Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Jornal da Lei

- Publicada em 26 de Fevereiro de 2019 às 01:00

Relação médico-paciente e a conduta médica

Sabido que o Brasil é um dos países a frente quando falamos em cirurgia plástica. Entretanto, quando pensamos em responsabilidade de erro médico vem à mente apenas a negligência e imperícia do profissional, o que de fato ocorre em casos pontuais.
Sabido que o Brasil é um dos países a frente quando falamos em cirurgia plástica. Entretanto, quando pensamos em responsabilidade de erro médico vem à mente apenas a negligência e imperícia do profissional, o que de fato ocorre em casos pontuais.
O que não se pensa e não se questiona é que o médico como qualquer outro profissional é um ser humano, e como qualquer "humano" pode cometer falhas. Devido ao caráter de sua profissão que tem o princípio e juramento de salvar vidas, ele é extremamente cobrado, e acima de tudo, se cobra imensamente. Afinal, dedicam sua vida a profissão e a excelência dela, abrindo mão, muitas vezes, da sua própria vida pessoal em detrimento à profissão.
A relação médico-paciente é uma das mais antigas da existência, e deve-se cultivar a boa relação entre as partes, acima de tudo pela confiança e profissionalismo. Diante, das dificuldades das clínicas médicas, hospitais, inclusive do SUS, deve-se ter cautela na análise de caso a caso antes de resolver ingressar com eventual ação indenizatória contra o hospital ou mesmo o médico.
Pois cada caso é ímpar, e deve-se ter em mente sempre que a relação médico e paciente requer responsabilidades entre as duas partes, devendo ambos cumprir sua parte com o pré-operatório e pós-operatório. E jamais devemos esquecer que sempre que se opta por uma intervenção cirúrgica estamos conscientemente assumindo um risco, ainda que mínimo.
Com as diretrizes do Código de Ética do Médico, os profissionais da saúde estão perfeitamente amparados e conscientes dos deveres e direitos quanto a suas condutas. Tendo assim, autonomia para decidirem o melhor tratamento, medicamentos, exames e procedimentos a serem adotados, bem como necessários, mantendo sempre o prontuário médico atualizado. Tais condutas são mantidas no Novo Código de Ética Médica que foi publicado pelo Conselho Federal de Medicina no dia 01/11/2018 e que entrará em vigor em 30 de abril de 2019.
Assim, diante da postura profissional do prontuário hospitalar a responsabilidade do hospital está diretamente envolvida, tendo responsabilidade solidária em casos eventuais de negligência. Entretanto, destacamos que em caso de cirurgia plástica a responsabilidade do médico é objetiva, diferente dos demais procedimentos cirúrgicos que não tem caráter final de resultado e sim de salvar vidas.
Sócia do escritório Feltes Advocacia
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO