Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 23 de Julho de 2018 às 22:38

Queijos e eleições I

Ana Luiza Trajano provando queijos em Rivera, no Uruguai

Ana Luiza Trajano provando queijos em Rivera, no Uruguai


/DUDA PINTO/divulgação/JC
A vitória da seleção francesa na Copa do Mundo colocou o país em evidência, e, aproveitando o gancho, o turismo e os produtos franceses tiveram grande impulso. A empresa Lactalis, por exemplo, teceu loas aos insuperáveis queijos franceses que também produz, citando o fato de que existem, no país euroupeu - que mal e mal é do tamanho de Minas Gerais - cerca de 300 tipos de fromages.
A vitória da seleção francesa na Copa do Mundo colocou o país em evidência, e, aproveitando o gancho, o turismo e os produtos franceses tiveram grande impulso. A empresa Lactalis, por exemplo, teceu loas aos insuperáveis queijos franceses que também produz, citando o fato de que existem, no país euroupeu - que mal e mal é do tamanho de Minas Gerais - cerca de 300 tipos de fromages.

Queijos e eleições II

Na década de 1960, ante as dificuldades em compor seu governo, o general Charles de Gaulle fez um desabafo dizendo que era impossível governar um país com 246 tipos de queijos, quase um para cada dia do ano. Qualquer analogia entre a quantidade de tipos de queijos na França e o número de partidos políticos no Brasil não terá sido mera coincidência. Governar como? Queijo, pelo menos, dá para digerir.

Vitrine gaúcha

Dos dois pré-candidatos - eufemismo para "candidatos" - à presidência da República que tinham agenda em Porto Alegre nesta semana, apenas Marina Silva (Rede) estará aqui, na sexta-feira, para falar no Tá na Mesa da Federasul. Geraldo Alckmin (PSDB), que palestraria no Brasil de Ideias amanhã, adiou o compromisso.

Bem-guardados

De acordo com a Lei Federal nº 7.474/1986, o Ministério da Justiça é responsável pela segurança dos candidatos à presidência da República a partir da homologação dos seus nomes em convenção partidária.

Executivos de calçada

Cresce mais que inço em roça não lavrada a moda de escritório na rua. O cidadão chega com maleta, abre, pega o celular e senta o mais perto possível da entrada de hotéis, em especial. Em seguida, age como em um escritório normal, fala e ouve assuntos corporativos de sua empresa ou escritório sem se importar com ouvidos alheios. O segredo? Usar a rede Wi-Fi do estabelecimento.

Lamento porto-alegrense

O leitor Jorge Crispim espantou-se nos cinco dias que passou no Rio de Janeiro. "Andei o suficiente por lá e não encontrei nenhum buraco nas ruas!", disse entre outros elogios ao trânsito carioca. Bem, aqui estamos como os dizeres do pórtico do Inferno de Dante Alighieri: "Vós que entrais, perdei toda a esperança".

Lei da Migração

O BRDE será sede, nesta sexta-feira, a partir das 8h30min, do evento Nova Lei de Migração: uma janela de oportunidades - iniciativa do governo com o apoio do banco e de várias entidades internacionais ligadas ao tema. Entre outros assuntos, especialistas explicarão como aplicar a legislação trabalhista para imigrantes contratados por empresas.

Como era verde minha cana

A Nicarágua de Daniel Ortega apelou para o mesmo mecanismo que regimes fechados de direita usam: tratam os dissidentes do regime a cacetadas. Tristes trópicos. É mais uma dessas revoluções em que o líder que toma o poder coloca Super Bonder no assento do trono. Nos anos 1970, alguns gaúchos cheios de fervor revolucionário se voluntariaram para cortar cana para ajudar a causa sandinista.

Miúdas

  • ELEIÇÕES deste ano terão a menor ligação com a economia de todas as anteriores.
  • POR causa dos gastos do governo, o PIB sempre avançava em anos eleitorais. Capitalismo de Estado é fogo.
  • REESTIPULAR o valor do pedágio da freeway entre R$ 2,00 e R$ 6,00 é um chute dos medonhos.
  • QUANDO o TCU mandou a Concepa reduzir o pedágio pela metade, deu início à embrulhada que vige.
  • CONFORTA ver uma viatura da Brigada Militar à noite em pontos como a esquina da Goethe com a 24 de Outubro.
     

Finais

HOSPITAL Ernesto Dornelles é o primeiro da região a realizar cirurgia de gastroplastia endoscópica (redução de estômago por endoscopia, sem cortes, com recuperação imediata e alta no mesmo dia). JORNALISTA Roseli Santos lança o livro de crônicas A Caixa das Palavras, crônicas publicadas no Jornal Panorama. FINAL gaúcha do Campeonato Mundial de Karaokê será dia 31/22h30min/Boteco Babilônia (avenida Pernambuco, 2.384).