Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 19 de Julho de 2018 às 20:55

De volta ao passado


ACERVO ALFONSO ABRAHAM/DIVULGAÇÃO/JC
Fala-se muito em trens e trilhos no passado do Rio Grande do Sul, mas pouco dos chamados carros-motor, alguns fabricados em Santa Maria como os da foto. A então estatal ferroviária gaúcha (VFRGS) os utilizava em trechos curtos ou nos que não valiam a pena colocar uma composição inteira. Seriam os lotações de hoje. Nos anos 1960, a VFRGS também usava as Rural Willys adaptadas para trafegar nos trilhos como se fossem táxis.
Fala-se muito em trens e trilhos no passado do Rio Grande do Sul, mas pouco dos chamados carros-motor, alguns fabricados em Santa Maria como os da foto. A então estatal ferroviária gaúcha (VFRGS) os utilizava em trechos curtos ou nos que não valiam a pena colocar uma composição inteira. Seriam os lotações de hoje. Nos anos 1960, a VFRGS também usava as Rural Willys adaptadas para trafegar nos trilhos como se fossem táxis.

Devo, não nego...

O Banco Central divulgou estudo mostrando que 96% da população brasileira ainda usa dinheiro vivo - além de outros meios - para pagar contas. Parecia muito menos, mas não contavam com o pessoal de baixa renda (a maioria da população) que não pode ou não tem acesso a meios de pagamento eletrônico. Enquanto isso, há casos em que o consumidor fica sem entender certas empresas.

...mas onde pago?

Uma grande rede de varejo, e não é a única, não tem débito em conta do maior banco brasileiro. Deve ser desacerto entre ela e o banco, mas se explica não justifica. E aos poucos vão abolindo o boleto, pagamento só eletrônico. Então, como o vivente que não opera na web pode pagar a conta feita nessa rede? Via Divino Espírito Santo?

A mesma cantilena

Candidatos a cargos na eleição proporcional que acham que podem mandar e-mails em profusão esqueceram da astúcia do antispam. Muito barulho por nada. Mas temos que agradecer ao mecanismo. Abundam na caixa de spam baboseiras repetitivas pretensamente solenes tipo "saúde, educação e segurança" como se tivessem descoberto a roda.

Obra longa vida

Para não dizer que a obra está completamente parada, dois ou três operários estão mexendo nas obras da trincheira da avenida Ceará. Nesse ritmo, o Juízo Final virá antes do fim da obra, que já começou mal, porque lá atrás a prefeitura licitou a empreitada sem as devidas licenças e desapropriações.

Solidariedade no transplante

Após o óbito de quatro entes queridos no HPS de Canoas, familiares autorizaram que os órgãos fossem retirados e encaminhados para a realização de transplantes. Ao todo, 15 órgãos foram captados, dando nova esperança de vida a pacientes que precisavam de fígado, rins e córneas.

Um mercado específico

A reportagem cultural desta edição traz um relato sobre o funcionamento de um mercado bem específico: os sebos. O preço do livro usado é determinado por uma imensa quantidade de fatores. Por exemplo, um livro sublinhado, perde valor. Agora, se o grifo é de alguém importante, o preço aumenta.
 

Zona desconhecida

Uma grande incorporadora imobiliária de Santa Catarina, a Pedra Branca de Palhoça, é pioneira no estado e uma das primeiras do Brasil na aceitação da moeda digital bitcoin para a compra de seus empreendimentos. Moedas virtuais parecem ser opção interessante, mas elas navegam em mares nunca dantes navegados.

Historinha de sexta

Nos anos 1980, um dos frequentadores do Restaurante Dona Maria, na rua José Montaury, encasquetou que tinha achado a fórmula perfeita para se eleger deputado estadual. Barbeiro de profissão, mandou confeccionar dezenas de milhares de santinhos e passou a distribuí-los como hoje se distribui propaganda, que na época não era comum.
Faltando alguns dias para a eleição, ele voltou ao Dona Maria e deu ciência aos amigos que sua vaga na Assembleia Legislativa eram favas contadas. Mas como, se ele era um ilustre desconhecido?
Fiz os cálculos científicos. Pelo menos um terço das pessoas a quem entreguei a propaganda deve votar em mim.
Cientificamente entrou pelo cano. Não fez nem 50 votos entre parentes e fregueses.

Miúdas

  • DUAS lojas da Esquina Democrática estão sem inquilinos. Faz parte do quadro geral da área central.
  • EM épocas passadas, haveria grande fila de espera de interessados em alugá-las.
  • EM mensagens gravadas ouve-se cada vez mais esmartefone. Destroem o português e o inglês.
  • QUEM está destruindo o capitalismo incipiente no Brasil não é a esquerda, não, é o capitalismo selvagem.
  • NUNCA antes na história deste País se viu tanta fome, e fome excessiva, para garfar o consumidor.
  • MEGA-Sena acumula e pode pagar R$ 62 milhões no sorteio de amanhã. Dá para esquecer a tristeza com os rumos do País.
  • TRÊS pessoas são capazes de guardar um segredo se duas delas estiverem mortas (Benjamin Franklin).