Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Empresas & Negócios

- Publicada em 27 de Janeiro de 2020 às 03:00

Inovação e Franchising devem seguir caminhando juntos

Dr. Faisal Ismail - sócio-fundador e presidente da rede de franquias Ortoplan

Dr. Faisal Ismail - sócio-fundador e presidente da rede de franquias Ortoplan


/ORTOPLAN/DIVULGAÇÃO/JC
Sócio-fundador e presidente da Ortoplan - Especialidades Odontológicas
Sócio-fundador e presidente da Ortoplan - Especialidades Odontológicas
Dados de uma pesquisa divulgada no ano passado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em parceria com a Confederação Nacional de Serviços (CNS) mostraram que do total de empresas franqueadoras, 91,8% introduziram algum novo produto ou serviço entre 2014 e 2016 na própria empresa, no mercado nacional ou internacional e que apenas 8,2% delas não o fizeram. Entre as que se mantiveram inovadoras, 37,4% disseram ter realizado mudanças significativas em seus modelos de negócios no Brasil.
Inovar é inerente ao franchising. Justamente por essa característica, o setor acaba ganhando destaque entre os diferentes setores da economia brasileira e a inovação acaba por se transformar em uma estratégia para fortalecer as marcas e tornar as empresas mais eficientes.
Uma forma interessante de inovar pode vir da observação. Prestar atenção às necessidades e anseios dos clientes podem ser chaves importantes para o start dentro da empresa. No caso das franqueadoras, são dois os públicos que precisam ser observados: um é o consumidor final, alvo de boa parte das companhias, e o outro é o potencial franqueado. Este último não pode ser esquecido por franqueadoras que desejam ampliar a presença da marca no mercado, crescer por todo o país e se consolidar em sua área de atuação.
Foi justamente ao observar o que meu público desejava, no caso, os potenciais franqueados, que consegui inovar com minha equipe e criar um posicionamento de mercado diferente para a minha rede de franquias. Dentro desse novo conceito, permitimos ao franqueado que ele customize a sua unidade. Pode parecer estranho, uma vez que uma das regras principais do franchising é o padrão nos processo e na estética da unidade franqueada. Porém, vimos que é possível permitir que o franqueado dê um toque pessoal no negócio.
Claro, os parâmetros para controle de qualidade, segurança e gestão do negócio estão mantidos e são imutáveis. Flexibilizamos escolhas como o tamanho da unidade franqueada, cores utilizadas para decoração dos ambientes, tipo de mobiliário, estilo de fachada, entre outros itens. Entendemos que usando o bom senso é possível negociar as adaptações pretendidas pelo nosso franqueado.
Outro aspecto que vem fazendo a diferença é a inclusão do nome do franqueado na fachada da unidade. Por meio de pesquisas, vimos que essa é uma maneira interessante de tornar a marca mais próxima do público que desejamos atender.
É interessante notar como essas inovações trouxeram impacto para a nossa rede e como, por meio delas, pudemos nos aproximar mais de pessoas que queriam se juntar a uma marca forte, com processos de gestão bem formatados, mas que não queriam perder a identificação com o público que já haviam cativado. A experiência vem sendo excelente. No final das contas, em uma sociedade e em um mundo tão competitivo quanto o que vivemos, inovar e ousar são passos importantes para seguir em crescimento.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO