Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 20 de Dezembro de 2018 às 22:10

O canudo de papel


LEONARDO CONTURSI/PMPA/JC
Como na música de Martinho da Vila. Depois de duas horas de discussões, a colenda porto-alegrense aprovou o projeto do vereador Marcelo Sgarbossa (PT) que veda o uso de canudinhos de plástico. Durante a votação, o petista entregou um modelo de canudo feito de papel para o suco do vereador Cláudio Janta (Solidariedade), que tem cuidado da alimentação após a cirurgia bariátrica. Na onda, entraram os vereadores João Bosco Vaz (PDT) e Airto Ferronato (PSB).
Como na música de Martinho da Vila. Depois de duas horas de discussões, a colenda porto-alegrense aprovou o projeto do vereador Marcelo Sgarbossa (PT) que veda o uso de canudinhos de plástico. Durante a votação, o petista entregou um modelo de canudo feito de papel para o suco do vereador Cláudio Janta (Solidariedade), que tem cuidado da alimentação após a cirurgia bariátrica. Na onda, entraram os vereadores João Bosco Vaz (PDT) e Airto Ferronato (PSB).
 

Procuradores pela solidariedade


CLEBER BERTONCELLO/DIVULGAÇÃO/JC
Os pedidos de Natal de 60 crianças acolhidas pela Fasc foram atendidos. Por iniciativa da Associação dos Procuradores do RS (Apergs), os advogados públicos puderam adotar as cartinhas, parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O volume de doações também permitiu a contribuição para a Campanha Brinquedo Solidário, da prefeitura. A procuradora Katia Elisabeth Wawrick mostra os pedidos.
 

Brasil...

Entra Natal e sai Natal, e as incongruências são do tamanho do Everest. O Papai Noel vem da Lapônia, mora com a Mamãe Noel que ninguém viu, viaja em um trenó que não foi feito para a neve, mas para voar, puxado (?) por renas que os brasileiros só conhecem pelo National Geographic. Usa roupas apropriadas para o Círculo Polar Ártico em pleno verão escaldante.

...capital Rovaniemi

Além disso, presenteamos amigos e parentes com um bolo cuja origem é italiana, cantamos a música Noite Feliz que se chama, originalmente, Stille Nacht, criada em 1816 que nem alemã é, como a maioria pensa, é austríaca. Isso tudo junto misturado explica a fuzarca eterna que vivemos e como é difícil explicá-lo para os estrangeiros.

Rubem Braga em Porto Alegre

A reportagem cultural desta edição lembra a "pacata" passagem do cronista Rubem Braga pela capital gaúcha em 1939. Tem desde a produção dele na imprensa à amizade com Carlos Reverbel. Vale a leitura.

Historinha de sexta

Nos tempos do jornalismo heroico, quando não raro os bons repórteres não tinham texto brilhante e até tinham pouca intimidade com as pretinhas, no jargão jornalístico, as teclas da máquina de escrever, um jornalista que cobria o Executivo e o Legislativo tinha por hábito ligar para o editor-chefe do seu jornal para passar a informação, alegando que não teria tempo para se deslocar até a redação. O chefe se irritava com a situação, mas fazer o que se o cara era bom.
Certa noite, o repórter em questão ligou para o jornal para dar uma informação do Palácio Piratini usando a desculpa de costume. O editor-chefe tinha passado um dia ruim e cortou o embalo, ele que viesse datilografar a matéria porque havia tempo de sobra. A contragosto, o nosso homem pegou um táxi, subiu para a redação e começou a catar milho. A folhas tantas se dirigiu para o superior.
- Chefia, hospício é com ou sem agá?
- Pega o dicionário e vê, não me amola! Vai!
Sorte que o secretário gráfico estava atento, porque o repórter começou o texto assim:
- Sob os hospícios da Primeira-Dama do Estado...

Editora Abril

O empresário Fábio Carvalho, especialista em aquisição e recuperação de empresas, e os acionistas do Grupo Abril assinaram, nesta quinta-feira, contrato prevendo a aquisição de 100% das ações do Grupo Abril. Informação do site Jornalistas & Cia.

Vice-secretário

O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior (PTB) vai acumular esta função com a de secretário de Segurança. Bem, ele é do ramo. O comandante-geral da BM, Mario Ikeda, está mantido no posto que tão bem desempenha. Em time que está ganhando não se mexe.

Dureza

N ão precisa ser economista ou vidente do tipo clínica geral para chegar à conclusão que o principal entrave para o governador eleito Eduardo Leite (PSDB) escolher os nomes que gostaria para sua equipe é o vencimento pago aos titulares do primeiro escalão, pouco mais de R$ 12 mil líquidos. E sem URV ou auxílio-aluguel, mas com potencial para se incomodar para mais de metro.