Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 17 de Julho de 2018 às 22:11

Os náufragos


MARCELO G. RIBEIRO/JC
Enquanto seu sol não, vem dona chuva faz os estragos costumeiros na nossa já combalida rede de esgotos pluviais, bocas de lobo entupidas, principalmente pelo descaso da população, e as zonas de alagamento em todos os bairros. E com ela, os buracos já existentes ficaram mais fundos e largos e nascem irmãozinhos sem parar. E o pedestre, bem, o pedestre não está longe de ter que usar boia salva-vidas.
Enquanto seu sol não, vem dona chuva faz os estragos costumeiros na nossa já combalida rede de esgotos pluviais, bocas de lobo entupidas, principalmente pelo descaso da população, e as zonas de alagamento em todos os bairros. E com ela, os buracos já existentes ficaram mais fundos e largos e nascem irmãozinhos sem parar. E o pedestre, bem, o pedestre não está longe de ter que usar boia salva-vidas.
 

Ferrovias

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias no Rio Grande do Sul está lançando o Projeto Núcleo de Estudos Ferroviários para discutir este modal de transporte, informa o presidente João Edacir Calegari. No final do século XIX, o Brasil tinha uma das maiores malhas ferroviárias do mundo; no início do século XXI, só restaram destroços do que já fomos.

O negócio shopping center...

A Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) realizou um encontro em Porto Alegre para analisar tendências do segmento. O certo é que se abandonou o conceito de centro de compras, diz Cátilo Cândido, diretor da entidade. O negócio agora é multiuso, com operações que há alguns anos seriam impensáveis. No Estado, serão inaugurados o de Passo Fundo e o de Alvorada, explica Cândido.

...tem muito chão pela frente

Há grande apetite por shoppings no Nordeste do País, inclusive em cidades do interior. Nestas, o grande atrativo é o ar-condicionado, óbvio. Também há espaço para outlets e strip malls em piso único. Mas nem tudo são flores. Um dos problemas que inibem operações diferenciadas é o excesso de regulamentação, exigências descabidas que acabam por inviabilizar investimentos.

Hard Rock Hotel

Além do Hard Rock Café de Gramado, o município da serra terá o Hard Rock Hotel, previsto para a ERS-235 que liga Gramado a Nova Petrópolis. No exterior, o grupo é o mesmo, mas aqui são franqueados diferentes. No início serão 300 apartamentos pelo sistema de compartilhamento. Especula-se que os valores das cotas podem variar entre R$ 63 mil e
R$ 200 mil. A operação é coordenada pela Venture Capital Investimentos, informa o jornalista Miron Neto.

Horta em condomínio

A SindExpo - Feira de Fornecedores e Serviços para Condomínios - apostou na apresentação de um Condomínio Verde na edição 2018. O espaço diferenciado será projetado por empresas que trabalham soluções sustentáveis, inovações e redução no consumo de água e energia, como telhado verde, jardins e hortas entre outras. A feira será realizada nos dias 20, 21 e 22 de julho no Centro de Eventos do BarraShoppingSul.

Montanha de óculos

A recorrente falta de tempo das pessoas que têm que conciliar a jornada de trabalho com as tarefas de casa e os cuidados com a família se torna oportunidade para empresas oferecerem seus serviços onde o cliente estiver. Em miúdos, se Maomé não vai à montanha a montanha vai a Maomé. Caso da Óptica Foernges, que inaugurou este serviço.

Como uma onda no mar

Quando aparece um vídeo no WahtsApp ou postagem no Facebook que termina com a expressão "repasse sem dó" pode ter três certezas: 1) é um vídeo ancião, circula na web por meses quando não anos - voltam como uma onda no mar; 2) pode ser vírus; 3) é fake ou montagem descarada. Não existe ninguém mais crédulo que boa parte dos internautas.

Nomes da imprensa

Será lançado hoje às 11h Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini o 4º volume da publicação 'Nomes que fizeram a imprensa gaúcha' da Revista Press. Os biografados desta edição são Bira Valdez, Celito de Grandi, Clóvis Duarte, Danilo Ucha, Jayme Copstein, Jose Abraham, Paulo Sant'Ana, P.F. Gastal, Plínio Saraiva e Tatata Pimentel.

Jogo dos erros

O presidente dos EUA, Donald Trump, é mesmo um sujeito errático. Quando diz alguma coisa importante, é bom esperar pelo menos 24 horas, porque ele pode desdizer o que disse. Caso da entrevista coletiva com Vladimir Putin, quando falou que a Rússia não interferiu na sua eleição. Ontem disse que errou ao afirmar isso.

Miúdas

  • REDE Bob's inicia a substituição de todos os canudos de plástico de seus restaurantes por biodegradáveis.
  • CAMINHO lógico e sensato. Não precisa proibi-los, como queria um vereador de Porto Alegre.
  • MAIS um problemão: TV Pampa informa que ambulâncias do Samu não estão preparadas para resgates na freeway.
  • PROMESSAS de campanha eleitoral só comprometem aqueles que as recebem (Charles De Gaulle).
  • VELHO e surrado tema da dívida pública volta a ser tema de campanha. Bandeira fácil.

Finais

  • JOSÉ Fogaça (MDB) fala hoje na reunião-almoço da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Coronel Marcos, 163 - Pedra Redonda).
  • ABERTURA das Atividades Alusivas ao Mês de Aniversário de Criação dos Cursos Jurídicos no Brasil será dia 1 de agosto/17h30/Iargs.
  • PARCERIA entre IAB-RS/prefeitura de São Leopoldo/Unisinos dará início às 10h ao projeto de Assistência Técnica de Habitação para o bairro Vicentina.