Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 10 de Julho de 2018 às 21:45

A Porto Alegre que parou no tempo


CLAITON DORNELLES /JC
São apenas estes, mas há muitos outros relógios que fazem parte do cenário de Porto Alegre que marcaram a hora da sua morte, eventualmente com direito à ressurreição, se os responsáveis assim quisessem. O que está parado há mais tempo é o da IBM, no topo do chamado edifício do relógio, Rua da Praia com Ladeira. Está paralisado há tanto tempo que, na época, a IBM (International Business Machine) mal engatinhava nos computadores.
São apenas estes, mas há muitos outros relógios que fazem parte do cenário de Porto Alegre que marcaram a hora da sua morte, eventualmente com direito à ressurreição, se os responsáveis assim quisessem. O que está parado há mais tempo é o da IBM, no topo do chamado edifício do relógio, Rua da Praia com Ladeira. Está paralisado há tanto tempo que, na época, a IBM (International Business Machine) mal engatinhava nos computadores.

Trio parada dura II

Outro que deu seu último suspiro é o da antiga sede da Carris, na avenida João Pessoa em frente ao viaduto. Quando levaram os bondes, quem dava corda no mecanismo também foi embora junto. O da antiga Casa Masson deixou de dar o ar da sua graça há muitos anos. Mais novinho, já possuía mecanismo elétrico. Durante algum tempo, seu funcionamento foi intermitente, do tipo vaga-lume - acendia e apagava.

Falsificações

O Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar descobriu uma "fábrica" de placas de automóveis em um apartamento na Capital, com centenas de moldes e prensas. Na realidade, nem precisa de uma fábrica formal para falsificar placas. Nem mesmo precisa roubar uma. Com um rolo de fita isolante preta se consegue milagres de mudança de números.

Questão de amizade

Um dos deputados que entraram com o pedido de habeas corpus do ex-presidente Lula, o gaúcho Paulo Pimenta (PT) foi alertado previamente que o desembargador federal Rogério Favreto estaria de plantão no fim de semana passado. Segundo a Folha de S.Paulo, Pimenta disse que é amigo de longa data de Favreto. Se assim é, o desembargador não deveria ter declarado sua própria suspeição?

Câncer de próstata

Confirmaram presença no Congresso do Hospital Santa Rita, que acontece em agosto, em Porto Alegre, os médicos Miguel Srougi, referência em Urologia, e Rafael Coelho, especialista em Cirurgia Robótica. Srougi é o nome mais respeitado em cirurgias de câncer de próstata, e Coelho especializou-se no Florida Hospital (instituição de referência na técnica de cirurgia robótica). Os dois falarão sobre o que há de mais atual no tratamento de câncer na próstata.

Direto da Ajuris

A presidente da Ajuris, Vera Lúcia Deboni, foi promovida a desembargadora na sessão ordinária do Órgão Especial do TJ. Aprovada por unanimidade, a indicação foi pelo critério de merecimento. A relatoria da promoção foi da corregedora-geral da Justiça, desembargadora Denise Oliveira Cézar. Na mesma sessão, também a juíza Vivian Cristina Angonese Spengler foi promovida a desembargadora.

Pai e filho

Sábado próximo acontece, em Harmonia, no Vale do Caí, o Festival da Literatura do Colégio Estadual Jacob Hoff. Entre outros autores convidados estão os porto-alegrenses Vítor Bley de Moraes e seu filho, João Victor, autores do livro A Magia da Bola de Mesa. Seria apenas mais uma dupla pai-filho não fosse o detalhe de que João Victor tem oito anos. A obra já foi solicitada por vários países.

De vento em popa

O uso de cartões pré-pagos no e-commerce vem crescendo significativamente. No primeiro trimestre deste ano, essa modalidade movimentou R$ 2,199 bilhões, de acordo com Associação das Empresas de Cartões de Créditos e Serviços (Abecs). Para o segundo semestre, o e-commerce como um todo deve faturar R$ 38 bilhões.

Miúdas

  • TERMÔMETRO de interesse dos jogos da Copa sem o Brasil, o fluxo de e-mails foi baixo no jogo de ontem.
  • UMA boa pergunta e interessante resposta seria se a CBF divulgasse o balancete do evento.
  • EPISÓDIO solta não solta Lula ainda vai gerar muitas matérias. O PT adora.
  • ISSO posto, é notável como a história política recente é feita mais por factoides que por fatos.
  • LEMBRA um filme de John Ford: se a lenda for mais interessante que a verdade, publique-se a lenda.
  • MERCADO de trabalho dos marqueteiros está assim: quem é bom está dentro, quem não brilha está fora. E o cachê, ó...

Finais

  • JORNALISTA Ricardo Azeredo assume como diretor-geral da Secretaria de Comunicação do governo do Estado.
  • APRENDA a falar em público é curso ministrado pelo jornalista Sérgio Stock, de 16 a 18 de julho. Informações pelo e-mail: [email protected]
  • ALEGRETE receberá da RGE Sul 25 quilômetros de rede e substituição de 231 postes de madeira por concreto.