Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Automotor

- Publicada em 07 de Março de 2019 às 01:00

Renault Clio aparece renovado e modernizado no Salão de Genebra

Plataforma inédita permite recursos eletrônicos mais avançados, além de propiciar maior segurança estrutural

Plataforma inédita permite recursos eletrônicos mais avançados, além de propiciar maior segurança estrutural


RENAULT/DIVULGAÇÃO/JC
Trata-se da quinta geração do modelo (no mercado nacional, parou na segunda geração), que coleciona 15 milhões de unidades vendidas pelo mundo desde o lançamento original, em 1990. Seu design externo evoluiu e ficou mais "atlético", enquanto que o interior foi totalmente reprojetado.
Trata-se da quinta geração do modelo (no mercado nacional, parou na segunda geração), que coleciona 15 milhões de unidades vendidas pelo mundo desde o lançamento original, em 1990. Seu design externo evoluiu e ficou mais "atlético", enquanto que o interior foi totalmente reprojetado.
O novo Clio é o primeiro fruto do plano estratégico "Drive the Future (2017-2022)" do Grupo Renault. Apresentado no segundo semestre de 2017, esse planejamento se baseia em três pilares: eletrificação, conectividade e autonomia.
A intenção da marca é, ao final desse período de cinco anos, contar com 12 modelos eletrificados (sendo o novo Clio o primeiro deles); 100% de veículos conectados, dotados de avançados sistemas multimídia; e com 15 carros equipados com tecnologias de condução autônoma (o novo Clio também será o pioneiro nesse campo).
Mais dinâmico sob todos os ângulos, o novo Clio ganhou uma aparência mais expressiva. Na dianteira, as nervuras do capô conferem agressividade, enquanto a grade ficou maior e o para-choque é mais marcado. Agora 100% de LED como padrão, os faróis ostentam assinatura luminosa em formato de "C", característica dos automóveis Renault.
Na traseira, a porta de acesso ao compartimento de bagagem foi redesenhada, avançando sobre o para-choque. Da mesma maneira, as lanternas invadem a tampa do porta-malas.
Materiais premium; revestimentos suaves ao toque no painel, portas e console central; cuidados com os detalhes de acabamento. Com esses avanços, a cabine do novo Clio dá um salto de qualidade.
O conceito "Smart Cockpit" do carro é centrado no condutor e traz ainda mais tecnologias. Principal elemento dessa arquitetura, a tela multimídia de 9,3 polegadas é a maior já utilizada pela Renault.
A tecnologia de quadro de instrumentos digital estreia no novo Clio. Medindo de sete a 10 polegadas, o display permite personalizar a experiência de condução.
Na Europa, o veículo contará com uma gama completa de motorizações a gasolina - todas inéditas - e a diesel, com potências que vão de 65 a 130 cv. A partir de 2020, o novo Clio poderá vir com propulsão híbrida, batizada de E-Tech.
Entre as opções a gasolina, há dois motores 1.0 de três cilindros, um aspirado e outro com turbocompressor, além de um 1.3 aspirado. O propulsor a diesel será de 1.5 litro, em duas configurações de potência/torque: 85 cv/220 Nm ou 115 cv/260 Nm.
A motorização híbrida E-Tech combinará um 1.6 a gasolina de nova geração e dois propulsores elétricos. A Renault afirma que o sistema será muito eficiente, com perdas limitadas de energia e recarga rápida das baterias na desaceleração. Essa alta capacidade de recarregar as baterias viabilizará rodar até 80% do tempo no modo 100% elétrico na cidade.
O Novo Clio ainda disponibilizará um completo rol de recursos avançados de assistência à condução, conforme suas versões. Entre os principais, câmera com visão 360 graus, frenagem ativa de emergência e o controle de cruzeiro adaptativo - este último capaz de regular a velocidade do carro, mantê-lo centralizado na faixa de rodagem e à distância segura de veículos à frente.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO