Porto Alegre, quarta-feira, 23 de setembro de 2020.

Jornal do Comércio

Porto Alegre,
quarta-feira, 23 de setembro de 2020.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Gestão

- Publicada em 03h00min, 22/04/2020.

Organizações contábeis se somam ao movimento #nãodemita

Érika Braga, diretora de RH da PwC Brasil

Érika Braga, diretora de RH da PwC Brasil


Cleuber Dias Terrão/PwC/Divulgação/JC
Roberta Mello

O movimento #nãodemita convoca empresários a assumirem o compromisso de manter o quadro de funcionários durante a pandemia do novo coronavírus. Atualmente, mais de 3,3 mil empresas assinam o manifesto. Delas, pelo menos 60 são organizações contábeis e de auditoria ou consultorias tributárias.

O movimento #nãodemita convoca empresários a assumirem o compromisso de manter o quadro de funcionários durante a pandemia do novo coronavírus. Atualmente, mais de 3,3 mil empresas assinam o manifesto. Delas, pelo menos 60 são organizações contábeis e de auditoria ou consultorias tributárias.

A corrente do bem ressalta que "a primeira responsabilidade social de uma companhia é retribuir à sociedade o que ela proporciona a você - começando pelas pessoas que dedicam suas vidas, todo dia, ao sucesso do seu negócio". A meta é evitar que muitos trabalhadores percam o emprego e, com isso, a já fragilizada economia brasileira entre em colapso.

Uma das idealizadoras do movimento é a empresa de auditoria PwC que, além de se comprometer com a manutenção dos empregados,adota outras medidas para manter as pessoas seguras, protegidas e engajadas no negócio. A diretora de RH da PwC Brasil, Èrika Braga, comenta que também foi criado um Comitê Executivo de Gestão de Ações Preventivas, formado pelas áreas críticas de apoio ao negócio (Human Capital, Facilities, Segurança Corporativa e Jurídico/Legal).

Outra iniciativa foi definir um protocolo de segurança em alinhamento com a PwC Global, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e autoridades locais de saúde divulgado para todos os profissionais com orientações com ações individuais de prevenção ao Covid-19 e para adoção do trabalho remoto.

Para melhorar a qualidade de vida mesmo de quem está em casa, a empresa implementou uma plataforma chamada "Dr Saúde" para prestar atendimento médico especializado aos profissionais e familiares e tem oferecido atendimento psicológico através do Programa de Apoio ao Profissional (PAP)", comenta Érika. Também estão sendo promovidas palestras semanais com especialistas das áreas de infectologia, por exemplo, e sessões de alongamento, técnicas de respiração e meditação.

A diretora comenta que a prestação de serviços em formato de home office não chegou a ser uma dificuldade para a empresa, que pela natureza do seu negócio já vem há alguns anos incentivando o trabalho remoto de seus profissionais.

A preocupação com a segurança no acesso às informações também não aumentou agora, segundo ela, pois já foram feitos investimentos em segurança e tecnologia a fim de garantir a disponibilidade dos recursos necessários, com segurança e confidencialidade das informações dos clientes e do negócio. Porém, a garantia da segurança dos dados acessados fora da empresa é um dos ponto cruciais para quem for adotar o home office em seu escritório.

Comentários CORRIGIR TEXTO