Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 05 de Dezembro de 2018 às 22:00

A memória do trem


ACERVO ALFONSO E JOSÉ ABRAHAM/DIVULGAÇÃO/JC
O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul abre amanhã, às 17h, na rua Riachuelo, 1.317, a exposição fotográfica. O Rio Grande na Era dos Trens dos autores fotojornalistas Alfonso Abraham e José Abraham. A mostra conta com a curadoria de Alfonso - o trabalho dos dois fotógrafos registra a época áurea e romântica das Maria Fumaças até a chegada da modernas locomotivas do transporte ferroviário. A exposição correu quase todo o Brasil.
O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul abre amanhã, às 17h, na rua Riachuelo, 1.317, a exposição fotográfica. O Rio Grande na Era dos Trens dos autores fotojornalistas Alfonso Abraham e José Abraham. A mostra conta com a curadoria de Alfonso - o trabalho dos dois fotógrafos registra a época áurea e romântica das Maria Fumaças até a chegada da modernas locomotivas do transporte ferroviário. A exposição correu quase todo o Brasil.
 

Gol de placa

Em linguagem de futebol, o ex-secretário de Estado, ex-presidente do IPE e
ex-prefeito de Caçapava do Sul Otomar Vivian (PP) joga nas 11. Foi um gol de placa do governador eleito Eduardo Leite (PSDB) escolhê-lo para o árduo e espinhento cargo de chefe da Casa Civil. O posto exige prática e, sobretudo, habilidade.

Estado de guerra

Com mais seis assaltantes abatidos em pleno voo, em Arroio dos Ratos, a Brigada Militar já sofre críticas por presumível abuso de força letal. Bem, os criminosos vêm usando força letal há muito tempo, então, por mais que se queira evitar mortes, e à luz da bíblica Lei do Talião, a reciprocidade do crime é uma consequência lógica. Ao fim e ao cabo, estamos vivendo um estado de guerra.

Guerra das geleias

Hoje, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) deve julgar o recurso interposto pela gaúcha Ritter Alimentos em processo em que a empresa foi condenada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo a retirar seus produtos do mercado e a pagar indenização à Queensberry. A Ritter é acusada de supostamente utilizar potes de geleia em formato igual ao da concorrente. Para o TJ-SP, a mera comparação visual seria suficiente para resolver o caso. A Ritter quer prova pericial, por isso a questão foi ao STJ.

Golpe macro

Leitora entrou no Portal do Empreendedor para registrar sua microempresa. Em seguida, foi gerado um doc (?) no valor de
R$ 189,00, que foi pago em banco oficial. Mas, quando foi dar sequência ao registro, a tela estava em branco. O contador da leitora sugeriu que ela fizesse um BO, porque hackers poderiam estar usando seu nome.

Empreendedorismo

O Jornal do Comércio publicou, ontem, a história de venezuelanos que tentam reiniciar a vida no Rio Grande do Sul. Durante a produção da matéria, a repórter Isabella Sander percebeu que muitos deles encontram no empreendedorismo um sentido para recomeçar longe de casa. Leia no caderno GeraçãoE encartado nesta edição e assista ao vídeo no site www.geracaoe.com.

Longe do pijama

Economista e professor Fernando Ferrari Filho aposentou-se da Ufrgs e agora é professor visitante no Departamento de Economia da Washington and Lee University, Virginia/EUA. Entre janeiro e março de 2019, estará lecionando no Winter term da universidade.

Pela primeira vez

No tradicional almoço de final de ano na Fecomércio, o economista Marcelo Portugal teceu comentários sobre os primeiros passos do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Pela primeira vez, disse, tenta-se substituir o presidencialismo de coalizão por algo diferente. Na mosca. Se vai dar certo, saberemos adiante, mas alguém tinha que, pelo menos, tentar romper esse círculo vicioso na política do Brasil.

Miúdas

  • TODOS os comentários feitos em relação ao vereador Tarciso Flecha Negra (PSD), falecido ontem, tem uma unanimidade expressa em "gente fina".
  • CRESCE mais que chuchu em cerca a quantidade de ONGs criadas no Estado, inclusive nos meios acadêmicos.
  • ONG, como se sabe, nem sempre é fiscalizada como deveria. Isso quando é.
  • EM anos anteriores, a divulgação do Natal Luz já estava em velocidade de cruzeiro. Neste, nem decolou.
  • BURACO na rua Corcovado, em frente ao número 17, completa nove meses. Teoricamente, o pai da criança é o Dmae.

Finais

  • SETOR de Imigração do Consulado do Canadá estará em Porto Alegre dias 12 e 13/Centro Universitário Metodista/21h para falar sobre o Express Entry.
  • GRUPO sueco ABBA fará três shows em Gramado nos dias 27, 29 e 30.
  • CRUZEIRO realiza sábado, em seu estádio em Cachoeirinha, almoço comemorativo aos 100 anos como campeão do primeiro campeonato de futebol de Porto Alegre.
  • PRESIDENTE do STICC, Gelson Santana recebe amanhã/18h/Câmara Municipal o Certificado Deputado Carlos Santos.