Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

LITERATURA

- Publicada em 29 de Abril de 2019 às 03:00

FestiPoa Literária começa nesta segunda-feira; veja programação

Com Sueli Carneiro como homenageada, evento começa hoje

Com Sueli Carneiro como homenageada, evento começa hoje


/ARQUIVO PESSOAL/JC
Uma semana dedicada a reflexões sobre a literatura: de hoje até a próxima segunda-feira, acontece a 12ª edição da FestiPoa Literária. A programação ocorre em diferentes espaços da capital gaúcha - do Salão de Atos da Ufrgs até o bar Agulha, entre outros - e reúne um time eclético de convidados em atividades com entrada franca.
Uma semana dedicada a reflexões sobre a literatura: de hoje até a próxima segunda-feira, acontece a 12ª edição da FestiPoa Literária. A programação ocorre em diferentes espaços da capital gaúcha - do Salão de Atos da Ufrgs até o bar Agulha, entre outros - e reúne um time eclético de convidados em atividades com entrada franca.
O evento começa já com participação da homenageada de 2019, a ensaísta Sueli Carneiro. Fundadora e diretora do Geledés - Instituto da Mulher Negra, a convidada é um dos nomes mais importantes do feminismo negro no Brasil. A paulista tem doutorado em Filosofia pela USP e atualmente divulga o livro Escritos de uma vida. A obra reúne artigos publicados por Sueli ao longo de seu percurso acadêmico e de militância dedicada ao antirracismo. Os textos selecionados incluem reflexões sobre a sociedade e cultura contemporânea, fomentando especialmente o debate racial e de gênero. O encontro com Sueli também inclui presença da filósofa e ativista Djamila Ribeiro, que faz a apresentação do livro, e da jornalista, poeta e editora Fernanda Bastos.
Em sua 12ª edição, a festa literária reafirma o enfoque na diversidade e pluralidade de vozes artísticas. Na quarta-feira, por exemplo, está marcada uma conversa com KL Jay, integrante do grupo Racionais MCs. No fim de 2018, o disco Sobrevivendo no inferno, um marco do rap brasileiro, virou livro - com reprodução dos versos das faixas e descrição de intervenções como tiros e sirenes. Antes mesmo da adaptação, a Unicamp já havia incluído o álbum como uma das obras obrigatórias para seu vestibular.
Entre os novatos e veteranos que aparecem no programa, estão na lista os gaúchos Veronica Stigger e Luiz Antonio de Assis Brasil; a editora, crítica literária e ensaísta Heloisa Buarque de Hollanda; a escritora Cidinha da Silva; e o autor Marcelino Freire, organizador da Balada Literária, em São Paulo. Também constam na agenda do FestiPoa Sérgio Vaz, Rincon Sapiência, João Silvério Trevisan e Joice Berth, entre outros.
Os convidados participam de palestras, encontros com escolas, sessões de cinema e lançamentos de livro. Para o encerramento, está prevista uma homenagem à atriz e cantora Zezé Motta, em conversa mediada por Freire. No encontro, os dois falam sobre capítulos marcantes na carreira da carioca - que vai autografar sua biografia. Em todos os eventos, a Livraria Baleia participa com uma banca de obras dos autores, além de oferecer uma curadoria especial sobre temas relacionados.
Já o programa educativo da FestiPoa Literário está com campanha de financiamento coletivo na plataforma Apoia.se (apoa.se/festipoa). O objetivo da iniciativa é conectar estudantes de escolas públicas da Capital com os escritores e artistas.

Primeiros dias de FestiPoa

Hoje - Salão de Atos da Ufrgs
> 19h - Abertura: Conversa com Sueli Carneiro, Djamila Ribeiro e Fernanda Bastos
Amanhã - Salão de Atos da Ufrgs
> 19h - Vitiligo reverso, Movimento Meninas Crespas
> 19h15min - Luna Vitrolira e Denizeli Cardoso leem Ana Maria Gonçalves e Cidinha da Silva
> 19h30min - Conversa com Ana Maria Gonçalves e Cidinha da Silva.
Mediação: Jeferson Tenório e Eliane Marques
Amanhã - Agulha
> 22h - Recital Nome aos bois, com Elizeu Braga
Amanhã - Biblioteca da Pucrs - 12º andar
> 14h30min - Encontros entre a vida e a arte de João Pedro, com Veronica Stigger e Reginaldo Pujol Filho
Quarta-feira - Agulha
> 15h30min - Sarau com Sérgio Vaz, Lilian Rocha, Afrovulto, Duan Kissonde, Alisson Batista, Marlon Ramos e Mitti
> 17h-18h30min - Slam Chamego - edição especial
> 17h-19h - Lançamentos: Vinicius Brasil (Amante do drama) e Marcelo Silva (O que carrego no ventre)
> 19h - Conversa com KL Jay (Racionais Mcs)
> 21h30min - Recital Aquenda, o amor às vezes é isso, com Luna Vitrolira