Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

JC Contabilidade

- Publicada em 06 de Outubro de 2020 às 14:17

Empresas devem preparar todos os setores para cumprir com a LGPD

Julião recomenda atenção contínua

Julião recomenda atenção contínua


/Orys/divulgação/jc
Cristine Pires
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está em vigor, e agora o momento exige que a adaptação seja veloz. Para Eduardo Julião, diretor da Orys, micro e pequenas empresas precisam correr para entrar em conformidade com as normas. A Orys, consultoria brasileira, traz na bagagem as experiências de países que estão no portfólio de clientes, como Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Holanda, México e Peru.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está em vigor, e agora o momento exige que a adaptação seja veloz. Para Eduardo Julião, diretor da Orys, micro e pequenas empresas precisam correr para entrar em conformidade com as normas. A Orys, consultoria brasileira, traz na bagagem as experiências de países que estão no portfólio de clientes, como Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Holanda, México e Peru.
JC Contabilidade - As empresas brasileiras estão em conformidade com a LGPD?
Eduardo Julião - Todo processo para essa adequação deveria estar pronto. No entanto, a complexidade imposta pelo cenário dos últimos meses, com uma pandemia global em curso, tornou a questão ainda mais emblemática e causou dificuldades. As grandes corporações estão muito mais adiantadas e em linha com o cumprimento da LGPD. Porém, a imensa maioria ainda se encontra em fase de adaptação dos processos para atender à legislação. Embora saibam da importância e necessidade desta adequação, uma boa parcela do segmento de PMEs não deu a largada a esse procedimento interno. Isso pode, por exemplo, comprometer a participação em concorrência de serviços em grandes empresas, que já estão exigindo de seus fornecedores adequação total à nova lei. Sem contar, é claro, no risco de sofrer advertências, suspensões e multas por não estarem em aderência com o que exige a legislação.
Contabilidade - Quais são os principais pontos que as empresas precisam se ater para, de fato, cumprirem a nova lei?
Julião - As empresas que ainda precisam se preparar têm que seguir alguns passos importantes como promover o engajamento da liderança de todas as áreas da empresa (RH, Jurídico, TI, Financeiro, Marketing, Comercial, entre outros). É preciso também identificar o estágio atual de processos e sistemas da empresa no que tange a dados pessoais, fazer uma radiografia sobre o acesso direto a essas informações, levantando quais profissionais manipulam tais dados, identificando as necessidades e traçando um fluxograma. Desta forma, é possível redesenhar todos os processos para se adequar à LGPD, além de criar um 'privacy by design', ou seja, a privacidade de dados deve passar a fazer parte da cultura organizacional e focar no monitoramento de resultados (KPIs) e acompanhamento contínuo. Consequentemente, é essencial que implantem soluções que auxiliem nesse processo, visando melhorias nos sistemas de TI e validações de base legal e jurídica para estarem 100% em conformidade com tudo o que envolve essa atual realidade.
Contabilidade - Quais seriam suas recomendações para quem não iniciou o diagnóstico para estar em dia com a LGPD?
Julião - A primeiro é começar o quanto antes essa operação na empresa. Com o auxílio de uma consultoria ou de profissionais que tenham o conhecimento técnico e jurídico para acompanhar as exigências básicas da LGPD, é possível montar uma estrutura mínima para, inicialmente, fazer um diagnóstico dos processos da companhia. Eleger um responsável com capacitação para olhar esse conjunto de atividades que envolve o rastreamento dos dados (quais são, quem tem acesso, qual a finalidade para acessá-los, onde estão, como proteger, como fazer o devido controle, além de administrar as permissões e atribuições legais) no sistema de atuação da empresa, de acordo com seu core business. Esse mapeamento possibilita toda a etapa complementar, que é criar um fluxo para fazer a gestão e segurança dos dados. Manter a transparência desse novo processo é também fundamental para que colaboradores, clientes e parceiros atuem em sinergia com essa cultura implementada.
Contabilidade - O que a lei muda no cenário corporativo?
Julião - A nova lei estabelece como os dados dos brasileiros devem ser coletados, tratados, armazenados e protegidos, prevendo punições para descumprimento em casos de vazamentos ou outras irregularidades. A partir de agora, a vigilância deve ser redobrada em uma organização e tem de estar inserida na rotina dos colaboradores em geral, ou seja, virar um hábito constante para todos aqueles que têm acesso aos dados de qualquer pessoa.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO