Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 12 de junho de 2019.
Dia dos Namorados.

Jornal do Comércio

JC Contabilidade

CORRIGIR

Ensino

Edição impressa de 12/06/2019. Alterada em 12/06 às 03h00min

Divulgado resultado dos NAF brasileiros no apoio ao IRPF

Os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), iniciativa conjunta da Receita Federal com instituições de Ensino Superior e técnica, mais uma vez, prestaram ajuda aos contribuintes no esclarecimento sobre a Declaração do Imposto de Renda 2019. Em todo o País, foram 227 núcleos engajados na ação.

Para que os estudantes realmente conseguissem ajudar aos contribuintes no envio das informações, a Receita Federal disponibilizou o curso "IRPF 2019" na plataforma utilizada para a capacitação dos NAF. O curso virtual teve mais de 5 mil acessos feitos pelos estudantes de Ciências Contábeis. Além das videoaulas disponibilizadas, foram realizados encontros presenciais para a capacitação dos alunos vinculados aos projetos, com cursos práticos, seminários, palestras e webinários.

Passado o período de entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física, a apuração em todas as entidades participantes apresentou o quantitativo total de 49,5 mil atendimentos registrados durante os meses de março e abril, um acréscimo de 322% em relação ao ano anterior.

Em 2019, houve pelo menos uma instituição de Ensino Superior em cada unidade fiscal da RFB que prestou atendimento através do NAF para o preenchimento do Imposto de Renda. São Paulo (com 54 instituições participantes) e Minas Gerais (em que 47 participaram) respondem, juntos, por quase 50% do total de atendimentos realizados. No Rio Grande do Sul, de acordo com relatório da Receita, foram realizados em torno de 1,9 mil atendimentos em 20 NAF participantes.

leia mais notícias de Contabilidade
CORRIGIR