Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 16 de Julho de 2018 às 22:30

Dia do Comerciante...


ACPA/DIVULGAÇÃO/JC
A Associação Comercial de Porto Alegre prestou uma homenagem ao varejo da Capital ontem, Dia do Comerciante, com a colocação de balões na entrada do Palácio do Comércio. Durante a ação foi distribuído o caderno Dia do Comércio, encartado na edição do Jornal do Comércio. O local tem tudo a ver, já que a data de 16 de julho assinala o aniversário do nascimento de José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, que dá nome ao Largo onde está localizada a sede da entidade.
A Associação Comercial de Porto Alegre prestou uma homenagem ao varejo da Capital ontem, Dia do Comerciante, com a colocação de balões na entrada do Palácio do Comércio. Durante a ação foi distribuído o caderno Dia do Comércio, encartado na edição do Jornal do Comércio. O local tem tudo a ver, já que a data de 16 de julho assinala o aniversário do nascimento de José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, que dá nome ao Largo onde está localizada a sede da entidade.

...é o Dia do Teimoso

Ser comerciante, hoje, é muito mais que apenas botar a barriga no balcão, como se dizia antigamente. Ser comerciante é ver queda nas vendas ou pela crise ou pela concorrência desleal do comércio informal. Ser comerciante é conviver com a burocracia infernal com dezenas de órgãos públicos que não se conversam. Ser comerciante é ser considerado vilão, porque sempre tem que descarregar em alguém. Ser comerciante é perseverar quando as dificuldades são tantas que dá vontade de fechar as portas, mas não vai de teimoso.

Cenas praianas

Três veranistas, moçoilas, sentadas à beira mar em Rainha do Mar, 11h30min. Chimarrão e petiscos. Passa uma moto, que logo retorna e acontece o assalto. Motoqueiro de arma em punho, comparsa recolhe o de sempre e as chaves da casa. Delegacia fechada. Registro do BO em Porto Alegre. Além dos bens materiais, precisaram pagar um Uber POA-Litoral para levar a cópia das chaves.

Legislando no tapetão

Entre os maiores despautérios dos nossos legislativos - como a nossa Câmara de Vereadores - está o de recorrer ao Judiciário. Depois se queixam da intromissão desse Poder. O Barão de Montesquieu, autor da separação entre os poderes, deve estar dando voltas no túmulo. Pela frequência de usos do tapetão, deve ser conhecido com Barão Piorra no além tumulo.

Mathias Nagelstein

Faleceu ontem, aos 81 anos, o advogado Mathias Nagelstein, pai do presidente da Câmara Municipal, Valter Nagelstein (MDB). A sessão foi interrompida com a notícia. Natural de Caxias do Sul, Mathias teve larga atuação política. Foi chefe da Casa Civil do governo Alceu Collares (PDT). Matéria nesta edição.
 

Parabéns

Caminhoneiros podem se orgulhar. Conseguiram derrubar o já tímido PIB de 2018. Não é para qualquer categoria conseguir esse desastre. Mesmo que seja um tiro no próprio pé.

Jovens aprendizes

A Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) foi a vencedora do edital do Ministério Público do Estado para a realização de projeto com 75 jovens em situação de abrigagem. Visa a formação técnica-profissional de adolescentes de baixa escolaridade que se encontram em acolhimento institucional. A iniciativa conta com a parceria do Grupo Herval e Grupo Epavi, que contratarão os jovens aprendizes.

O imortal da colina

O Esporte Clube Cruzeiro completou, sábado, 105 anos de existência. Está concluindo seu novo estádio em Cachoeirinha, capacidade de 16,5 mil espectadores, onde inaugurou seu Centro Administrativo. Para apoiar o veterano e antigo Leão da Montanha, vereadores de Porto Alegre entrarão na Campanha do Cimento do Cruzeiro, para ajudar a finalizar as obras.

Por falar em Cruzeiro...

...o clube foi fundado há 105 anos e seria campeão já na sua estreia. Mas não levou. A Gripe Espanhola assolava o Brasil e a única partida que faltava não foi realizada mesmo que, perdendo, empatando ou vencendo o Cruzeiro já seria o campeão.

A órfã

Prefeitos da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) se reuniram ontem para avaliar medidas de compensação às prefeituras envolvidas na manutenção de um trecho da freeway. Para o presidente da Granpal (associação dos municípios da RMPA) e prefeito de Viamão, André Pacheco (PSDB), a cobrança é indevida, os municípios não aceitam uma conta que não lhes pertence. Vai ser um veraneio maravilhoso esse próximo.
 

Miúdas

  • JURISTA Sepúlveda Pertence deixou de ser advogado de Lula (PT), por divergências com colegas.
  • JÁ era previsto. Dois bicudos não se beijam. Em causas como a defesa de Lula, quantidade não é qualidade. Mais é menos.
  • GLEISI Hoffman (PT) foi a Cuba pedir que interceda pela libertação do preso político Lula. Endereço errado. Cuba tem 120.
  • QUEM largou foguetes com o final da Copa foi o comércio, shoppings incluídos. Vendas foram muito mal.

Finais

DENNIS Bariani Koch toma posse hoje como vice-presidente da Junta Comercial (JucisRS) SEMINÁRIO sobre ensino de Arquitetura e Urbanismo será nesta quinta-feira/Fundação Iberê Camargo, promoção CAU/RS. FUNDAÇÃO Boticário recebe projetos de conservação da natureza ([email protected]).