Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 03 de dezembro de 2018.

Jornal do Comércio

Empresas & Negócios

COMENTAR | CORRIGIR

Com a Palavra

Edição impressa de 03/12/2018. Alterada em 03/12 às 01h00min

Cyrela Goldsztein aposta no 'youniverse' do consumidor

'Acreditamos que o mercado ganhará mais dinamismo com decisões econômicas firmes', diz Putinato

'Acreditamos que o mercado ganhará mais dinamismo com decisões econômicas firmes', diz Putinato


CLAITON DORNELLES /JC
Eduardo Lesina
Com 25 anos de experiência no mercado imobiliário, Rodrigo Putinato, CEO da Regional Sul da Cyrela Goldsztein, é um apaixonado pelo segmento em que atua. Hoje, com 43 anos, Putinato - que, com 18 anos, já estagiava no ramo - passou por diversos setores dentro da construção. Engenheiro civil por formação, o CEO trabalhou, além da engenharia, com incorporação, marketing e entrega de condomínios, até criar uma área de vendas, tudo dentro do mercado imobiliário. Atualmente, Putinato continua atuando na diretoria das áreas de vendas e de negócios on-line da Cyrela Goldsztein.
O gosto pelo estudo fez com que sempre se mantivesse atualizado: depois da graduação, Putinato acumulou MBAs do Brasil aos Estados Unidos, além de ter concluído um curso na França há dois anos. Essa vontade de estar sempre atento às novidades fez com que o engenheiro acompanhasse o crescimento da tendência dos compactos mundialmente.
Amante de arquitetura e design, reuniu suas paixões para lançar o novo empreendimento da Cyrela Goldsztein, com apartamentos compactos em parceria com o famoso YOO Studio. Com dois modelos de apartamento, de 26 metros quadrados e de 32 metros quadrados - além da possibilidade de combinar duas unidades para ampliação do espaço -, o empreendimento tem um volume geral de vendas de R$ 80 milhões.
Empresas & Negócios - O mercado se recuperou um pouco em relação a 2017, mas ainda precisa ganhar dinamismo. A situação deve melhorar com um governo mais liberal como será o de Bolsonaro?
Rodrigo Putinato - Acreditamos que o mercado ganhará mais dinamismo com decisões econômicas firmes, que privilegiam avanço no crédito imobiliário, corte de custos do governo central, reformas estruturais, como a previdência e a tributária, redução da taxa de juros e criação de empregos. Os primeiros movimentos do novo governo parecem caminhar nesta direção.
Empresas & Negócios - Como está a oferta de crédito para o setor?
Putinato - O crédito imobiliário no Brasil tem muito a crescer ainda, o percentual do crédito disponibilizado em relação ao PIB ainda é muito baixo. Países como Chile e Estados Unidos tem níveis bem mais altos. Ou seja, temos espaço para avançar. A expectativa é que melhore em 2019.
Empresas & Negócios - O que o termo youniverse representa para o conceito de edificação?
Putinato - Esse conceito não pode ser posto em qualquer terreno. O conceito de youniverse significa você integrado ao seu universo, e isso só é possível quando podemos ter a facilidade de poder morar onde tudo acontece. O prédio que estamos lançando com este conceito está localizado na avenida Coronel Lucas de Oliveira com a rua Tenente Coronel Fabrício Pillar, um endereço nobre e próximo das melhores que existem em Porto Alegre. Nesse terreno, a gente consegue colocar esse conceito de compactos e de youniverse. O Lucas by YOO é um apartamento compacto, modelo que assimilamos de empresas que lançaram produtos semelhantes em cidades-modelo ao redor do mundo, como Paris e Barcelona. Para isso, analisamos todo o entorno do empreendimento, de modo que o consumidor possa ter tudo o que precisa em um raio máximo de 400 metros. Essa tendência está abraçando o mundo das grandes cidades, e não seria diferente em Porto Alegre.
Empresas & Negócios - A personalização dos produtos é uma tendência do mercado há alguns anos. Como o Lucas by YOO acompanha essa inclinação?
Putinato - Além de apenas morar, o Lucas by YOO é um empreendimento que reúne diversos serviços. Seguindo no conceito de youniverse e toda essa conectividade que trazemos com o mundo é algo maravilhoso. De vez em quando, a gente perde tempo com coisas que não deveríamos, mas, se o consumidor tem a facilidade de tudo estar funcionando para ele, tem mais tempo para aproveitar com o que ele quiser. Para isso, o empreendimento oferece diversos tipos de serviços que buscam otimizar a experiência de ter um imóvel.
Empresas & Negócios - O empreendimento se utiliza muito da ideia de ser um espaço para "investir, alugar ou morar". Como o investimento se mistura com as relações de moradia?
Putinato - O investimento vem do sonho do brasileiro de ter um bem de consumo durável. Ninguém quer pagar caro, nem barato, e quer adquirir algo que acredita que vai valorizar. Além disso, oferecemos o serviço de concierge de locação, para auxiliar quem quiser alugar seu imóvel no Airbnb. Com os concierges, tem-se o investimento, visto que Porto Alegre teve uma média nacional de procura no Airbnb maior que a média nacional.
Empresas & Negócios - Qual é o principal nicho de atuação da empresa e quantos lançamentos, além do Lucas by YOO, estão previstos para o ano que vem? Qual o Valor Geral de Vendas?
Putinato - O Lucas by YOO foi lançado em outubro e superou nossa projeção de vendas. Vendemos 150 unidades nos primeiros 30 dias. Para 2019 esperamos dobrar o VGV lançado em 2018.
Empresas & Negócios - O modelo Medplex, voltado para o segmento médico, foi criado aqui e levado para outros mercados. Em quantos estados já há estruturas funcionando e como evoluem as vendas?
Putinato - O Medplex é realmente um case de sucesso. Replicamos em Curitiba, Belo Horizonte, Campinas e São Paulo. Em todos os lugares foi um sucesso de venda. O último lançamento foi em São Paulo e o empreendimento foi 100% vendido em poucos dias.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia