Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Automotor

- Publicada em 19 de Novembro de 2020 às 12:47

Volkswagen desenvolve caminhão leve com tração integral

Apresentando na Feira Nacional do Transporte (Fenatran) de 2019 como protótipo, o Delivery 11.180 4x4 agora é realidade. Sua produção foi iniciada em outubro último e as primeiras unidades já estão disponíveis nas cerca de 150 concessionárias da marca espalhadas pelo Brasil.
Apresentando na Feira Nacional do Transporte (Fenatran) de 2019 como protótipo, o Delivery 11.180 4x4 agora é realidade. Sua produção foi iniciada em outubro último e as primeiras unidades já estão disponíveis nas cerca de 150 concessionárias da marca espalhadas pelo Brasil.
O modelo é indicado, principalmente, para atividades no segmento eletricitário, mas também pode atender a setores como mineração, construção civil e agronegócio. “Trata-se de um veículo que não tem concorrentes diretos e que oferece muito mais robustez e capacidade de carga do que as picapes que atualmente realizam operações para as quais ele se destina”, diz Roberto Cortes, presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
O projeto do eixo trativo dianteiro do Delivery 11.180 4x4 resulta de uma parceria com a Dana. A tração integral ocorre por meio da atuação de uma caixa de transferência com dupla velocidade, o que confere desempenho otimizado em qualquer aclive.
A tração dianteira ainda conta com a função roda livre: ao acionar um mecanismo simples, com o veículo parado, o usuário pode desconectar as rodas dianteiras do sistema de tração, fazendo com que o caminhão fique 4x2 em ocasiões nas quais a tração integral não seja necessária. Isso significa redução de ruídos, menor desgaste de componentes e diminuição no consumo de combustível.
As características off road do Delivery 11.180 4x4 incluem a altura em relação ao solo de 196 milímetros e ângulos de entrada e saída, respectivamente, de 30 graus e 40 graus - todos valores superiores aos da versão 4x2, facilitando o enfrentamento de terrenos irregulares. Os pneus de uso misto também são específicos para operações com tração integral.
O caminhão tem distância entre-eixos de 4.000 mm e plataforma de carga com 4.500 mm de comprimento, o que possibilita receber diversos tipos de implementos, e sua suspensão foi reforçada. Seu trem de força fornece 175 cv de potência e torque máximo de 600 Nm.
O modelo ainda pode ganhar um visual mais arrojado com um kit de peças adquirido à parte e instalado no centro de customizações exclusivo da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Os itens – guincho elétrico, quebra-mato, kit de luzes e farol de milha – proporcionam funcionalidades extras no dia a dia da operação do veículo.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO