Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Empresas & Negócios

- Publicada em 02 de Setembro de 2019 às 03:00

Em troca de cliques, sites plantam árvores contra o caos climático

Cientistas recomendam: plantar árvores é o método mais barato e eficaz para frear o caos climático

Cientistas recomendam: plantar árvores é o método mais barato e eficaz para frear o caos climático


JCOMP/FREEPIK.COM/DIVULGAÇÃO/JC
Os cientistas recomendam: plantar árvores é o método mais barato e eficaz para frear o caos climático. Cálculos de um estudo recente publicado na revista "Science" mostram que o reflorestamento de 1,7 bilhão de hectares, com o plantio de 1,2 trilhão de árvores, tem potencial para remover 205 bilhões de toneladas de carbono da atmosfera, dois terços do total emitido pela humanidade desde a Revolução Industrial. E, de olho numa preocupação cada vez maior dos consumidores com o meio ambiente, serviços e aplicativos on-line querem agora explorar este filão e financiam a recuperação de matas como contrapartida pela audiência.
Os cientistas recomendam: plantar árvores é o método mais barato e eficaz para frear o caos climático. Cálculos de um estudo recente publicado na revista "Science" mostram que o reflorestamento de 1,7 bilhão de hectares, com o plantio de 1,2 trilhão de árvores, tem potencial para remover 205 bilhões de toneladas de carbono da atmosfera, dois terços do total emitido pela humanidade desde a Revolução Industrial. E, de olho numa preocupação cada vez maior dos consumidores com o meio ambiente, serviços e aplicativos on-line querem agora explorar este filão e financiam a recuperação de matas como contrapartida pela audiência.
O Ecosia, por exemplo, funciona como o Google, mas o dinheiro gerado pelos anúncios serve para bancar as operações, pagar os funcionários e, principalmente, plantar árvores. Em junho, por exemplo, o site faturou 1,5 milhão de euros e destinou 713 mil euros para a recuperação de florestas. Fundado há uma década, com uma operação inicialmente pequena, o serviço vem expandindo nos últimos anos e já financiou o plantio de mais de 63 milhões de árvores.
"Em média, a cada 45 ou 50 buscas nós plantamos uma árvore. Isso varia porque os termos procurados geram mais ou menos receita, e os custos para o plantio são maiores ou menores de país a país", explica Fátima González-Torres, diretora de Conteúdo na Ecosia, informando que o site tem cerca de 8 milhões de usuários mensais, que geram uma média de 50 milhões de buscas por semana.
O site usa a ferramenta de busca do Bing, da Microsoft, com uma diferença sutil: uma pequena folha verde é exibida ao lado de empresas e anúncios de serviços sustentáveis. Fátima destaca ainda que o Ecosia respeita a privacidade dos usuários, sem o rastreamento das buscas e navegação completamente privada. A dificuldade, diz, é fazer com que as pessoas se lembrem de usar o Ecosia em vez de serviços mais conhecidos, usados como padrão nos navegadores. Por isso, o Ecosia oferece extensão para o navegador Chrome e aplicativos para iOS e Android.
No Brasil, o site mantém parceria com o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, coalizão que reúne mais de 300 ONGs e instituições que atuam na conservação e na recuperação do bioma. A primeira fase começou em 2017 e foi concluída em 2018, com o plantio de 2,2 milhões de mudas. No mês passado, um novo contrato foi assinado para o plantio de mais 1 milhão de árvores.
"A prestação de contas é por muda plantada, mas esse incentivo viabiliza que as ONGs mantenham a estrutura para outras atividades", afirma Ludmila Pugliese, coordenadora nacional do Pacto. - Reflorestar não é apenas colocar a árvore no chão, comprar algumas mudas e formar uma floresta. Envolve articulação com proprietários rurais, preparação do terreno, coleta de sementes, monitoramento. Não é tão simples.
O Pacto recebe € 0,29 por árvore a ser plantada. Entre as instituições que participam da coalizão, alguns projetos são selecionados e recebem a verba. Na primeira fase foram escolhidas 13 organizações de Pernambuco, Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.
"Não é apenas a muda pela muda, a árvore pela árvore, é geração de emprego e renda para populações rurais marginalizadas", destaca Severino Ribeiro, coordenador de políticas públicas no Pacto e presidente do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste. "Com a atual política ambiental, esse recurso serve como um respiro para quem está na ponta, atuando na recuperação das nossas florestas."
As ações do Ecosia serviram de inspiração para o FeedBands, serviço de streaming de músicas de artistas independentes. Ele funciona como o Spotify e outras plataformas do gênero, com acervo de aproximadamente 4 mil bandas e cantores que ainda buscam espaço no cenário artístico. A cada cem músicas transmitidas, a empresa financia o plantio de uma árvore. "A música tem a capacidade poderosa de reunir as pessoas e guiar mudanças", diz Graham Langdon, fundador e diretor executivo da empresa, acrescentando que em três meses o projeto já plantou mais de 6 mil árvores.
Os interessados podem conhecer novos artistas e, de quebra, ajudar no reflorestamento em países. O serviço é gratuito, mas existe a opção de assinatura, que oferece participação em votações e comentários e a criação de playlists. Até o momento, o plantio das árvores está sendo bancado pelas receitas com assinaturas, mas a empresa está desenvolvendo um sistema de anúncios.
Longe do celularJá o aplicativo Forest, desenvolvido pela start-up taiwanesa Seekrtech, planta árvores para manter as pessoas longe do celular. Com o formato de jogo, o programinha permite aos usuários "plantar" sementes virtuais ao definir um período de tempo sem usar o smartphone. Se a meta for cumprida, a semente se desenvolve numa árvore sadia, que é adicionada a uma floresta virtual.
"Apesar de o plantio de árvores virtuais motivar a maioria dos usuários, alguns perdem o interesse facilmente e preferem usar o telefone. Para resolver esse problema, testamos várias formas de melhorar os incentivos, até que um dia recebemos uma sugestão dizendo: 'Eu amo o conceito de plantar árvores no Forest, seria melhor ainda plantar árvores reais na Terra'", conta Hua Lu, responsável pela comunicação da Seekrtech.
A proposta quase foi descartada. Hua lembra que a equipe discutiu a ideia e ela foi considerada cara e trabalhosa. Comprar sementes, gerar mudas, encontrar um local para o plantio, além da necessidade de aprendizado sobre os cuidados com as plantas. Então, eles conheceram uma ONG que gerencia doações e repassa os valores para instituições que atuam no reflorestamento.
Já foram mais de 500 mil árvores plantadas em pouco mais de quatro anos. Ao conseguir cumprir a meta de tempo e plantar uma árvore virtual, os usuários recebem moedas digitais. Juntando 2,5 mil moedas, é possível trocar por uma árvore real. A tarefa não é fácil. Uma pessoa que use o aplicativo diariamente, por quatro horas, consegue juntar 600 moedas em uma semana. Nesse ritmo, plantar uma árvore leva pouco mais de quatro semanas.
"Com as nossas doações, a ONG ensina populações rurais em países em desenvolvimento a plantar tipos diferentes de árvores, não apenas pela questão ambiental, mas também para ajudar famílias a saírem da pobreza", ressalta Hua. "Milhões de pessoas acordam todos os dias sem acesso a água, abrigo ou comida, enquanto muitos de nós estão preocupados em quantas curtidas recebem no Instagram."
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO