Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Empresas & Negócios

- Publicada em 12 de Abril de 2021 às 03:00

Expectativa de crédito para o ano se eleva

Pesquisa Febraban de Economia Bancária e Expectativas aponta expectativa de crescimento de 8,1% da carteira total

Pesquisa Febraban de Economia Bancária e Expectativas aponta expectativa de crescimento de 8,1% da carteira total


/GERD ALTMANN - PIXABAY/DIVULGAÇÃO/JC
Expectativa de desempenho é superior à registrada na edição anterior do levantamento, que estimava alta de 7,3%. Melhora das projeções está ligada a perspectiva de recuperação da atividade no 2º semestre com o avanço da vacinação.
Expectativa de desempenho é superior à registrada na edição anterior do levantamento, que estimava alta de 7,3%. Melhora das projeções está ligada a perspectiva de recuperação da atividade no 2º semestre com o avanço da vacinação.
Os bancos seguem elevando a perspectiva de crescimento da carteira total de crédito em 2021, que deve ter incremento de 8,1% em relação ao ano anterior, impulsionada, principalmente, pelas linhas com recursos livres, que devem crescer 10,0% no ano. É o que aponta a última edição da Pesquisa Febraban de Economia Bancária e Expectativas.
O levantamento apresenta uma avaliação mais positiva do cenário pela segunda vez consecutiva, com revisão para cima das projeções para o crédito em 2021 na comparação com as expectativas registradas nas edições da pesquisa realizadas em fevereiro ( 7,3%) e dezembro do ano passado ( 7,0%).
Para Rubens Sardenberg, economista-chefe da Febraban, as expectativas mais positivas podem ser explicadas, em parte, pelos bons resultados apresentados pela economia no começo do ano, em especial no primeiro bimestre. Além disso, a perspectiva de recuperação da atividade no 2º semestre, com o avanço esperado da vacinação e a reabertura da economia, compõe esse cenário futuro.
"Apesar do recrudescimento da pandemia e piora da atividade no curto prazo, o avanço do processo de vacinação, mesmo sendo mais lento que o desejado, deixa um viés positivo para a segunda metade do ano. Além disso, o processo de recomposição de estoques na indústria e a recuperação econômica global mais forte que a esperada, também são fatores que mantém um relativo otimismo para 2021", diz Sardenberg.
A Pesquisa Febraban de Economia Bancária é feita a cada 45 dias com instituições financeiras, logo após a divulgação da ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). O levantamento, realizado entre os dias 24 e 30 de março, reuniu as percepções de 19 bancos sobre a última ata do Copom e as projeções para o desempenho do mercado de crédito para o ano corrente e o próximo.
Apesar da revisão para cima do crescimento da carteira de crédito, as expectativas para a evolução da atividade econômica se mantiveram estáveis. Assim como no levantamento feito em fevereiro, a maior parte dos analistas ouvidos (66,7%) acredita que o Produto Interno Bruto (PIB) de 2021 deve crescer entre 3% e 3,5%.
A melhora na projeção de crescimento para a carteira total se apoia, principalmente, na expectativa mais positiva para as linhas com recursos livres, cuja expansão prevista subiu de 9,9%, na pesquisa de fevereiro, para 10%. A revisão para cima é resultado, especialmente do desempenho esperado para o crédito PF que foi de 10% (fevereiro) para 10,5%. O crédito Livre PJ deve crescer 9,3% no ano, mesma projeção captada na última edição da pesquisa.
A avaliação do cenário para a carteira de crédito com recursos direcionados também está mais positiva: a expansão prevista subiu de 3,7% (na pesquisa de fevereiro) para 4,1%. Para 2022, a pesquisa também mostra melhora nas expectativas. A expansão esperada para a carteira total é de 7,3%, pouco superior aos 6,9% da edição de fevereiro. De forma similar a 2021, a expectativa é que o crescimento da carteira seja impulsionado pelas linhas com recursos livres ( 9,1%).
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO