Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 21 de Fevereiro de 2019 às 22:23

Encontro no cemitério...


JOÃO MATTOS/DIVULGAÇÃO/JC
Depois de percorrer mais de 20 mil quilômetros pelo Estado, o fotógrafo Eurico Salis finaliza a mais extensa documentação fotográfica sobre o Rio Grande do Sul para o livro Cultura e Identidade. Colheu várias histórias. Em Campina das Missões, perto da fronteira com a Argentina, encontrou Maria Bazila, 80 anos, descendente de russos.
Depois de percorrer mais de 20 mil quilômetros pelo Estado, o fotógrafo Eurico Salis finaliza a mais extensa documentação fotográfica sobre o Rio Grande do Sul para o livro Cultura e Identidade. Colheu várias histórias. Em Campina das Missões, perto da fronteira com a Argentina, encontrou Maria Bazila, 80 anos, descendente de russos.

...e em alta velocidade

A idosa senhora estava no Cemitério Ortodoxo Russo quando encontrou Eurico. Reclamava de intensas dores nas costas. Salis perguntou o motivo. E ela:
- Ontem, dirigi 400 quilômetros na estrada.
E aduziu:
- A gente fica tensa quando dirige sozinha... Ainda mais a 140 por hora...

Coisas que irritam

Há um bocado de irritações que atormentam o cidadão todo santo dia e à noite também. Gravações vendendo desde terrenos na lua até serviços que interessam apenas uma meia dúzia se tanto, e, pior, quando se atende à chamada leva um tempão para alguém falar, como anota o jornalista Júlio Ribeiro. Quanto mais se bloqueia esses números, mais aparecem.

Ela, a eterna


ANTONIO GRZYBOWSKI/DIVULGAÇÃO/JC
O deputado estadual Paparico Bacchi (PR) propôs uma forte reflexão ao assumir como membro da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa. "Tudo que falamos aqui é importante, mas a grande maioria da população acredita que não vai acontecer." Bacchi entende que a burocracia é um entrave para que decisões do Legislativo "cheguem rápido ao povo gaúcho".
 

Por falar em Legislativo...

...quando a página sugeriu, há dias, que a Casa do Povo fosse reinventada, a pesada canga burocrática era um dos alvos colimados.

Por dentro da China

Dentro dos festejos do Ano-Novo Chinês, o Instituto Confúcio, o Centro Cultural Chinês e o Conselho de Usuários da Redenção promovem a palestra Jornada na China, a cargo do pesquisador Carlos Pinent neste sábado, às 10h (avenida João Pessoa, 1.110). Leve um quilo de alimento não perecível para o Abrigo João Paulo II. Também haverá exposição de fotos e degustação de chá chinês.

Sempre é o governo...

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), reuniu-se com a direção da Ford e se ofereceu para ajudar a comprar a planta de São Bernardo do Campo, que a multinacional vai fechar. São mais de 2 mil empregos, o legítimo problema social. Até aí compreende-se a iniciativa do governador paulista, muito embora a montadora é que deveria abraçar o pepino.

...no início e no fim

Então, agora, o Estado é corretor de imóveis. A iniciativa privada nacional ou estrangeira depende do governo, assim como um bezerrinho depende da mãe para sobreviver. Eventualmente, ouve-se, aqui e acolá, que aos governos bastaria não atrapalhar se não pode ajudar. Aí vem casos como a Ford e, ao fim e ao cabo, as empresas precisam dele em qualquer circunstância.

Historinha de sexta

Os veranistas mais antigos de Tramandaí se lembram de uma fantástica aparição vista na manhã de um domingo de um fevereiro da segunda metade dos anos 1960. Alguns acharam que era alguma alucinação talvez causada pela corrosiva mistura de caipirinha com cerveja, outros alvitraram que talvez fossem filmagem de um comercial de televisão ou filme, e houve quem achasse que era coisa de fugitivo de hospício.
O fato foi que, de repente, assomaram na praia vindo das dunas em desabalada carreira dois rapazes altos vestindo apenas cuecas samba-canção, cada um carregando dois espetos com carne nas mãos. Vararam por entre os guarda-sóis e esteiras onde mulheres se deitavam para pegar um bronze e entraram mar adentro com tal ímpeto que parecia ser a costa africana o destino final.
Os rapagões mergulharam os espetos na água salgada repetidas vezes. Em seguida, fizeram o caminho de volta sempre em alta velocidade. Soube-se, mais tarde, que a dupla estava com duas mulheres em um bar quando deu na veneta comer churrasco na praia. Pararam no caminho, compraram a carne e espetos, bebidas, juntaram madeira velha e fizeram um fogo no meio das dunas. De repente, um deles - que está vivo e forte - bateu na testa:
- Esquecemos o sal!

Miúdas

  • RIO Grande do Sul tem em torno de 200 cervejarias artesanais. São cerca de 700 no País todo.
  • NA França, terra do vinho, entre artesanais e industriais, existem entre 6 mil e 8 mil cervejarias.
  • CONGONHAS foi listado como o segundo aeroporto mais pontual da América Latina, com 79,30% de partidas em 7.776 voos.
  • BRASÍLIA é o primeiro com 83,93%, mas com pouco mais de 5,5 mil partidas. A informação é da Aeroflap.
  • SINDICATO dos Jornalistas RS realiza sábado, às 9h30min, assembleia para reforma do regimento eleitoral. Fá-lo bem.