Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Empresas & Negócios

- Publicada em 30 de Setembro de 2019 às 03:00

Você já ouviu falar em DU-E e DUIMP?

Quem possui algum conhecimento ou acompanha a área de Comércio Exterior, tem sempre o conceito gravado a respeito dos percalços, morosidades e burocracias enfrentadas pelos empresários brasileiros para se estabelecer no comércio internacional, seja como importador, exportador ou prestador de serviços neste meio.
Quem possui algum conhecimento ou acompanha a área de Comércio Exterior, tem sempre o conceito gravado a respeito dos percalços, morosidades e burocracias enfrentadas pelos empresários brasileiros para se estabelecer no comércio internacional, seja como importador, exportador ou prestador de serviços neste meio.
DU-E (Declaração Única de Exportação) foi introduzida pelo governo em 2017 e constitui um documento eletrônico único, através do Siscomex, para diminuir burocracias e facilitar o processo de exportação - seguindo as tendências internacionais.
A DUIMP (Declaração Única de Importação), na mesma linha, teve sua implantação em projeto-piloto pelo governo em 2018, mas somente para alguns segmentos. Estima-se que, até 2020, irá englobar todos os segmentos.
Ambas as implantações visam facilitar o acesso à informação pelos órgãos aduaneiros e disponibilizar, em um único documento, tudo necessário aquele processo, para que seja conferido, despachado, impostas exigências, indeferido ou liberado. Os documentos são integrados e simplificados, o que aponta uma redução significativa no tempo de processamento e finalização. No momento, a DUIMP não está disponível para todas as empresas, nem tem todas as operações em pleno funcionamento - está previsto somente para o final de 2019 a liberação de processos internos que possibilitem a retificação e cancelamento da DUIMP.
Estes novos documentos eletrônicos, que estão mudando a forma que importamos e exportamos bens e serviços, possuem informações de natureza fiscal, aduaneira, administrativa, logística, comercial e financeira. Portanto, é fundamental contar com despachantes aduaneiros com experiência e conhecimento pleno dos processos e sistemas do governo.
Internamente, a empresa deve estar bem organizada e atualizada nas questões de emissão de notas fiscais eletrônicas (padrão NFe), devido ao fato deste ser um dos documentos que concentra muitas das informações do processo e deve estar de acordo em todos os sentidos, desde o frete até os impostos.
A DU-E e DUIMP são avanços implementados pelo governo brasileiro para tentar diminuir a lentidão e a burocracia nos processos de importação e exportação, nos quais o ganho esperado após a implementação completa, será de cerca de 40% (de 17 para 10 dias). Além do tempo, a redução de custos com processos e criação de documentos e menos entraves, coloca o Brasil em uma melhor avaliação no ranking de Comércio Exterior, possibilitando mais oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no cenário internacional.
Gerente Operacional da Össur Brasil
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO