Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 14 de Agosto de 2018 às 22:40

A saída Ana Amélia


VOTO/DIVULGAÇÃO/JC
A escolha da senadora Ana Amélia Lemos (PP) para vice na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB) ao Planalto pode ter nascido há um ano, mais precisamente no dia 17 de agosto. A Revista Voto havia convidado o então governador paulista para o almoço Brasil de Ideias. No final, a diretora da publicação, Karim Miskulin (e), sugeriu a Alckmin que escolhesse a senadora como sua vice, fato presenciado por este colunista. O palestrante ficou de pensar na ideia. Deu no que deu.
A escolha da senadora Ana Amélia Lemos (PP) para vice na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB) ao Planalto pode ter nascido há um ano, mais precisamente no dia 17 de agosto. A Revista Voto havia convidado o então governador paulista para o almoço Brasil de Ideias. No final, a diretora da publicação, Karim Miskulin (e), sugeriu a Alckmin que escolhesse a senadora como sua vice, fato presenciado por este colunista. O palestrante ficou de pensar na ideia. Deu no que deu.

Enigmas a decifrar I

À medida que a campanha eleitoral e os debates avançam, os políticos são acionados para que possam dar uma pista. Nacionalmente há quem diga até que o segundo turno pode ser disputado entre Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL), o voto-poste, especialmente pelo colégio eleitoral do Nordeste. Analistas como Leonardo Camargo, da Factual Consultoria, estimam que a refrega final será com Geraldo Alckmin (PSDB) e Jair Bolsonaro.

Enigmas a decifrar II

O ex-governador paulista teria a vantagem de contar com parte dos votos do PT no segundo turno, para evitar ao máximo que Bolsonaro seja eleito. Ele foi bem ou mal nos debates? Para alguns cientistas políticos, mal; para a maioria, bem. Mas o programa que nós vemos, o grande diretório nacional, não é o mesmo que o morador de subúrbio ou de vila vê. O cientista político Leo Voigt não vê maior problema nesta visão dupla.

Enigmas a decifrar III

Por um simples motivo, diz Voigt. Com a campanha aquecida quem induz a inclinação de voto das periferias é sempre a classe média. A equação fica complexa quando se analisa o número de eleitores por região. A orgulhosa Região Sul representa apenas 15,2% dos votos dos 147 milhões de eleitores, dado do TSE. O Centro-Oeste e o Norte tem mais eleitores que os estados do Sul. Já o Nordeste entra com 28%, um poder de fogo considerável.

Breve nos cinemas

Perto dos filmes sobre tubarões, o pioneiro Tubarão, no início dos anos 1970, é um conto de fadas. O cinemão já criou tubarões com três cabeças, tubarões que "nadam" na neve, tubarões zumbi, que voam e outros mais. Como a Nasa descobriu água em Marte, não é de duvidar que, em breve, surja um tubarão marciano devorador de terráqueos vindo do espaço sideral.

Vida difícil

O cadeirante que apareceu na foto publicada ontem dirigindo sua cadeira de rodas elétrica entre veículos se identificou na imagem. "Logicamente eu não gostaria de ser obrigado a transitar no meio dos veículos me expondo, colocando em risco a minha segurança e dos outros, mas infelizmente, não tenho outra opção." Referia-se à falta de acessibilidade das calçadas da Capital, definindo-as como "pista de rally cross". Nisso ele tem toda a razão.

Centro de referência

O Hospital São Francisco da Santa Casa leva em primeira mão ao Congresso Socergs (16 a 18/08) a divulgação da parceria entre o hospital gaúcho e Josep Brugada, cardiologista espanhol que descobriu e dá nome à Síndrome de Brugada. Em uma ação inédita no Brasil, a atuação em conjunto possibilitará a criação do maior centro de referência no tratamento de fibrilação arterial e arritmias complexas do País. À frente da iniciativa, estão os médicos Fernando Lucchese e Carlos Kalil.

Votação paralela

O grupo gaúcho Maciel será o responsável, pela terceira vez, pela votação paralela nas eleições em todo o território nacional. Trata-se de um procedimento obrigatório do TSE, em que algumas urnas são escolhidas por amostragem para serem submetidas à auditoria. Para tanto, faz-se paralelamente a votação eletrônica e a contagem em cédulas de papel.

Xote de sarandeio

Vice de Ciro Gomes (PDT), a ex-senadora Kátia Abreu (PDT) falou que vai para a Expointer. Inimiga jurada dos pecuaristas, a ex-defensora do campo não tem ideia da sua rejeição, como sabem até as chinchas dos cavalos da peonada.

Miúdas

  • ACIONISTAS do banco Sul Brasileiro estão a ver navios desde que entraram com ação nos anos 1990.
  • ASSUNTO ainda está "em análise" nas cortes superiores. Estima-se o final da "análise" no velho Dia de São Nunca.
  • O ESTADO moderno brasileiro é, cada vez mais e necessariamente, um ente caloteiro.
  • PT fará enorme barulho em todo o País hoje para tentar emplacar a candidatura do ex-presidente Lula.
  • ORDEM de combate é a candidatura Lula; segunda opção, Lula; terceira opção, Lula. O resto é estepe.

Finais

  • PUBLICITÁRIO Gil Kurtz (Vossa) faz palestra no #DIAE Dia do Estudante do CIEE-RS para estudantes do Ensino Médio da Capital amanhã/13h30min/Teatro do CIEE.
  • ABRIGO Beneficente Monsenhor Felipe Diel completa 50 anos de atuação com festa/15h30min/Paróquia N. S. de Navegantes.
  • COM seu habitual bom humor, Miguel Fallabela fará palestra dia 22 na Expoagas.