Porto Alegre, domingo, 26 de julho de 2020.
Dia dos Avós.

Jornal do Comércio

Porto Alegre,
domingo, 26 de julho de 2020.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Categoria

- Publicada em 03h34min, 25/09/2019. Atualizada em 03h00min, 25/09/2019.

CFC alerta para atualização de cadastro para eleições dos CRCs

Dantas Junior destaca que carta-
-senha será enviada via Correios

Dantas Junior destaca que carta- -senha será enviada via Correios


/CFC/DIVULGAÇÃO/JC
Nos dias 19 e 20 de novembro, haverá eleição para a escolha de um terço dos conselheiros dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs). Mas para poder exercer esse direito pessoal e cumprir essa obrigação com a classe, os profissionais precisam estar com os seus dados cadastrais atualizados no CRC.
Nos dias 19 e 20 de novembro, haverá eleição para a escolha de um terço dos conselheiros dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs). Mas para poder exercer esse direito pessoal e cumprir essa obrigação com a classe, os profissionais precisam estar com os seus dados cadastrais atualizados no CRC.
Conforme o calendário deste ano, a partir do dia 7 de outubro, o Conselho Federal de Contabilidade irá iniciar o envio, por meio dos Correios, da carta-senha aos contadores e técnicos em contabilidade. Esse documento terá uma senha provisória, que deverá ser alterada para uma definitiva, pelo profissional, no site das eleições.
De acordo com o Art. 4º da Resolução nº 1.570/2019, "o colégio eleitoral será formado por contadores e técnicos em contabilidade ativos que estiverem com seus dados cadastrais atualizados e em situação regular no CRC quanto a débitos de qualquer natureza, até 10 (dez) dias antes da data de início da eleição". Dessa forma, o prazo para a atualização cadastral e para a regularização de situação financeira no CRC vai até o dia 8 de novembro.
O vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, que é também o coordenador da comissão nacional das eleições 2019, chama a atenção para a importância da atualização cadastral, uma vez que a carta-senha será enviada pelos Correios. "Além disso, no momento de alterar a senha provisória no sistema, há informações cadastrais que o profissional precisará confirmar", explica Dantas.
A votação será realizada exclusivamente de forma eletrônica, por meio do site específico. Conforme previsto no cronograma deste ano, o site das eleições começa a disponibilizar as funcionalidades do processo eleitoral de 2019 a partir do dia 7 de outubro.
Os pleitos dos Conselhos de Contabilidade são regidos pelo Decreto Lei nº 1.040/1969, que estabelece que o voto é secreto, obrigatório, direto e pessoal e vale para a jurisdição do CRC do registro do contador ou do técnico em contabilidade. Em 2019, a regulamentação do processo eleitoral dos regionais é feita pelas Resoluções CFC
nº 1.570/2019 e nº 1.571/2019.
Comentários CORRIGIR TEXTO