Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 30 de janeiro de 2019.

Jornal do Comércio

JC Contabilidade

COMENTAR | CORRIGIR

Leitura

Edição impressa de 30/01/2019. Alterada em 30/01 às 01h00min

Plano de contas contábil

O plano de contas é visto como um guia que norteia o trabalho da contabilidade. Seguindo essa lógica, para que se tenha um bom plano, é imprescindível que haja um bom planejamento, que vai encaminhar e direcionar o projeto para o sucesso desejado. Embora resumida, essa definição expressa a importância dessa ferramenta. O que não se pode perder de vista é que os relatórios contábeis, inclusive gerenciais, têm a sua origem no plano de contas. De fato, um plano de contas bem feito significa contábeis e relatórios gerenciais confiáveis.
O livro "Plano De Contas: Uma Abordagem Prática", escrito por Cleônimo Dos Santos, demonstra os princípios e particularidades na construção e na execução dessa ferramenta. Deste modo, para que a contabilidade possa acompanhar as diversas alterações promovidas na legislação e, portanto, se revestir de uma ferramenta para a tomada de decisão, faz-se necessário que o plano de contas esteja atualizado.
Relacionando com as mudanças no mundo contábil, que marcaram os últimos anos, o livro percorre os caminhos da internacionalização da contabilidade, reforçando a importância de se atentar a determinados padrões. Além disso, Santos explora o fato de que, independentemente do seu porte, todas as empresas devem estar adaptadas às novas regras internacionais.
Através das suas 286 páginas, o livro apresenta modelos de plano de contas para empresas comerciais, industriais e prestadoras de serviço, microempresa e empresas de pequeno porte, construção civil e entidades do terceiro setor. Ainda, a obra conta com comentários sobre o plano de contas referencial no âmbito do Sped contábil e alinhamento com as novas normas contábeis.
A publicação é destinada à atualização de auditores, contadores e demais profissionais da área contábil, além de profissionais de outras áreas que processam documentação contábil. Ainda, o livro serve como recomendação de texto complementar para as disciplinas dos cursos de contabilidade e administração.
Plano De Contas: Uma Abordagem Prática; Cleônimo Dos Santos; Editora Freitas Bastos; 286 páginas; R$ 96,00
leia mais notícias de Contabilidade
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia