Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

JC Logística

- Publicada em 30 de Agosto de 2021 às 18:13

Ministro de Infraestrutura diz que duplicação da BR-116 Sul termina no fim de 2022

Obra com 211 quilômetros teve apenas 131,5 quilômetros duplicados, como em Arroio do Padre

Obra com 211 quilômetros teve apenas 131,5 quilômetros duplicados, como em Arroio do Padre


DNIT/DIVULGAÇÃO/JC
Patrícia Comunello
O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, projetou para o fim de 2022 a conclusão da duplicação da BR-116 Sul que liga Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), a Pelotas. Freitas, que esteve na Capital nesta segunda-feira (30), para agenda com o setor de transportes e governo estadual. 
O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, projetou para o fim de 2022 a conclusão da duplicação da BR-116 Sul que liga Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), a Pelotas. Freitas, que esteve na Capital nesta segunda-feira (30), para agenda com o setor de transportes e governo estadual. 
"Vamos ter a rodovia duplicada até o fim de 2022", garantiu o titular da pasta, durante visita ao Instituto Caldeira, hub de inovação situado na Zona Norte. O ministro firmou acordo com a Secretaria da Fazenda na implementação do Documento de Transporte Eletrônico (DT-e), que ainda aguarda conclusão da votação no Senado, marcada para 28 de setembro.  
A duplicação ocorre em nove lotes e soma 211 quilômetros de extensão. Após dez anos de largada nas obras, 131,5 quilômetros foram duplicados, ou 62% do total. A meta é chegar a 151 quilômetros até dezembro, ficando pouco mais de 60 quilômetros para o ano que vem. 
Sobre o andamento dos lotes que faltam, Freitas diz que os contratos dos atuais prestadores não podem ser mais aditivados e terão de ser refeitos. "Não há falta de recursos. Contemplamos recursos no Projeto de Lei Orçamentária (PLO) para a 116", observou o ministro.
Um dos trechos mais atrasados e o maior ainda a ser feito fica entre Camaquã e Cristal, com 34 quilômetros. A meta é começar a execução na largada do próximo ano com novo empreiteiro licitado. 
Freitas citou ainda que estão sendo concluídos os estudos para a concessão de trechos da 116, entre Porto  Alegre e Camaquã, e da BR-290 entre Eldorado do Sul até o entroncamento com a BR-392, em Caçapava do Sul. "Isso contemplará a tão sonhada duplicação até Pantano do Sul", citou a autoridade.
A consulta pública exigida no processo de transferência ao setor privado será feita neste segundo semestre ainda. O leilão é previsto para 2022, indicou o ministro. Outro trecho que pode ser concedido fica entre a 392 com a BR-158, até Panambi, no encontro com a BR-285, que deve ter duplicação no traçado entre Ijuí e São Luiz Gonzaga.
Outras obras em andamento e que também dependem de recursos ficam na BR-116, em São Leopoldo, que estariam contemplados no pacote de verbas.
Sobre a conclusão do complexo da ponte 2 do Guaíba, na Capital, que teve início no segundo governo de Dilma Rousseff (PT, 2015-2016) e foi inaugurada, mesmo que ainda inacabada, pelo presidente Jair Bolsonaro, em dezembro de 2020, o governo vai transferir as três alças que faltam ser feitas para o futuro concessionário, além da remoção de 600 famílias do entorno. A ligação faz parte do leilão do traçado de parte do traçado da 116 e da 290. 
O ministro chegou a comparar a solução para a ponte com a modelagem adotada no Aeroporto Internacional Salgado Filho. A Fraport Brasil assumiu o complexo em janeiro de 2018, faltando fazer a ampliação da pista de pousos e decolagens e a retirada de mais de 1,3 mil moradias na Vila Nazaré, o que ocorreu em julho passado.
A extensão de mais 920 metros ficou pronta no começo deste ano, mas a finalização da obra, que inclui a implantação da Resa, que é a área de escape das aeronaves e instalação de equipamentos de navegação, foi interrompida em maio devido à demora na desocupação. A previsão é retornar os trabalhos em outubro para o término da execução até começo de 2022.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO