Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 25 de Julho de 2018 às 22:53

Navegar é preciso


CHRISTINE OLSSON/AFP/JC
Certo, é verão no Hemisfério Norte, mas uma onda de calor na Europa e até na Ásia está tirando todo o charme da estação. Pior, está matando gente. A cena é do Centro de Estocolmo, na Suécia, país que teve o período mais quente dos últimos 260 anos. Meticulosos como são, os nórdicos guardam registros do clima desde aquela época.
Certo, é verão no Hemisfério Norte, mas uma onda de calor na Europa e até na Ásia está tirando todo o charme da estação. Pior, está matando gente. A cena é do Centro de Estocolmo, na Suécia, país que teve o período mais quente dos últimos 260 anos. Meticulosos como são, os nórdicos guardam registros do clima desde aquela época.

Coisas que irritam

Fazer uma reclamação nos formulários virtuais que teoricamente atendem por "falem conosco" é uma das piores maldades da vida moderna em boa parte dos casos. Deveriam se chamar "não falem conosco". Isso órgãos de defesa do consumidor não enxergam. Nem eles, nem suas excelências. As atenções vão só para as minorias. A maioria não é gente.

O chute

Chute no pau da barraca. Observa-se entre muitos os eleitores de Jair Bolsonaro (PSL) um argumento paradoxal. Não necessariamente o veem como o candidato dos sonhos, até mesmo não simpatizam com ele e suas ideias, mas querem votar nele para que ele, eleito, faça o que se lê no início desta nota.

Os fiscais

Empresas como a Airbus e a Thales estão pensando em como reduzir o número de pilotos necessários em voos de longa distância. O sonho de consumo é ter apenas um piloto no cockpit em vez de três ou quatro. Chegará a vez de não ter nenhum. Hoje, piloto é fiscal de computador.

Avis rara

Não está fácil a escolha dos vices. Jair Bolsonaro está à procura de um, o tucano Geraldo Alckmin também, depois que o filho do vice de Lula (PT), Josué Christiano Gomes da Silva (PR), desistiu de compor chapa com o PSDB. Agora quem o quer é o mineiro Fernando Pimentel, o candidato petista ao governo. Antigamente, dizia-se que ser vice era igual a ser rabo de sardinha.

Estranhos no ninho

O mal dos prefeitos da cidade grande é que eles não dirigem no dia a dia. Todas as críticas parecem exageradas. Se fizessem o percurso entre suas residências e a prefeitura, de preferência com um carro pequeno com aro 15 ou 16, veriam o que é bom para a tosse.

Fé na saída

Em palestra no Global Agribusiness Forum, em São Paulo, Francisco Turra deu uma injeção de ânimo no setor de proteína animal, que atravessa uma grave crise no País. "Nunca tivemos casos de influenza aviária e somos livres de várias doenças no setor de suínos. Tenho toda crença de que nós vamos superar este momento", disse o presidente da ABPA.

Buraco assassino I

Leitor que se diz no máximo da escala de ira possível, conta que vai processar a prefeitura de Porto Alegre porque passou com seu carro em um buraco que estraçalhou o pneu dianteiro. Vai ter um problema de prova, porque passou por tantos buracos que não sabe precisar qual deles assassinou o pneu. Só sabe que foi no bairro Moinhos de Vento.

Buraco assassino II

Lutar pelo Buraco Zero é um exercício frustrante. E não é apenas culpa do atual alcaide, é uma sucessão do não fazer que se fez presente a partir dos anos 1990. E é reflexo de uma sociedade que não tem o capricho entre suas prioridades. Basta atravessar a fronteira do Uruguai e Argentina para observar a diferença.

Causa ferroviária

O Núcleo de Estudos Ferroviários promove dia 15 de agosto um seminário que objetiva conscientizar a população sobre a importância desse modal. A promoção do Sindicato dos Ferroviários do Rio Grande do Sul será dia 15 de agosto às 9h na sede da entidade, rua Voluntários da Pátria, 595/5º andar.

Miúdas

HOJE É o Dia dos Avós, mais uma das tantas datas promocionais criadas em torno da família.
IGREJA Católica lembra hoje a memória de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria, avós de Jesus Cristo.
MAÇÃS da variedade Fuji, antes tão saborosas, agora não têm gosto. Na melhor das hipóteses, gosto de isopor.
FORMA mais rápida de encharcar os pés em dia de chuva é caminhar na Rua da Praia na parte das pedras portuguesas.
COLOCAÇÃO é tão mal feita que a água acumula nas depressões que abundam a cada metro caminhado.
CHUVAS abaixo da média neste inverno, eles nos prometeram. E nós acreditamos.

Finais

SÃO Leopoldo completa 194 anos, história que começou na imigração alemã. Parabéns ao povo capilé. OTELIO Drebes, fundador da rede de Lojas Lebes, receberá dia 1 a Medalha Mérito Farroupilha da Assembleia Legislativa. PGQP promove dia 13 de agosto/Teatro do Sesi/9h a 19ª edição do Congresso Internacional da Gestão.