Porto Alegre, segunda-feira, 16 de novembro de 2020.
Dia Internacional da Tolerância.

Jornal do Comércio

Porto Alegre,
segunda-feira, 16 de novembro de 2020.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Com a palavra

- Publicada em 03h00min, 16/11/2020.

Iogurte Sans Souci inova e lança linha Kefir

Sigrid e Enio Pesenatto comemoram o lançamento

Sigrid e Enio Pesenatto comemoram o lançamento


/Divulgação Sans Souci/Alessandro Quevedo
Vanessa Ferraz
Sigrid e Enio Pesenatto, proprietários da empresa Sans Souci, começaram a empreender em 1994, em uma microusina de fabricação de iogurte com capacidade de industrializar 300 litros de leite. Ao longo do tempo, aumentaram a capacidade em 600% e passaram a empregar 10 colaboradores e 40 profissionais de forma indireta.
Sigrid e Enio Pesenatto, proprietários da empresa Sans Souci, começaram a empreender em 1994, em uma microusina de fabricação de iogurte com capacidade de industrializar 300 litros de leite. Ao longo do tempo, aumentaram a capacidade em 600% e passaram a empregar 10 colaboradores e 40 profissionais de forma indireta.
"Sem preocupações" é a tradução da expressão francesa que leva o nome da marca, e reflete a busca por uma vida saudável e descomplicada para os consumidores. "Nosso vício é produzir alimentos que façam bem à saúde, então todas as nossas ações de inovação dos produtos buscam trazer mais benefícios, priorizando a qualidade valorizada pelos nossos clientes", relata Sigrid. Todos os iogurtes produzidos com matéria prima selecionada coletada diretamente no produtor rural pela agroindústria familiar de laticínios.
Formados em Administração de Empresas, os Pesenatto burlaram o cenário de crise vindo com a pandemia do novo coronavírus neste ano, e lançaram uma novidade em sua linha: o Kefir Sans Souci. Trata-se de um leite fermentado com cultura dos grãos de kefir, que combina microrganismos lácteos e leveduras. "Um ano que foi tão complexo para a nossa saúde, demonstrou maior necessidade deste lançamento. Por isso, nada mais conveniente do que ofertarmos um produto que traga benefícios e ajude com o bem-estar", relatam.
A empresa de Eldorado do Sul atende dentro do Rio Grande do Sul através da distribuição própria e por meio de revendedores. Agora, nova linha de produtos tem atraído parceiros e alcançado outros mercados, demonstrando ser uma expansão promissora do negócio. Em setembro, começaram a comercializar via loja virtual, com entrega a domicílio com maior volume na região metropolitana.
Empresas & Negócios - Quais foram os impactos que a pandemia de Covid-19 gerou para a empresa? Quais foram as medidas necesárias para se adaptar às mudanças impostas pelo coronavírus?
Sigrid Pesenatto - Neste ano, nós começamos com muita esperança, como muitos empresários, projetávamos que 2020 seria um ano maravilhoso e, no final das contas, apresentou muitas surpresas. O projeto de inovar lançando o Kefir, neste ano, não foi adiado. Apesar da situação, entemos que precisava, mais do que nunca, inovar em todos os sentidos: tanto no atendimento e vendas como nos produtos; a gente tinha se encantado com o Kefir e já sabíamos há alguns anos, como ele faz bem para a saúde, nada mais conveniente do que lançar esse ano, um alimento que traz tantos benefícios para o corpo.
E&N - Houve alguma mudança de atendimento em razão da pandemia?
Pesenatto - Intensificamos o atendimento com entrega a domicílio através do site ou por telefone. Com isso, lançamos a loja virtual em setembro e estamos tendo uma boa procura, principalmente em Porto Alegre. O custo de entrega é baixo na Capital ese o cliente compra mais caixas o preço do transporte acaba diluído.
E&N - Como foi o desempenho de vendas dos produtos da Sans Souci durante este ano atípico?
Pesenatto - Houve um aumento em abril a maio, nos meses seguintes de junho à agosto que normalmente a venda diminui, em razão das temperaturas mais baixas, a baixa no consumo foi maior do que o esperado. Mas, logo em seguida já apresentou melhora nas vendas e agora já estamos com a procura normalizada.
E&N - Como vocês fazem para se destacar em relação a grande concorrência no seguimento da venda e produção de Iogurte?
Pesenatto - A oferta de iogurte aumentou bastante, claro que nós olhamos para o que acontece no mercado. Mas, desde o início, a gente se preocupou em ser diferente. Quando começamos, no ano 2000, a gente começou inovando ao produzir o sabor Amora, ninguém produzia. Depois, lançamos a linha light, também inovando em usar a Stevia. Em 2006, com os copos fonte de fibra, e agora em 2020 com o lançamento da Kefir.
E&N - Onde surgem as ideias que resultam na inovação nas linhas da Sans Souci?
Pesenatto - Quem tem as ideias de desenvolvimento de produto, sou eu. Porém, sempre bem assessorada. Quando nós lançamos o sabor amora, foi em conjunto com um técnico em laticínios, da mesma forma o iogurte fonte de fibras. O uso da Stevia, por exemplo, procuramos orientação junto da professora Neila Richard, engenheira de alimentos, que trabalha especificamente no desenvolvimento de lácteos especiais, e também nos assessorou no lançamento da linha Kefir.
E&N - Como foi o lançamento da linha Kefir, ela já está no mercado?
Pesenatto - A linha Kefir entrou no mercado faz poucos dias, foi muito bem recebida, estamos vendendo muito bem, dentro das nossas expectativas. Também, têm tido muita procura de empresas que querem revender o produto, vislumbramos novas parcerias, já temos revendedores em Pelotas, Livramento em lojas especializadas em Porto Alegre.
E&N -A Sans Souci tem a essência de querer contribuir com a melhora da saúde dos seus consumidore. De que forma isso se dá?
Pesenatto - O nosso vício é produzir alimentos que tragam benefícios à saúde. Temos que fazer bem, se não perde o sentido de produzir. O iogurte é um alimento muito saudável, todas as nossas ações de inovação foram para abranger mais benefícios, quando desenvolvemos a linha light nos negamos a usar adoçantes artificiais, pensamos em reduzir os açúcares, mas não substituindo algo que não fosse benéfico. O nosso cliente exige a qualidade, então a gente prioriza ter bons insumos para que junto da excelência do processo a gente tenha um ótimo resultado.
E&N - Quais são as expectativa para 2021?
Pesenatto - Queremos continuar desenvolvendo o mercado com o Kefir, lançar sabores novos além dos sabores natural e baunilha que estão sendo ofertados. Existe um campo a ser explorado com essa linha porque ele é um alimento benéfico para o microbioma.
Comentários CORRIGIR TEXTO