Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 23 de Setembro de 2018 às 21:43

O lado de lá I


CHRISTIAN FREIRE ALBRECHTC/DIVULGAÇÃO/JC
Mesmo com o céu plúmbeo, Porto Alegre tem lá seus encantos. Vista do alto. A imagem mostra que o bairro Floresta e o Quarto Distrito tem poucos prédios em termos relativos, ao passo que, na direita, se observa o contrário. Até a década de 1990, empreendedores costumavam dizer que o bairro tinha tudo para ser um polo de atração.
Mesmo com o céu plúmbeo, Porto Alegre tem lá seus encantos. Vista do alto. A imagem mostra que o bairro Floresta e o Quarto Distrito tem poucos prédios em termos relativos, ao passo que, na direita, se observa o contrário. Até a década de 1990, empreendedores costumavam dizer que o bairro tinha tudo para ser um polo de atração.
 

O lado de lá II

Argumentava-se à época, que toda aquela região já tinha infraestrutura e ficava perto de tudo, do aeroporto Salgado Filho, da BR-116 Norte, da freeway, da travessia do Guaíba, da BR-290 e da BR-116 Sul, sem falar na acesso facilitado ao Centro Histórico da Capital. Só que as vilas e a própria rua Voluntários da Pátria não são exatamente um bom cartão de visitas.

A renúncia de Argollo

A renúncia do médico Paulo de Argollo Mendes à presidência do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul calou fundo na categoria. O Simers se divide entre antes e depois dele. Defendeu os médicos com unhas e dentes e nunca se furtou ao embate quando foi preciso. Na carta de renúncia, Argollo queixou-se de perseguição vil por parte de adversários.
 

Bloco na rua...

Com as severas restrições à propaganda eleitoral nas ruas e também pela falta do vil metal, os candidatos nas proporcionais fazem limonada do limão e montam suas barracas em locais específicos, enquanto a militância fica em ruas e esquinas fazendo bandeiraços. Rede social pode muito, mas não pode tudo.

...e nas caixas postais

A duas semanas do pleito, é perceptível o aumento da movimentação de cabos eleitorais. Até há poucos dias, não se via gente nas esquinas agitando bandeiras e distribuindo propaganda, o que passou a ser corriqueiro nas principais avenidas de Porto Alegre. Também as caixas postais dos edifícios residenciais estão sendo entupidas nos últimos dias com os santinhos.

O pila chinês

pg3 cédeula de 1 pila criado pelo aplicativo 99 - reprodução

pg3 cédeula de 1 pila criado pelo aplicativo 99 - reprodução


/REPRODUÇÃO/JC
Para celebrar a Revolução Farroupilha, a empresa de mobilidade urbana 99, da gigante chinesa DiDi Chuxing, lançou a moeda comum na boca dos gaúchos, o pila. Serão cédulas físicas nos valores de um, dois e três pila com motivos pampeanos. A cada três corridas realizadas por meio do aplicativo, o usuário ganha uma cédula física para abater de futuras corridas. No fundo, um cupom de desconto travestido de dinheiro.

Falsidades a granel I

No início da campanha eleitoral os veículos de comunicação e o Face prometeram rigor para evitar as falsas notícias. Se foi este o plano, não deu certo. É extraordinária a quantidade e proliferação de fake news nas redes sociais, quase sempre compartilhadas por: 1) pessoas ingênuas; 2) pessoas sem noção; 3) pessoas de má fé, não necessariamente nesta ordem.

Falsidades a granel II

É comum que militantes dos candidatos criem ou turbinem vídeos, fotos ou informações que nunca existiram ou foram falsificadas, isso sem falar na extração de frases fora do contexto que resultam em sentido diferente no qual foi inserido originalmente. Somos o paraíso para vigarices de todos os tipos, inclusive na criação da palavra e das imagens.

Ingovernável

Volta e meia, presidenciáveis falam em Constituinte para, supõe-se, remendar o irremendável, a Carta de 1988. Qualquer pessoa de bom senso sabe que a Constituição só prevê direitos, mas não deveres - aliás, uma distorção bem brasileira. Pode-se acusar José Sarney (MDB) de tudo, mas não de ter dito uma inverdade ao promulgá-la, quando presidente: a Constituição tornaria o Brasil ingovernável.

Verba de campanha

G overnantes com pleitos malucos não são novidade, mas o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ganha ouro na olimpíada dos disparates ao pedir
US$ 500 milhões para a ONU para repatriar os venezuelanos que deixaram o país e optarem por voltar. Mesmo que ganhasse esse dinheiro, ia sobrar muita verba de campanha.

Miúdas

  • RECUPERAÇÃO da freeway ficou para esta semana. Oremos, irmãos em cratera.
  • EM anos anteriores antes mesmo da entrada oficial da primavera, as árvores estavam bem mais floridas.
  • DÓLAR murchou legal na semana passada. Teoricamente porque Jair Bolsonaro (PSL) está na frente nas pesquisas.
  • SE acontecer mesmo uma reação centrista para evitar a polarização atual no segundo turno, será um milagre.
  • MILAGRES acontecem, é verdade. Mas este precisa ser um grande. A conferir.
  • COMO sempre, a maioria dos candidatos aprende a se comunicar com o eleitor quando é já tarde demais.

Finais

  • HOTEL Laghetto Stilo Higienópolis inaugura amanhã como o primeiro empreendimento da bandeira Stilo em Porto Alegre e o quarto do Brasil.
  • Revista GOOOL, de José Aveline Neto, completou 35 anos.
  • JORNADA de Serviço de Controle de Infecção e Infectologia do Hospital São Lucas começa amanhã.
  • BLOCKCHAIN e Criptomoedas, tema para o Tá na Mesa da Federasul nesta quarta-feira.