Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 16 de Junho de 2022 às 18:33

O movimento nas calçadas


CARLOS CHAVES/JC
Mesmo com o frio dos últimos tempos, o movimento em calçadas de bares e restaurantes mostra que a vida ao ar livre é uma tendência que veio para ficar. Ver pessoas conversando e socializando é animador para todos. Nesse cenário, em Porto Alegre, há operações que resistiram e se adaptaram, além de algumas novidades, como o Bottega Maria, em um casarão na esquina das ruas Miguel Tostes e Casemiro de Abreu. Um nova safra de operações gastronômica está em gestação na cidade.
Mesmo com o frio dos últimos tempos, o movimento em calçadas de bares e restaurantes mostra que a vida ao ar livre é uma tendência que veio para ficar. Ver pessoas conversando e socializando é animador para todos. Nesse cenário, em Porto Alegre, há operações que resistiram e se adaptaram, além de algumas novidades, como o Bottega Maria, em um casarão na esquina das ruas Miguel Tostes e Casemiro de Abreu. Um nova safra de operações gastronômica está em gestação na cidade.
 

Quando as plantas falavam

- Ei! Olhe onde pisa.
O homem que caminhava no gramado olhou para baixo, surpreso. A voz vinha debaixo do seu sapato.
- Nós da família Grama somos fortes. Mas, não precisa abusar!
- Fortes somos nós - gritou o Inço, de longe. - Mesmo botando fogo, renascemos.
- Alto lá! - falou a Palmeira. - Em matéria de resistência ganho longe. Vejam os vídeos dos furacões. Nenhum nos bota abaixo, temos raízes fasciculadas, para os lados.
- Mas nós Mamoeiros damos frutas saudáveis.
O Gerânio do prédio ao lado falou com voz fininha:
E nós espantamos mosquitos, nem o Aedes chega perto. Perguntem para os franceses por que nos colocam no peitoril das casas.
- Pode ser - trovejou a Figueira Centenária. - Mas eu dou vida, sombra, atraio passarinhos…
- Grande coisa. Além de passarinhos nós damos suco de saúde para os humanos - gritou a Laranjeira.
- O que seriam a saúde e as comidas sem nós? - zombou o Limoeiro. - Até raspas da nossa casca são usadas.
A Goiabeira entrou no papo.
- Meus frutos servem para fazer geleias, doces…
- Cheios de bichos da goiaba, alfinetou o Abacaxi.
- Audácia do bofe - desdenhou o Moranguinho.
- Para comer vocês só com faca - riu a Pitangueira.
- É meu caso - concordou a Melancia com voz grave. Mas todos gostam de mim. Pena eu não ter nascido com alça.
A conversalhada foi interrompida por uma voz maravilhosa vindo da Roseira no jardim ao lado.
- Homens… Todas as mulheres do mundo nos adoram. Qual de vocês pode dizer isso?
O homem estava zonzo. Julgou ter ouvido o Coqueiro gritando "sai de baixo". Olhou para cima, irritado.
- Chega de papo fura…
Foram suas últimas palavras.

De volta ao mesmo passado


arquivo jc
Quase tudo como antes no quartel dos Abrantes, como diziam os lusitanos. Há exatos 20 anos, a manchete era sobre a Taxa Selic - a taxa de juros era de 18,35% ao ano -, só que ficaram no mesmo patamar. A inflação era de 12% e adivinhem o motivo? Pois é, dólar alto, preços de alimentos e bebidas. O então presidente do TRE, Marco Antônio Leal, elogiava a estrutura da fiscalização para as eleições, e o porto da Capital ainda recebia cargas, de adubo no caso.
 

Mudanças no banco

O presidente Jair Bolsonaro considera outro nome além do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto para compor sua chapa na eleição. O alvo colimado é a ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina (PP). Ciro Gomes (PDT) deve escolher seu vice só na undécima hora. No caso do presidente, Braga Netto não somava, Tereza Crstina soma. Já Geraldo Alckmin (PSB) tem jeito de não agregar valor.

Rachadão e rachadinha

O União Brasil receberá R$ 782 milhões do Fundo Eleitoral. Junto com PT, MDB, PSD e Progressistas, responde por 47% do total. Ocorre que essa turma, que podemos chamar de G-5, tem muitas bocas para alimentar, ao contrário dos pequenos partidos.

Novidades no tratamento

A proposta é inovadora: "reprogramar" geneticamente as células de defesa do paciente para que elas reconheçam e combatam alguns tipos de câncer de sangue, como linfoma e leucemia linfoide aguda. Essa é a principal linha de pesquisa do Núcleo de Terapia da USP.

Sintomas de sucesso

Que a gestão do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), surpreende positivamente os munícipes não resta dúvida, mas é na manifestação deles que isso se torna patente. Quando almoçava na Churrascaria Komka, nesta semana, três pessoas (incluindo um casal) se aproximaram da sua mesa para cumprimentá-lo pelo que faz para a cidade.

Desvio de função

Do editorial de O Globo alertando sobre a politização do STF: "A Corte, que deveria manter-se equidistante e alheia às paixões, parece a cada dia mais contaminada pelo noticiário, como se devesse prestar contas à opinião pública, não à lei ou à Constituição". Reflete o pensamento de largos setores da sociedade.

O eterno cardeal

O cardeal Richilieu dos governos do PT está participando ativamente da estratégia da campanha de Lula. De certa forma, a volta de Zé Dirceu é retórica, eis que mesmo preso nunca deixou de manejar os cordéis do partido. Cardeais políticos não se aposentam.

Apóstolos da reconversão

Tanto Jair Bolsonaro (PL) quanto Lula (PT) estão pregando para os já convertidos. E esculhambar os adversários não substitui clarear o plano de governo. Só fustigar o oponente não adianta.

Miúdas

MEIO que atrapalhado com as dissidências internas, a estratégia do MDB gaúcho é minimizar os danos.
TODOS os partidos têm carência de nomes fortes com densidade eleitoral para o futuro.
QUASE todos os nomes que estão na pedra atingiram ou estão prestes a atingir o prazo de validade.
TRANSPORTE público da Capital vai ter 100 novos ônibus para renovar a frota.
ENTRE eles, alguns ônibus elétricos, gentil oferecimento da prefeitura.
DEPOIS de cinco anos sem edição, o Festival de Publicidade de Gramado volta.
ALEMANHA anuncia o fim das restrições à Covid. Já não é mais o bicho papão.