Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 03 de outubro de 2018.
Dia do Petróleo Brasileiro. Dia Mundial do Dentista.

Jornal do Comércio

JC Contabilidade

COMENTAR | CORRIGIR

Auditoria

Edição impressa de 03/10/2018. Alterada em 03/10 às 01h00min

Instituto Global de Auditoria lança guia e pesquisa da profissão

Estudo trata de temas atuais como cibersegurança e privacidade

Estudo trata de temas atuais como cibersegurança e privacidade


FREEPIK/Pressfoto/FREEPIK.com/DIVULGAÇÃO/JC
Às vésperas do maior evento de auditoria já realizado no País, o CLAI - Congresso Latino-americano de Auditoria Interna, acaba de ser disponibilizado ao mercado brasileiro o Guia da Carreira 2018, que mostra resultados relevantes de uma função cada vez mais valorizada no mundo corporativo. O material traz dados significativos de pesquisas e pretende ser uma bússola clara e completa sobre uma profissão que tornou-se essencial em empresas públicas e privadas.
O guia é uma produção elaborado pelo The IIA - The Institute of Internal Auditors, maior organização da carreira no mundo, com 190 mil associados, em 170 países. O livro de 20 páginas aponta um expressivo crescimento da profissão nos Estados Unidos, de 11% no período entre 2014 e 2024, o que representa um patamar 57% maior na comparação com outras funções administrativas. Também constata que 80% dos auditores que possuem certificações internacionais, alcançam os maiores ganhos salariais.
Todo o conteúdo acaba de ser traduzido para o português pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), principal entidade da carreira no País, filiado ao The IIA. A entidade passa a disponibilizar o Guia gratuitamente para interessados. "Trata-se de um dossiê riquíssimo, que aponta as principais nuances, demandas e expectativas da profissão. Servirá de bússola orientadora para contribuir na gestão de quem já atua com auditoria e para aqueles que vislumbram entrar nesse mercado com forte potencial de crescimento", comenta Braselino Assunção, diretor-geral do IIA Brasil.
Além de mostrar diretrizes para obter sucesso na carreira, o estudo trata de temas atuais como big data, cibersegurança e privacidade. Outro dado interessante, revela que o custo médio causado por uma violação de dados ultrapassa R$ 15 milhões, além de diversos danos, como, por exemplo, os dias em que áreas das empresas ficam comprometidas por conta desses escândalos internos.
Ainda sobre certificações, quem as possuem ganham até 60% a mais de salário na comparação com auditores não certificados. As capacitações e cursos extras também são comprovadamente importantes para a função. Quem está em cargos altos, realiza ao menos 64 horas de treinamentos por ano. Também há importantes insights sobre o perfil que mais atrai os gestores na escolha para contratações. Segundo o estudo, 79% dos líderes de empresas consideram como fatores mais relevantes as habilidades críticas e a compreensão da ética profissional.
Um dos sinais de aquecimento da auditoria interna nos últimos anos será a quebra de recordes em participação durante o Clai 2018, que acontecerá entre 21 e 24 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR). São esperados mais de mil profissionais, qualificando o evento como o maior já realizado da carreira no País.
Para fazer o download do Guia da Carreira 2018 basta acessar o site do IIA Brasil no endereço iiabrasil.org.br , registrar-se e baixar o arquivo de forma gratuita.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia