Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 17 de Junho de 2018 às 22:35

A volta da águia


CARLOS KUHN/DIVULGAÇÃO/JC
Um exemplar de águia da espécie harpia foi avistado no Parque Estadual do Turvo, localizado no município de Derrubadas, Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Considerada uma das maiores aves de rapina do mundo, o animal é classificado como "criticamente em perigo" na lista de espécies sob ameaça de extinção no Estado. O registro significa que a unidade de conservação, vinculada à Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), está fazendo um bom trabalho.
Um exemplar de águia da espécie harpia foi avistado no Parque Estadual do Turvo, localizado no município de Derrubadas, Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Considerada uma das maiores aves de rapina do mundo, o animal é classificado como "criticamente em perigo" na lista de espécies sob ameaça de extinção no Estado. O registro significa que a unidade de conservação, vinculada à Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), está fazendo um bom trabalho.

Maioridade

Desde o primeiro dia em que foi publicada, em 18 de junho de 1997, a coluna Começo de Conversa se notabilizou por notas curtas e informativas, dosando noticiário relevante e o bom humor do titular da página 3, Fernando Albrecht. Não por acaso, chega aos 21 anos, nesta segunda-feira, como a mais lida do Jornal do Comércio.
Guilherme Kolling, editor-chefe

Cerco aos folgados

A propósito da nota e da foto sobre o uso indevido das vagas para pessoas com deficiência, o Lindóia Shopping já colocou em prática um sistema que minimiza esse tipo de sacanagem, típica dos militantes da Lei de Gerson - mas podem chamar de mau-caratismo. O estabelecimento cerca as vagas com correntes. Quando alguém demanda o serviço, o pessoal de apoio abre e, depois, fecha o local.

Um ano da reforma


GABINETE RONALDO NOGUEIRA/DIVULGAÇÃO/JC
A reforma trabalhista está completando um ano, que será lembrado nas Jornadas Brasileiras de Relações do Trabalho em todo o País e em 15 municípios do Rio Grande do Sul. Na comemoração da data, a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços, que representa oito instituições responsáveis por 15% do PIB, prestou homenagem ao ex-ministro do Trabalho, deputado gaúcho Ronaldo Nogueira (PTB), considerado "o pai da reforma trabalhista".
 

Contabilidade macabra

Queimados, no Rio de Janeiro, é o município mais violento do Brasil, com 134,9 mortes por 100 mil habitantes, segundo o Atlas da Violência. Na gíria policial, "queimar" alguém significa matar com arma de fogo. Trágica ironia. O menos violento é Brusque (SC), com 4,8 mortes por 100 mil. O mais impressionante é que metade das mortes violentas se concentra em 2% dos municípios.

Contabilidade macabra II

Nos anos 1970, houve uma discussão - inicialmente na Europa, com leves respingos no Brasil - sobre até que ponto uma cidade pode ser administrável em termos de população e problemas decorrentes da concentração de pessoas. Estimou-se que acima de 700 mil habitantes os efeitos colaterais cresceriam de forma geométrica. Só que, hoje, pequenas cidades também podem ser violentas.

Feliz aniversário

O BRDE completou 57 anos de fundação nesta sexta-feira. No primeiro quadrimestre de 2018, o banco dos três estados do Sul já contratou R$ 433,5 milhões em operações de crédito, que apresentaram importante desconcentração de funding. O padrão histórico de 95% de recursos provenientes do Bndes recuou para 75%, complementados por outras fontes de captação.

Por falar em BRDE...

...o banco decidiu marcar o seu aniversário com o lançamento de campanha interna para a eliminação do uso dos copos plásticos descartáveis para café e água. O diretor de Planejamento, Luiz Noronha, ressaltou que, em um ano, isso significa 550 mil copos plásticos, material que leva 400 anos para se decompor.

Procura-se pinhão

Em boa parte das rodovias no Interior, especialmente nas serras, é abundante a oferta de pinhões cozidos em tendinhas de beira de estrada. Há grande procura por este alimento saudável e nutritivo. Nas cidades, já não se observa esse comércio. Se houvesse em Porto Alegre, seria faturamento certo.

Miúdas

  • ATÉ agora, as matérias paralelas sobre a Copa do Mundo só mostram o lado bom da Rússia. Nenhum defeito?
  • COM ou sem Copa, impressiona o baixo número de passageiros fora do horário de pico em ônibus e lotações.
  • FENÔMENO já vem de algum tempo, mas, aparentemente, vem se intensificando nas últimas semanas.
  • EX-SECRETÁRIO do Planejamento da Capital, Cláudio Ferraro morreu, na semana passada, aos 85 anos. Arquiteto e urbanista, colaborou nos debates do Plano Diretor de Porto Alegre.

Finais

  • ASSOCIAÇÃO dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região deu posse à nova diretoria, com a juíza do Trabalho Carolina Hostyn Gralha na presidência.
  • NOVO Hamburgo recebe, dias 26 e 27, a Expo Supermercados.
  • HOSPITAL Bruno Born, de Lajeado, reduz em 30% o número de infecções na UTI.