Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Reportagem Especial

- Publicada em 18 de Janeiro de 2021 às 03:00

Caderno Empresas & Negócios chega aos 20 anos como referência no jornalismo econômico

Primeira edição foi publicada em 8 de janeiro de 2001

Primeira edição foi publicada em 8 de janeiro de 2001


arte jc
Uma das referências no jornalismo econômico do Rio Grande do Sul, o caderno Empresas & Negócios completou 20 anos de circulação no início deste ano. Em 8 de janeiro de 2001, com a primeira edição, o suplemento publicado às segundas-feiras pelo Jornal do Comércio deu início a uma trajetória marcada por reportagens com foco no mundo corporativo e econômico não só do Rio Grande do Sul, mas também do Brasil e do exterior.
Uma das referências no jornalismo econômico do Rio Grande do Sul, o caderno Empresas & Negócios completou 20 anos de circulação no início deste ano. Em 8 de janeiro de 2001, com a primeira edição, o suplemento publicado às segundas-feiras pelo Jornal do Comércio deu início a uma trajetória marcada por reportagens com foco no mundo corporativo e econômico não só do Rio Grande do Sul, mas também do Brasil e do exterior.
Passadas duas décadas, ao analisar o primeiro E&N, percebe-se que a economia mudou, mas os temas principais são os mesmos ainda hoje. É o caso da reforma tributária, cuja discussão neste ano deve deslanchar no Congresso Nacional após anos de promessas e mais promessas. Naquele longínquo 2001, um artigo assinado pelo economista Décio Pizzato já discutia a necessidade uma ampla revisão sobre a matriz tributária do Brasil, a fim de permitir mais investimentos das empresas e o crescimento sustentado da economia. Na matéria de capa, destaque para a repercussão de uma possível redução dos juros no mercado de capitais.
Desde então, assuntos como energia, inflação, varejo, agronegócio, comércio exterior, transportes, indústria e tecnologia encontraram, nas páginas do E&N, um espaço para informação jornalística de qualidade, que vai ao encontro das necessidades do nosso leitor. Em duas décadas, foram publicadas cerca de 1 mil edições do caderno.
Nestes primeiros dias de 2021, as contas públicas, a reforma tributária e o custo-Brasil continuam dominando o noticiário econômico - sem esquecer da vacina contra a Covid-19. A segunda-feira passada, 11 de janeiro, foi emblemática neste quesito: em apenas um dia, a Ford comunicou o fechamento de suas três fábricas no País (e a demissão de 5 mil trabalhadores) e o Banco do Brasil divulgou um plano para diminuir a rede de agências e reduzir o quadro funcional, notícias que afetaram o mundo corporativo.
O caderno se atualizou, mas sem perder o foco na informação. Desde o ano passado, o E&N publica a Reportagem Especial, com um texto aprofundado a respeito de temas vitais para o desenvolvimento do Estado, como veículos, agronegócio, calçados e vitivinicultura, entre tantos outros.
Nada disso seria possível sem uma equipe de jornalistas profissionais e especializados, prontos a contribuir com o caderno e cujo trabalho não termina nunca. Antes mesmo de publicar uma edição, já estamos com a próxima engatilhada. Esperamos seguir assim pelos próximos anos.

Reportagem Especial prestes a completar um ano

Seção publica grandes matérias sobre os principais setores da economia do Rio Grande do Sul

Seção publica grandes matérias sobre os principais setores da economia do Rio Grande do Sul


LUIZA PRADO/JC
Desde 9 de março de 2020, o caderno Empresas & Negócios circula com a Reportagem Especial. A seção publica grandes matérias sobre os principais setores da economia do Rio Grande do Sul, apresentando um panorama da situação atual de mercados, clusters e segmentos fundamentais para alavancar o desenvolvimento gaúcho.
Na estreia, texto do repórter Pedro Carrizou lançou um aguçado olhar sobre as redes de varejo do interior do Rio Grande do Sul, a maior parte delas sem atuação no mercado de Porto Alegre. É o caso de nomes conhecidos como Lojas Obino (de Bagé); Supermercados Guanabara (de Rio Grande); e Eny Calçados (de Santa Maria).
Desde então, outras edições abordaram as oliveiras e a produção de azeite no Rio Grande do Sul; os sistemistas do complexo da GM, em Gravataí; a importância do setor conserveiro de Pelotas; a história da soja; a indústria de games do RS; e uma radiografia da produção de uva e vinho no Estado, entre tantas reportagens. A mais recente, publicada em 11 de janeiro, mostrou a crise que atinge as tradicionais lotações de Porto Alegre (foto maior).

Um olhar para ajudar o próximo

Um das seções mais antigas do E&N, a página Responsabilidade social valoriza iniciativas de empresas, de corporações sem fins lucrativo e de organizações de qualquer natureza que desenvolvem projetos em prol da vida e do bem-estar do indivíduo ou de grupos de indivíduos, valorizando práticas e conceitos de cidadania e mútua colaboração.
Os textos da página Responsabilidade social são publicados desde 25 de abril de 2005 e têm como difundir ações de caráter educativo relacionadas à proteção a vulneráveis, ao meio ambiente e à celebração da vida. Neste espaço, o leitor encontra ânimo para se engajar em projetos de apoio a iniciativas solidárias.

Com a Palavra: a voz dos líderes

Oito anos após a primeira edição do E&N, outra novidade estreou nas páginas do caderno: a seção de entrevistas Com a Palavra, publicada a partir de 25 de maio de 2009, data de aniversário do JC.
A página promove encontros semanais entre o leitor e personalidades com expertise em suas áreas de atuação, capazes de interpretar a dinâmica econômica, empresarial e de mercado, de forma aprofundada e didática.
Entre os entrevistados estão economistas, empresários e profissionais gestores de empresas, com conhecimento aprofundado em segmentos como agronegócio, varejo, finanças, gestão, governança, investimentos, mercado de capitais, negócios corporativos, recursos e humanos e tecnologia.
 

Premiações reconhecem grandes reportagens

empresas premiação

empresas premiação


reprodução/jc
Desde o seu primeiro ano de circulação, o caderno semanal Empresas & Negócios teve reportagens premiadas em importantes distinções nacionais e locais. Esse reconhecimento reforça que o suplemento do Jornal do Comércio tem alcançado seu objetivo de apresentar temas econômicos relevantes do momento, com precisão, profundidade, seriedade e respeito aos leitores. Confira algumas das matérias premiadas ao longo de duas décadas.