Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 27 de Setembro de 2018 às 22:44

De volta aos bailes I


ACERVO EDGAR POZZER/DIVULGAÇÃO/JC
Nos tempos dos conjuntos melódicos, cujo ápice foi na década de 1960, o crooner Edgar Pozzer era rei, reinado dividido com o conjunto melódico Norberto Baldauf, de notória competência. Pozzer, que não faz muito podia ser visto na sua casa noturna Girasole, continua fazendo shows para particulares (51 99984-4150 e 51 3332-7081). Dia 24 passado, o gringo de Galópolis completou 80 anos. Especialidade: música romântica italiana.
Nos tempos dos conjuntos melódicos, cujo ápice foi na década de 1960, o crooner Edgar Pozzer era rei, reinado dividido com o conjunto melódico Norberto Baldauf, de notória competência. Pozzer, que não faz muito podia ser visto na sua casa noturna Girasole, continua fazendo shows para particulares (51 99984-4150 e 51 3332-7081). Dia 24 passado, o gringo de Galópolis completou 80 anos. Especialidade: música romântica italiana.
 

De volta aos bailes II

Foi a época de ouro dos bailes nos clubes sociais e reuniões dançantes e também os famosos bailes da Reitoria da Ufrgs. Nos bailes, as grandes orquestras, herdeiras das big bands dos anos 1940 e 1950 norte-americanos, em especial a de Glenn Muller. Os conjuntos vieram na esteira. Um bom cantor era meio caminho andado. Dançava-se de rosto colado então, no maior respeito. Ou quase, digamos assim.

O país do amanhã

O objetivo do novo pedido de urgência para o projeto do Executivo municipal de atualização do IPTU de Porto Alegre é deixá-lo pronto para votação após as eleições. Tudo é assim no nosso amado torrão natal, depois do Ano-Novo, depois do Carnaval, depois das férias de julho e depois das eleições. Somos especialistas em procrastinação.

A fruta é outra

Vice de Jair Bolsonaro (PSL), o general Hamilton Mourão (PRTB) disse em Uruguaiana que o 13º salário e o adicional de férias são duas "jabuticabas brasileiras". Fruta por fruta e levando em conta a grande massa de assalariados, Mourão enfiou o pé na jaca. De bate-pronto, Bolsonaro não endossou a manifestação do seu vice.

O recado do cardeal

Quando o ministro Golbery do Couto e Silva era o Cardeal Richelieu do regime militar, já no estágio da abertura "lenta, gradual e segura" como ele definiu, mandou este recado para a oposição: segurem seus radicais que eu seguro os nossos. Hoje, quem poderia mandar esse recado seriam os candidatos para os vices, assessores e apoiadores mais salientes.

A cizânia

É curioso. Às vésperas da eleição presidencial as pesquisas fortalecerem sua influência para obter consenso do mercado financeiro. Só que não. Há correntes pró e contra os dois candidatos que devem chegar ao segundo turno. Como em todos os segmentos, reina a cizânia e consenso é uma miragem.

Ode ao erudito

Vale a leitura da reportagem cultural desta edição sobre o professor, pesquisador e escritor Donaldo Schüler. Estudioso da Grécia, tema de seu novo livro, ele dá uma aula sobre a influência helênica da democracia à literatura.

Historinha de sexta

Entre os anos 1970 e 1980, as uisquerias eram moda em Porto Alegre. Bebia-se muito esse destilado, desde o caro scotch até atentados terroristas perpetrados por toscas destilarias. Claro, a falsificação campeava. Uma dessas casas ficava na avenida Cristóvão Colombo imediações da Ramiro Barcelos e um dos clientes ocasionais era Chico Anísio.
Certa noite aconteceu um caso de arrepiar. Um esbaforido garçom chegou no balcão e disse que o ilustre freguês queria um uísque canadense. No tamborete ao lado, estava um sujeito para lá de Bagdá. Baloiçava em precário equilíbrio no melhor estilo balança, mas não cai. O problema era que a bebida mais perto da exigência era um Cutty Sark.
Vai esse mesmo, falou o garçom. Ao lado, o equilibrista lutava contra a gravidade. Como a tampa da garrafa custava a sair, o aflito cara da bandeja pegou uma faca de cozinha, segurou o gargalo e tentou tirar a tampa na marra. Surpresa, saiu o gargalo inteiro. Foi então que o borracho falou pela primeira vez.
Para tirar já vi, quero saber como botaram.

Miúdas

  • ESTRANHO país esse nosso. Na reta final da campanha, o dólar deveria estar lá em cima, mas não: caiu para R$ 3,98.
  • TSE luta para desembaraçar na Receita baterias para as urnas eletrônicas. Se para o tribunal é difícil, imagina para um mortal.
  • PETROBRAS fecha acordos bilionários nos EUA. Já os responsáveis pelo rombo estão aí, leves e soltos.
  • NAVEGAR é preciso: Grêmio Náutico União adquiriu um catamarã para a travessia entre o Cais Mauá e a sede náutica na Ilha do Pavão.

Finais

  • PROGRAMA Alfa (alfabetização de adultos no Interior) do Senar-RS está encerrando as atividades 2018. Participaram mais de 1,7 mil alunos.
  • HOSPITAL Independência (traumatologia e ortopedia), que só atende pelo SUS completa seis anos sob a direção das Irmãs da Congregação Divina Providência.
  • JULIANA Nogueira assume como gerente comercial da Rede Master de Hotéis.