para dizer que precisa uma Lava Jato para elas não se sabe. Talvez tenha topado com ONGs sem conta criadas no meio acadêmico.

Briga de um

Muito bem, Juan Gaudió entrou na Venezuela, discursou, arrostou o regime e por enquanto não foi preso. Deve continuar com a estratégia. Mas, e se Nicolás Maduro nada fizer, se o deixar fazendo discursos e apenas isso? Se um não quer, dois não brigam. Pelo menos não com os meios castrenses a seu favor.

Feriado que não é feriado

Depois do Carnaval, ouve-se a sempre mesma marchinha, que nem segunda nem terça-feira são feriados. No máximo, ponto facultativo. Bem, quem sabe transformá-
-los em feriado para encerrar a questão? Não pode, já atingimos a cota máxima de feriados. Teria que suprimir dois deles. Quanto ao ponto facultativo, o Brasil é o único país do mundo em que ponto facultativo é obrigatório.

Miúdas

  • JAIR Bolsonaro é o maior inimigo do presidente Jair Bolsonaro.
  • ESTÁ faltando conversa de bar ao presidente, erro maior dos governantes, que acabam pisando no tomate.
  • UM horror viver e comer em Porto Alegre no Carnaval. Tudo fechado.
  • SALVAÇÃO foram os McDonald's da vida e os shoppings. Nas ruas, a paz dos cemitérios.
  • DEPOIS de São Leopoldo, não podemos falar mais do descaso com o Museu Nacional do Rio de Janeiro, não é mesmo?
  • AMBIÇÃO universal dos homens é viver colhendo o que nunca plantaram. (Adam Smith)

Finais

  • UNIRITTER promove amanhã/19h/Campus Canoas debate sobre direitos das mulheres com a juíza da Vara de Violência Doméstica Isabel Pagel da Silva e outras autoridades da área.
  • MARATONA Senac promove palestra "Em tempos de Vale do Silício" dias 12 e 13/Faculdade Senac.
  • CORREÇÃO: presidente da EPTC, Marcelo Soletti, assumiu o cargo de diretor-geral adjunto do Detran-RS.