Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 02 de Agosto de 2018 às 22:40

O buraco é mais embaixo


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Parece, mas não é um cenário de explosão de algum artefato bélico ou queda de meteorito. Depois de nota e foto da página sobre o estado crítico das lajotas na esquina da Rua da Praia com a Uruguai, a prefeitura está fazendo obra de restauração no tradicional Largos Medeiros, Centro Histórico da Capital.
Parece, mas não é um cenário de explosão de algum artefato bélico ou queda de meteorito. Depois de nota e foto da página sobre o estado crítico das lajotas na esquina da Rua da Praia com a Uruguai, a prefeitura está fazendo obra de restauração no tradicional Largos Medeiros, Centro Histórico da Capital.

Os guaipecas

Cai um avião comercial e, mesmo que não tenha havido fatalidades, faz-se um escarcéu. Caso do acidente no México. O complexo de guaipeca sussurra em tom suspeito que o avião foi fabricado pela Embraer. Se fosse Airbus ou Boeing, sem problemas, mas se é da Embraer é como se fosse avião de segunda, coisa que o produto nacional não é, muito antes pelo contrário.

A nuvem de Magalhães I

Entra eleição e sai eleição, é cada vez mais atual a frase do deputado mineiro Magalhães Pinto sobre a política ser como uma nuvem: olha e está de um jeito, olha de novo, está de outro. Caso do PP. Mudou tudo. Ou melhor, desarrumou tudo na disputa eleitoral no Rio Grande do Sul. Para o Piratini e para o Senado. Ana Amélia Lemos (PP) concordando em ser vice de Geraldo Alckmin (PSDB) à presidência da República, em tese deixa o deputado Luis Carlos Heinze no pincel na corrida ao governo do Estado.

A nuvem de Magalhães II

Só que não. Com Ana Amélia fora da disputa, Heinze deve concorrer ao Senado, ficando em aberto se será só ele ou mais alguém. E o candidato tucano ao Palácio Piratini, Eduardo Leite, pode conseguir o valioso protagonismo do PP em sua campanha. Embora algumas vozes prefiram apoiar José Ivo Sartori (MDB), o fato de o palanque tucano ter a figura de Ana Amélia como vice faz o apoio do PP ao PSDB torna-se quase obrigatório. Uma peça que mudou no tabuleiro acarretou essa mudança toda.

Um em três

Uma correção na nota de quinta-feira sobre a palestra do médico Fernando Lucchese no Tá na Mesa: para se ter uma ideia do avanço da longevidade dos brasileiros, basta dizer que a cada três anos a expectativa de vida aumenta mais um ano. São dados oficiais do IBGE.

Preferência de filho

Os shoppings serão as preferências para 43% dos filhos gaúchos na hora de comprar o presente para o Dia dos Pais, de acordo com a pesquisa da Associação AGV. Lojas do centro da cidade (22%) e lojas próximas ao trabalho/casa (20,6%) também figuram entre as principais opções. Internet ficou com 14%.

Gestão em hospitais

A boa performance das instituições, a excelência nos serviços e a verdadeira humanização no atendimento só serão garantidos quando os resultados derem fôlego a investimentos em qualificação profissional e inovação, afirma Henri Chazan, presidente do Sindicato dos Hospitais. Assunto para o Seminários de Gestão nesta sexta-feira, 13h, no Hotel Continental de Porto Alegre.

Historinha de sexta-feira

Na segunda metade dos anos 1970. Preferido por políticos, o Whisky Center, que ficava numa galeria na rua Riachuelo, estava repleto de deputados e assessores fazendo hora extra. Discutia-se civilizadamente, mas dependendo da temperatura e pressão o bochincho derrubava a civilidade.
Foi o que aconteceu numa noite de sexta-feira. Depois de elevado número de doses, deputados da situação e oposição elevaram os decibéis. Das palavras duras aos palavrões e destes para a promessa do desforço físico foi um upa. A guerra parecia inevitável, quando todos viram o chamado popular botar a mão bem devagar no bolso traseiro da calça.
Devagar, bem devagarinho, ele puxou o que parecia ser uma arma. Silêncio total. Todos estavam olhando para ele. Em câmara lenta o braço cumpriu o ciclo e na mão todos viram que em vez de um revólver ele puxou do bolso um... pente. Alívio, risadas, e o mundo ficou em paz de novo.
Se foi de propósito ou simples hábito ninguém ficou sabendo, porque em seguida ele desapareceu.

Gritaria de tradição

A julgar pelo número de mensagens recebidas, muita gente concorda com a opinião de um leitor sobre o excesso de gritos dos balconistas das peixarias do Mercado Público. Observação in loco comprova, os gritos assustam os clientes. Parecem as trombetas de Jericó que derrubam muros.

Miúdas

  • ESPÍRITO Butantã: diminuição de mortes no trânsito da Capital se deve à baixa velocidade por causa dos buracos.
  • ESPÍRITO Butantã 2: se fosse Natal daria para tapar os buracos com panetones. Asfalto tipo borracha.
  • LISBOA, quinta, 19h horário local, termômetros marcando 41 graus centígrados.
  • PREFEITO Nelson Marchezan Júnior (PSDB) se tornou especialista em perder os melhores secretários.
  • JÁ tem buraco até no trecho do vão móvel da ponte do Guaíba. Se aprofundar muito, os veículos naufragam.
  • MAMAÇO Festivo, forma que a prefeitura de Nova Petrópolis criou para festejar o Dia da Amamentação.
     

Finais

HOSPITAL São Lucas da Pucrs promove uma série de ações na Semana Mundial do Aleitamento Materno, o Agosto Dourado. MÃE de Deus Center está presente com espaço funcional e moderno na Casa Cor 2018, na rua Carlos Huber, ao lado do Colégio Farroupilha. GLOBAL inicia o segundo semestre com cinco novas contratações.