Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019.
Dia Nacional do Livro Didático. Dia do Agente Fiscal da Receita Federal.

Jornal do Comércio

JC Contabilidade

COMENTAR | CORRIGIR

Profissão

Edição impressa de 27/02/2019. Alterada em 27/02 às 01h00min

Normas sobre Perito e Perícia contábil passam por revisão

A segunda reunião do Grupo de Trabalho sobre Perícia foi realizada nos dias 14 e 15 de fevereiro, na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF). O tema central da pauta foi sobre a revisão das normas brasileiras de perícia, a NBC PP 01, Perito Contábil (revisão finalizada pelo GT); e NBC TP 01, Perícia Contábil.
De acordo com a conselheira do CFC e coordenadora do GT, Silvia Mara Leite Cavalcante, "a edição e entrada em vigor do Novo Código de Processo Civil (Lei Federal nº 13.105/2015) trouxe alterações relevantes que necessitaram ser inseridas nas Normas emitidas pelo CFC".
As normas NBC PP01 e NBC TP 01 foram elaboradas e publicadas em 2015. A NBC PP01, Perito Contábil, estabelece critérios inerentes à atuação do contador na condição de perito; a NBC TP 01, por sua vez, estabelece regras e procedimentos técnico-científicos referentes à realização de perícia contábil. "Há matérias específicas da Perícia Contábil no Novo Código de Processo Civil que podem ser regulamentadas e as Normas de Perito e Perícia Contábil, emitidas pelo CFC, são fundamentais nesse processo de regulamentação", avalia Silvia.
As normas, após minutas de sugestões de revisão pelo GT, serão colocadas em audiência pública por pelo menos 30 dias. Silvia Cavalcante esclarece, ainda, que neste ano estão previstas mais três reuniões do grupo. "Nesse primeiro momento vamos focar na revisão dessas duas normas e, posteriormente, trabalharemos na emissão dos comunicados específicos", pontua.
leia mais notícias de Contabilidade
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia